nnn

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lexicoterapia© e Excelência Humana - Os desafios do século XXI


Queridos colegas, professores e amigos!

...Estava em dúvida sobre o que postar para finalizar esse ano e agradecer por esse nosso convívio, por um pedacinho (bem curto!) de tempo...
Pensei em colocar meu 'discurso de formatura' onde pude provar que o curso de Mecânica não precisava ser tão frio e acanhadamente deserto como afirmavam alguns... com a teoria da ação das máquinas!
Mas, além de grande, poderia não ser interessante para todos...

Então, oh, dúvida cruel, resolvi dizer apenas 'algumas' palavras sobre o que entendo que deva ser a escola, seus currículos, e nós, seres humanos em sua essência: devem ser EXCELENTES!

O currículo escolar precisa 'ter espaço para os sonhos', e isso é fundamental na opinião do terapeuta holístico do Rio Grande do Sul, Roberto Crema. Para ele, a epistemologia também deve ser considerada, uma vez que é o estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas'.

O ser humano: este é o próprio desafio do século XXI. Somos sopro=espírito= essência= vida!!!

Pois bem, meu Projeto Acordar e Adormecer Palavras retoma esse princípio, e está sendo implementado com o nome de Lexicoterapia©, em uma conceituada clínica de psicologia, com ótimos resultados, apesar de estar ainda na fase 'embrionária', como enfatiza o co-autor Neo-orkuteiro(neo-orkuteiro-lexicografia.blogspot.com) meu amigo e tradutor que deu o nome ao projeto: "Graça, uma terapêutica basada em palavras! Que maravilha, hein?
Ela bem que poderia ser batizada como "lexicoterapia", este palavrão com raizes gregas como em medicina é corriqueiro, nada sonoroso também, mas que afinal de contas funciona, e isso é o que importa.
Na fase de estudos prévios para viabilização e pesquisa, estarei sempre disposto e disponível para participar com algum contributo, por mínimo que seja, ou seja "um ramo do conhecimento ainda em gestação."...

'Criar é algo que pressupõe felicidade'. Por isso mesmo devemos ser facilitadores da transformação do mundo!!! Enquanto verbo, a palavra se originou. Mas as palavras hoje não estão sendo ditas convenientemente, pois a saúde, o bem-estar, a não violência dependem dos pensamentos e das palavras pronunciadas! Essa é a tese do meu Projeto, já postado aqui, e tão bem aceito e entendido por todos...
Recentemente, li que pesquisas médicas e científicas mais recentes concluíram que o inimigo mais temido pelo organismo não são os micróbios… mas os pensamentos e as palavras de cada dia!!!
"Há um nutriente de efeitos terapêuticos mais eficaz que as vitaminas, os minerais, as enzimas, os remédios naturais e as ervas medicinais: o AMOR", segundo meu sábio amigo A. João Soares, do blog paoesaude.blogspot.com,com quem concordo em todos os gêneros, pois o amor vem de Deus e fomos resgatados para esse amor na pessoa de Jesus Cristo que tudo transforma e 'restaura'.

Baseando-se na obra dr. Richard Schulze, 'Common Sense Health', diz João Soares:
"O cérebro trabalha constantemente, todos os dias do ano e a toda hora, não fecha nos feriados nem tira férias. Em princípio, é o computador que dirige o organismo, e regula praticamente cada una das funções do metabolismo e seu equilíbrio químico. (...).
A ciência já descobriu que, quando se tem um pensamento, o cérebro produz substâncias que abrem o que se poderia chamar de janela para a actuação dos sentimentos. Quando o pensamento é concluído, a janela se fecha. (...)
Essas substâncias segregadas pelo cérebro se chamam neuropeptídeos. A biologia levou anos pesquisando este campo e ainda continua. (...)
E é aqui que a coisa se torna inquietante: A ciência médica fez uma descoberta transcendental na última década que passou praticamente desconhecida. Já era sabido que as células do sistema imunológico, como todas as demais, têm compartimentos de descarga em sua membrana para assimilar diversas substâncias. O que se descobriu foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, vírus, fungos, parasitas, câncer e de todas as enfermidades existe um ponto concreto de carga que recebe os neuropeptídeos.
O que importa ao sistema imunológico é aquilo que pensamos, por isso a importância dos pensamentos! O cérebro só cria a doença que conhece e o nosso temor em ter uma doença é o precursor da criação dela. Somos responsáveis pelos nossos sentimentos mais interiores. As palavras afectam-nos mais do que armas. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime o nosso sistema imunológico.
E isso não é tudo: já temos visto que o sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos, raivas, mágoas, as ofensas que ouvimos, o amor que nos negamos, enquanto nenhuma célula ou órgão do organismo monitore e responda com uma acção concreta a estas pragas danosas que se vão acumulando no órgão que estiver mais fraco.
A resposta do sistema imunológico está condicionada pelo pensamento!
O sistema imunológico não só escuta, mas reage de acordo com o pensamento a este diálogo emocional. As células que defendem o nosso organismo têm pontos receptores de neuropeptídeos, as substâncias que produzimos no cérebro com cada pensamento. E a resposta do nosso organismo aos germes patogénicos ou ofensas, varia dependendo de que se fortaleça ou debilite o amor por nós mesmos que dará força ao nosso sistema imunológico para nos defender e nos manter saudáveis.
Tudo o que fazemos ou deixamos que nos façam tem consequências físicas. "

Amigos!
Está aqui, claríssima (!) a minha base científica para o meu projeto Lexicoterapia©.
Não se trata de modismos, visto que um dos quatro pilares básicos da educação, frente ao conhecimento, e sob o ponto de vista holístico é justamente o 'aprender a aprender'. O jovem e a criança aprendem sim, e reeducam seu universo vocabular; e consequentemente, seus hábitos e atitudes se transformam, conforme estou querendo demonstrar e já o fiz aqui.

'Ousar, para não findar'. 'Esclarecer, para não esclerosar'... são palavras de Crema que adotei no meu dia-a dia, enquanto coloco meu projeto em prática. Segundo ele, devemos SER para aquilo que não passa, e estou certa de que esse Projeto irá vingar e será uma das maravilhas do século XXI.

AMOR É A TECNOLOGIA MAIS SOFISTICADA DE TODOS OS UNIVERSOS, segundo esse holístico. Para ele, nossa tarefa é TRANSMUTAR O 'LODO' (desvio, corrupção, arrogância) NUMA FLOR. (No Oriente, sabemos que o Lótus é considerado sagrado!)
Devemos confiar, então, 'em tempo de catástrofes, pois sempre haverá reconstruções, em tempos difíceis'!!!

Se bem-aventurança significa estar em marcha, seremos seguramente bem-aventurados!!! Solidários, com sinergia e comunhão.

Excelente 2010 a todos!!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pessoas são um presente


Vamos falar de gente, de pessoas...
Existe, acaso, algo mais espetacular do que gente?
Pessoas são um presente.
Algumas tem um embrulho bonito,
como os presentes de Natal, Páscoa ou festa de aniversário.
Outras vêm em embalagem comum.
E há as que ficaram machucadas no correio...
De vez em quando uma Registrada.
São os presentes valiosos.
Algumas pessoas trazem invólucros fáceis.
De outras, é dificílimo, quase impossível, tirar a embalagem.
É fita durex que não acaba mais...
Mas... a embalagem não é o presente.
E tantas pessoas se enganam, confundindo a embalagem com o presente.
Por que será que alguns presentes são complicados para a gente abrir?
Talvez porque dentro da bonita embalagem haja muito pouco valor.
E bastante vazio, bastante solidão. A decepção seria grande.
Também você amigo.
Também eu.
Somos um presente para os outros.
Você para mim, eu para você.
Triste se formos apenas um presente-embalagem:
muito bem empacotado e quase nada, lá dentro!
Quando existe verdadeiro encontro com alguém,
no diálogo, na abertura, na fraternidade,
deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de reais presentes.
Nos verdadeiros encontros humanos,
acontecem coisas muito comoventes e essenciais:
mutuamente nós vamos desembrulhando, desempacotando, revelando...
Você já experimentou essa imensa alegria da vida?
A alegria profunda que nasce da alma,
quando duas pessoas se comunicam virando um presente uma para outra?
Conteúdo interno é segredo
para quem deseja tornar-se Presente aos irmãos de cada estrada
e não apenas embalagem...
Um presente assim não necessita de embalagem.
É a verdadeira alegria que a gente sente e não consegue descrever,
só nasce no verdadeiro encontro com alguém.
A gente abre, sente e agradece a Deus.
S. Sheider H. Hartmann

domingo, 13 de dezembro de 2009

Com carinho e gratidão!


"Se eu pudesse, eu te daria um novo Sol, para teu amanhã ser diferente"...

Amigos queridos!
Quero, através desses scraps, minhas singelas 'artes de obra' (rs) desejar a vocês um Natal realmente renovador e transformador, com a presença da figura mais grandiosa de todos os tempos, o Senhor Jesus amoroso, pois foi justamente isso mesmo que cada um de vocês deixou registrado na minha vida, durante esse curto mas intenso período de convivência virtual...
Com vocês eu pude crescer, aprender e me apefeiçoar!!

A todos aqueles que por aqui passaram e... passaram!
A todos aqueles que igualmente passaram e... permaneceram!
A todos vocês, sem exceção, o meu mais profundo respeito e carinho... o meu mais nobre desejo de dias muito alegres e plenos, e tudo de melhor lhes aconteça!!!

Que esteNatal seja realmente um DIVISOR DE ÁGUAS EM SUAS VIDAS...

Esse cartão é seu, presente dos 'Botões': escolha o que mais se parecer com você e lhe agradar!
Fique à vontade! Tem clássico, ecológico, patchwork...










quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Série: Natal - Tudo que você queria saber


Parte IV

A Ceia do Natal - história

Na Idade Média, o Natal era a festa mais alegre e também a mais longa daqueles tempos...

As casas que eram abastadas, serviam cerca de dez diferentes pratos nesta noite especial, segundo Biba e Mirna. Os bons anfitriões ofereciam grande variedade, da qual os convidados degustavam pequenas quantidades em pratos de prata ou servidos dentro de finos pães, como ainda é feito hoje na Arábia.

Contam que “por volta do meio dia, após assistirem à missa comemorativa ao Natal, os convidados do castelo e da corte, em suas mais nobres roupas e penteados, adentravam os salões, lavavam suas mãos com águas perfumadas por flores e frutas. Quando todos se acomodavam, seria iniciado o banquete, com um concerto de trompetes, flautas e tambores anunciando os pratos especiais e tão esperados: gansos, cisnes e pavões, consideradas as aves de ouro, degustadas apenas nessa ocasião, tornando o cardápio do Natal diferente de todas as outras refeições do ano”.

No século XVI, foi importado para a Europa uma exótica e tenra ave: o peru, que causou enorme sensação, pois era, além de tenro, muito suculento...

Nos tempos de Jesus, os pães eram amassados e assados em fornos, fora das casas, num ritual diário da maior importância. Observando a temperatura ideal, a matriarca da família colocava a massa no forno, e fazia pãezinhos chatos, e pode ser que Jesus, ao olhar para Maria, sua mãe, naquele momento, concentrada, comparou o Reino de Deus ao fermento que transforma a farinha em pão macio...

Quando ainda não existiam os talheres, um único prato era dividido por muitas mãos, que eram previamente lavadas e cada pessoa cortava um pedaço desse fino pão e o utilizavam levando a comida à boca. Terminada a refeição, o homem mais velho contava lendas e mitos da sua gente, e cantavam canções, e os jovens tinham ali oportunidades de aprender costumes e tradições de família. Não raro, havia entrenimento e tempo livre, dias inteiros em que os membros da família se juntavam – homens, mulheres e crianças – para a diversão.

Lições aprendidas e ensinadas diante do fogo cozendo uma boa comida... ‘quantos segredos, quantos truques e mistérios, quanto estilo, quanto amor podemos encontrar num simples prato de arroz e feijão!!! A cozinha é o coração da casa, onde se leva a verdadeira essência a todos que lá vivem. A energia amorosa de quem faz a comida é o maior tempero (...)’.

Neste Natal, quero que você tenha um banquete!!!

Não é preciso ser de ganso, cisne, pavão, nem peru...

Faça seu próprio ritual, enfeite sua cozinha, ponha flores, decore e, se gostar de anjos, coloque-os, mas principalmente: PREENCHA-A COM O ESPÍRITO SANTO.

Lembre que ali acontecem milagres...

Faça a sua noite especial com o que você puder e como puder... encha sua casa e seu coração de amor... acenda velas, incenso, coloque boa música, pegue a melhor louça e os mais lindos talheres de que dispuser...

“E QUE TOQUEM AS TROMBETAS, QUE O BANQUETE VAI COMEÇAR!!!”

*************************************************************


Parte V

O Aniversariante

"Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede." (Jo 6:35)



♥ ♥♥♥


sábado, 5 de dezembro de 2009

Natal dos Correios



Meus queridos amigos:

O Natal dos Correios nos convida...

Campanha Papai noel dos Correios 2009

Imagem e selo da campanha podem ser obtidos em:


Caso não tenha espaço para publicar textos, temos disponível o selo da campanha.

Após publicação do release ou selo, add. o seu site ou Blog automaticamente em nosso Portal.

Podem apoiar a campanha: sites, portais, blogs, paginas do Orkut, e qualquer outra rede social.



Lançada a Campanha Papai Noel dos Correios 2009

“Voce não precisa acreditar em Papai noel, mas pode ser um”

O que é:
O Projeto Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao “Papai Noel”. O objetivo central é manter a magia do Natal.

A quem se destina?
O destinatário do projeto é a criança que envia pelos Correios uma cartinha ao Papai Noel. As cartas que partem das comunidades carentes em todo o País são separadas e colocadas à disposição da sociedade para quem quiser adotá-las. Ou seja, nem todas as crianças carentes serão necessariamente atendidas.

Como é feita a triagem?
Inicialmente são descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou as com endereços repetidos. Portanto, não adianta mandar mais de uma cart a, pois não se trata de sorteio. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do destinatário, com CEP. Cartas de adultos não são atendidas, bem como pedidos de medicamentos, celular, MP3, DVD, notebooks e afins. Os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade.

Cada Regional tem um método de trabalho para classificação e seleção das cartas destinadas para adoção, considerando diversos fatores, tais como: tamanho da área abrangida, número de correspondências, número de adoções, número de voluntários envolvidos, etc.

Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais da empresa.

Números:
Desde a criação do projeto o número de correspondências vem aumentando. Abaixo, os dados dos últimos quatro anos:
Ano Cartas recebidas Cartas respondidas Cartas adotadas
2005====395 .183==========145.474=======130.655
2006====501.605==========177.549=======226.934
2007====792.760==========231.552=======357.971
2008====1078.711=========365.446=======464.481

Quem pode colaborar?
Todas as pessoas da sociedade podem colaborar, tanto como voluntários para auxiliar na leitura e triagem das cartas, como para adotar um pedido. Para isso, basta entrar em contato com os Correios de sua região .

Nós, do Planeta Voluntários, convidamos você a servir e a apoiar os outros com Devoção e compaixão.


* Os interessados em adotar uma cartinha podem procurar, de 09 de novembro a 18 de dezembro, em uma unidade dos Correios mais próxima de sua casa.

Faça você também uma criança sorrir neste Natal.

Seja Voluntário você Também!
Planeta Voluntários -A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!



sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Série: Natal - Tudo que você queria saber


Parte III

O Anjo do Natal

Na opinião das jornalistas Biba Arruda e MirnaGrzich, vale tudo!!!
Podemos expressar ainda hoje essa união da inocência com o bom senso da maturidade...
Mas qual é mesmo o Anjo do Natal?
É, sem dúvida aquela 'figura gorducha, de longas barbas e cabelos fofos de algodão, bochechas rosadas, olhar bonachão, vestido de vermelho, mangas e golas de arminho branco, botas de sete léguas, cinturão de couro largo, num trenó puxado por renas e trazendo num imenso saco a realização dos nossos sonhos e desejos'...

Vai dizer que não...?
Quando era criança, você possuía uma fé absoluta na existência dele e (rsrs) tinha uma leve e disfarçada desconfiança sobre aquela 'comunicação secreta' que o bom velhinho mantinha com seus pais através de um canal (aberto?) direto com eles... num protótipo nostálgico de internet, talvez...ou, como ainda se dizia há pouco, num processo de pensamentos simbióticos, denominado telepatia...

A verdade é que, ainda hoje, como um anjo, Papai Noel cruza os céus de todos os natais...

A história de sua origem vem do culto a São Nicolau, padroeiro das crianças na Europa, mas isso todos já sabem...
Na Holanda, no século XIX, ele era chamado de Father Christmas Sinter Klaas, e chegava num cavalo branco, descendo pelas chaminés, colocando presentes nos sapatinhos das crianças.

Santa Claus, como é conhecido hoje, nasceu na América, que o adota e muda seus hábitos, alterando a antiga data de 6 para 24 do mesmo mês.
Clemente Clarke Moore, famoso poeta americano, em seu The Night Before Christmas (A Véspera do Natal), em 1832, introduziu o endereço do Papai Noel - o Pólo Norte, e também a invenção de seu trenó e suas famoas renas: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Dooner, Blitzen e Rudolf, este surgido mais tarde , em 1939, e se tornou o símbolo do movimento gay em Nova Iorque.
No Cristianismo, segundo as autoras, essa figura foi identificada com São Nicolau, e mais tarde o puritanismo que não aceitava santos 'casou' a imagem com a figura pagã, representada com longa barba e coroa de louros na cabeça.

A imagem atual foi desenhada por Thomas Nast para a Harpers Magazine em 1860, e, em 1870, foi para a Inglaterra.

No mundo glogbalizadíssimo em que vivemos, essa figura pacífica e 'bonachona' já foi até questionada por possível corrupção por crianças prematuramente tornadas racionais e adultas pela propaganda. Uma pena!

A magia, com certeza, não precisa de explicação, Biba e Mirna...
Não mesmo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

NATAL - Tudo que você queria saber


Parte I

A grande Noite do Ano...

Ah, já é quase Natal!!!

O que é mesmo que estamos comemorando?...

Arrumar o pinheiro, responder e enviar cartões de congratulações, a luta da vida, décimo terceiro, tia que briga (mais uma vez?) com o cunhado, nozes, peru, cerejas, bolas de vidro... encanto e deslumbramento.

Para uma criança, todas essas expectativas e brilhos, todo esse encantamento e sonhos são plausíveis e eu diria até que imprescindíveis, para que ela não venha a se tornar um adulto precoce.

Mas, e nós???
Como ficamos?
Como adultos, deveríamos tentar resgatar aquele velho e bom espírito dos nossos Natais da infância, porém com sabedoria e gênio.

Como assim, gênio?...
O verdadeiro espírito do Natal, que é união, celebração, bondade, perdão, confraternização...
E segundo umas amigas minhas, 'uma verdadeira Noite Feliz pode ser muito mais fácil do que você imagina"... isso não é ser gênio? Aleluia!!!


GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!!!


Parte II

A Importância da Celebração

As festas são o meio que as pessoas de todos os tempos utilizam para contar suas histórias.
"Dizem que a natureza da alma de um povo se revela quando ele se reúne para celebrar".
Podemos e deveríamos celebrar TUDO! O Natal de verdade tem que ser aqui dentro - nascimento e recomeço - e, mesmo sozinhos e sem família, ou se temos mas ela não é assim aquele primor de 'paz e amor', ainda assim devemos celebrar!!!
"Quem celebra, supera", e isso é mágico!!!
Você se lembra daquela sensação de quando era criança e via alguma coisa pela primeira vez? Era uma mistura de alegria com excitação e confiança na vida tão grandes que gostaria de repetir, não é mesmo assim?
E isto é totalmente possível hoje, pois estar vivo é comemorar essa magia!!!

Parte III

O Anjo do Natal

Parte IV

O Aniversariante

"ONDE ESTÃO DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM MEU NOME, EU ESTAREI LÁ ENTRE ELES".

Parte V

O Natal pelo Mundo

Parte VI

A Flor da Noite Feliz
(próximos cap ...)