nnn

sábado, 27 de agosto de 2011

Haicai


Para quem não ouviu falar ainda, o haicai (hai-kai) nasceu no Japão por volta do século XVI.
Trata-se de um pequeno poema de forma fixa,assim como o soneto, e possui apenas três versos (não significando,necessariamente, que todo poema contendo três versos seja um haicai).
Para escrevê-lo, o poeta precisa despertar a sensibilidade, as sensações, as emoções. Nele, o poeta fala sobre a Vida, um fenômeno ou acontecimento, nunca estático, porém sempre em movimento.
Até aqui, nada novo, não é? Pois o que caracteriza um haicai é que ele não explica, não informa, não mostra tudo, apenas sugere.
É importante, no haicai, conforme demonstra muito bem a Mestra Teruko Oda em seu livro Janelas e Tempo, a presença do kigo, que pode vir em qualquer dos três versos e é o responsável pela concisão do haikai: é o cerne do poema.
Vamos ao exemplo: o "ipê" é uma planta, não é um kigo. O poeta vem, descobre o ciclo da natureza (floração, perda de folhas, transitoriedade), observa, acompanha e registra o "movimento", tornando-se parte dela, buscando o essencial. Aí, sim, o "ipê" se transforma em kigo.
No 1º verso: o autor introduz a cena (espacial e temporalmente) = " O velho tanque
No 2º verso: o autor coloca um elemento inesperado = Uma rã mergulha
No 3º verso: o autor sintetiza os outros dois e fecha a cena = dentro de si"
(Haicai de Matuso Bashô)
Folhas amarelas -
Dia a dia, meu quintal
um pouco menor.
(Tesuko Oda)

Desafio:
Vamos tentar produzir haicais? Todos eles serão postados aqui, nesse blog, com os devidos elogios!!!
Essa atividade consiste no seguinte:
Kigo: leão na floresta.
Vamos experimentar???

domingo, 21 de agosto de 2011

Blogagem Coletiva




Amados,

atendendo ao gentil convite da amiga Rosélia, do blogEspiritual-idade, que aniversaria dia 22, estou postando hoje minha contribuição. FELIZ ANIVERSÁRIO AO BLOG, amiga! Deus o conserve por muito tempo ainda a perfumar a blogosfera, edificando pessoas através da Palavra. Obrigada pela oportunidade!


O QUE É ESPIRITUALIDADE PARA MIM???

“Enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18)

Para mim, tornar-me um ser Espiritual significa a cada dia, a cada instante, a cada minuto e segundo, ou seja, CONTINUAMENTE, sem cessar, VESTIR A VESTE DE DEUS. Uma veste linda, mais rica que todo o ouro da terra, mais preciosa que todos os diamantes, mais brilhante que a mais estonteante das claridades! Essa veste é o ESPÍRITO SANTO.
Eu me visto do Espírito, convido-o para entrar, e deixo que Ele me controle e me capacite, em minha vida diária. Essa é, a meu ver, a verdade mais importante para um cristão: ser cheio do Espírito Santo e viver sob o Seu controle.
Ele é a terceira pessoa da Trindade Santa, e como tal, é real, possui personalidade, tem sentimentos. Tem intelecto, vontade e emoções infinitos.  O Espírito Santo tanto pode ser amado, honrado e adorado como também desobedecido e magoado, pois possui toda a essência, toda a natureza divina de Deus.
Ele é o Espírio Santo, portanto Ele é puro: convence-nos de nossos pecados, desfaz as nossas dúvidas, e nos convence também de que somos realmente filhos de Deus. É Ele que torna real em nós a presença de Jesus! Ele que nos capacita a imitar o Cristo, nos ensina, nos ajuda quando não sabemos como orar, orando através de nós. Ele nos dá poder – e poder sobrenatural.
Talvez a coisa mais maravilhosa que o Espírito Santo faz é produzir em nós a vida de Jesus. Quando eu permito que o Espírito Santo controle minha vida, então Jesus, com todo seu caráter e personalidade, tem “plena liberdade” de viver em MIM...! Ele amará e viverá através de MIM...!
Assim, poderei ver o que a Bíblia chama de “fruto do Espírito”: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, felicidade, mansidão e domínio próprio. Claro, sei que isso não irá acontecer da noite para  o dia,  do mesmo modo que uma árvore não produz frutos de um dia para o outro. No entanto, dia a dia,  se você quiser experimentar o que é viver no Espírito,  irá ver sua vida mudando, ao ASSUMIR O CARÁTER DE JESUS, porque você permitiu que o Espírito Santo o controlasse, deixou que Ele estabelecesse residência em sua vida.


Espiritualidade para mim, é passar a depender do poder de Deus para transformar minha vida, pois eu cedo a Ele os direitos sobre ela, de maneira incondicional.
Mas jamais poderei viver essa espiritualidade, uma vida cristã, por minha própria força (na base da autodeterminação, da autodisciplina).  Só Jesus foi capaz de viver uma vida perfeita e somente na medida em que ELE vive em MIM – através do Espírito Santo – eu poderei viver VITORIOSAMENTE.
Porém...volta e meia estamos assumindo de novo o papel que havíamos dado a Ele, e decidimos ser outra vez senhores de nossa vida, autores de nossas decisões. Quando fazemos isto, o Espírito Santo é entristecido, e necessitamos então concordar com Deus que erramos, pecamos, e assim, a força sobrenatural do Espírito é novamente restaurada. É a “respiração espiritual”, em que precisamos exalar as impurezas do pecado em nossa vida, tudo aquilo que entristece o Espírito Santo, impedindo-O de agir em nós – e INALAR O SEU PODER. Logo, logo, estaremos fazendo da “respiração espiritual” parte normal de nossa vida. É sensacional essa experiência, essa comunhão constante com Ele!


Meu amado, minha amada, não permita jamais que o Espírito Santo seja apenas um “hóspede” em sua vida! Ele nos ama, e deseja ser muito mais que um simples hóspede – Ele quer ser o Dono de nossa vida! Ele quer completo acesso à biblioteca de  nossa mente, à sala de jantar dos nossos apetites, à sala de estar dos nossos relacionamentos e ao salão de jogos de nossa vida social! Anseia ser convidado a entrar naqueles pequenos cômodos escondidos...
É uma entrega difícil...porém, muito importante. Em troca, o Espírito Santo nos encherá com Sua força sobrenatural para vencermos pecados, fraquezas, barreiras, - com uma vida plena, significativa – e com as indescritíveis características do Senhor Jesus.
Ele já está esperando...livre-se dos burburinhos lá fora...faça silêncio em seu interior...diga-Lhe que O deseja, de todo o seu coração, e simplesmente aceite-O pela fé.
TODA A FORÇA DE DEUS SERÁ SUA, QUANDO VOCÊ ESTIVER VIVENDO ESTA VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO SANTO. VOCÊ SERÁ CONDUZIDO A UMA NOVA DIMENSÃO DE AUTORIDADE!
Deus me convocou um dia, e continua convocando todos os homens para esse nível mais elevado de comunhão, compromisso e relacionamento íntimo com o Espírito Santo – a um nível mais profundo de vida espiritual.
VISTA-SE HOJE, QUERIDO AMIGO, QUERIDA AMIGA, ASSIM COMO EU ME VESTI, DAS VESTES DO ESPÍRITO! Comece esta nova fase de sua vida aproximando-se de Deus pela oração, pela adoração. E prepare-se para receber PODER, AUTORIDADE E GRAÇA. Prepare-se PARA SER FELIZ.

“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías,40:31)


sábado, 20 de agosto de 2011

Blogagem Coletiva




Olá, meus amados!!!

O blog da nossa querida Rosélia (a Orvalho do Céu) está para comemorar dois anos de grata existência, nesse mundo feliz da blogosfera!
Quero convidá-los a vir conosco, participar desta enorme corrente de oração preparatória, a partir destes dias de tríduo, para fortalecimento e gratidão à Vida!!



convida você para juntos participarmos da grande corrente de oração, com um tríduo que já teve início, e está hoje em seu segundo dia.


A comemoração do aniversário do blog Espiritualidade será em grande estilo, com uma postagem coletiva no dia 22 com o mesmo tema: O que é Espiritualidade para você?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Reforma ortográfica divertida



Amigos,

Aprender desta forma é muito legal!!!

O Projeto "Na Ponta da Língua" oferece um jeito lúdico de aprender as mudanças do novo acordo ortográfico da língua portuguesa!
Desmistificar as alterações (amadas por uns e odiadas por outros) implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa, bem como ajudar os alunos a entender as novas regras de um jeito lúdico e divertido. Esse é o objetivo do “Na Ponta da Língua em Cena” que está em andamento e se estendeu até 8 de julho no estado mineiro. O projeto promoveu 165 apresentações teatrais em cerca de 50 escolas de Minas. No total, foram distribuídas 400 mil cartilhas para alunos dos ensinos fundamental II, médio, técnico e EJA (educação de jovens e adultos) dos projetos educacionais do SESI e SENAI, Escolas Públicas, além de outras instituições de ensino.
O projeto inédito no país foi idealizado pela diretora de criação e sócia da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa, que também é responsável pelo roteiro dos filmes que serão exibidos. “A intenção é quebrar o tabu sobre o novo acordo ortográfico usando instrumentos criativos como teatro e música,” afirma. Exatamente por ser uma iniciativa inovadora, passou a ser desenvolvido pelo sistema SESI/FIEMG, em vários estados do país. “O SESI promove o projeto “Na ponta da língua” pela importância do enfoque educativo referente à Língua Portuguesa,” ressalta a gerente de educação básica do SESI-MG, Keyla Mayumi.

Tudo começou com uma cartilha informativa sobre o novo acordo e atualmente, além da publicação, o projeto realiza apresentações teatrais nas escolas do sistema SESI/ FIEMG. O Na Ponta da Língua também conta com um site, que disponibiliza as músicas da peça e vídeos sobre a reforma, que serão veiculados nas salas de cinema e nas principais emissoras de Belo Horizonte e das grandes cidades de Minas Gerais. No portal os internautas ainda podem conferir um game que testa o aprendizado das crianças sobre as novas regras ortográficas. A cartilha, filmes e músicas estão disponíveis neste site.

Saiba mais:


- A Importância da Reforma

A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 e deve ser implementada até 2012. O acordo foi assinado por representantes dos governos dos sete países que tem o português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Segundo estudos, a língua portuguesa está entre uma das dez línguas mais faladas no mundo – estima-se que o mundo lusófono possua entre 190 e 230 milhões de pessoas – e possui duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento do português como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). A ortografia-padrão facilitará não apenas a entrada dos falantes de português na ONU, como também o intercâmbio cultural e econômico entre eles.

- Histórico

O “Na Ponta da Língua em Cena”, no ano de 2010, percorreu algumas escolas de Minas Gerais. No entanto, naquela oportunidade não contava com teatro como um dos elementos didáticos. Já com o novo formato, o projeto se apresentou em 16 municípios do estado de Goiás. Ao todo, foram realizadas 130 apresentações em 93 escolas, somando 28.650 alunos. Esteve em minha cidade, recentemente.E depois de passar por Minas Gerais, o Na “Ponta da Língua em Cena” seguiu para a Paraíba.

Boa sorte, meninos!!!
Em tempo: não gostaria de brincar de reforma ortográfica? Então, vá ao Game, e bons momentos, boa diversão...

domingo, 14 de agosto de 2011

Cursos do PNV (Projeto Não-Violência)


(imgvintageamethyst/rosepinkgarland)

Meus queridos,
Recebi por e-mail da Tatielle:


Olá, Graça!
Como assessora de imprensa do Projeto Não-Violência estou lhe enviando abaixo material a respeito de dois cursos que serão realizados em agosto em parceria com duas grandes instituições. Os cursos são Esporte sem Violência e Família Melhor e irão começar no dia 18 de agosto.
Se possível, pedimos uma força na divulgação do material.
Obrigada
Tatielle

PNV promove parcerias a favor da família e do esporte sem violência

O Projeto Não-Violência firmou parceria com duas grandes instituições para oferecer cursos que buscam melhor relacionamento familiar e o esporte sem violência. Os encontros serão ministrados a partir do dia 18 de agosto.  Com a Associação Paranaense de Terapia Familiar o PNV promove o curso Família Melhor. O intuito dos encontros oferecer aos educadores e pais recursos para identificar os processos familiares na busca de soluções nas relações escola, aluno e família.

O objetivo do curso é fortalecer a qualidade do relacionamento familiar, trabalhar na prevenção da disfunção familiar através de ações nos vários contextos sociais, socializar a terapia familiar e projetos da Associação Paranaense de Terapia Familiar (APRTF). Os cursos serão ministrados por psicólogos da APRTF.

Em parceria com o Instituto Compartilhar o PNV oferece o curso Esporte sem Violência. O intuito dos encontros é oferecer conhecimento necessário aos educadores, gestores escolares, profissionais de educação física e material de apoio para trabalhos ligados à temática do esporte realizados com crianças e adolescentes.

Para estes encontros o objetivo é trazer temas que despertem a reflexão sobre causas da violência, a construção de uma Cultura de Paz, a mediação de conflitos, os estilos de resolução de conflitos, liderança pacífica, atividades praticas de cultura de paz nas aulas de educação física e valores do esporte.


Os cursos do PNV ocorrem em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), por meio do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos (Departamento de Ciências Sociais). Os participantes com no mínimo de 80% de presença receberão certificados chancelados como cursos de extensão da UFPR.
Durante todo o semestre a entidade realiza palestras e leitura  de filmes para educadores que desejam implementar metodologias voltadas à cultura de paz nas escolas. São abordados temas como violência nas escolas, mídia e violência, prevenção ao uso de drogas, estatuto da criança e do adolescente, sexualidade e juventude, dentre outros. A programação completa está disponível no www.naoviolencia.org.br.

Para participar é necessário fazer a inscrição no site. Informações através do telefone 41 3254-1643 ou no e-mail projeto@naoviolencia.org.br.

SERVIÇO:

Curso Esporte sem violência

Data de início: 18/08/2011

Taxa de inscrição: R$ 30,00

Telefone: 41 3254-1643


Amigos,

O Projeto Não-Violência® é uma Organização Não Governamental Internacional (ONG) que atua com a missão de 'desenvolver e fortalecer uma cultura de não-violência por intermédio das escolas'.
O PNV promove ações de caráter educativo e preventivo em escolas da rede pública de ensino desde 1998.
Já fiz uma postagem aqui falando desse maravilhoso Projeto, e peço que não deixem de conhecê-lo!!! É simples: clique na imagem.
Um abração a todos!
Graça

sábado, 13 de agosto de 2011

Homenagem a você, Pai


"Pai de verdade mesmo não é aquele que apenas procura para seu filho as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.
Não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cuja conduta não deve ser seguida.
Não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso em sua real vocação!" (belasmensagens.com.br)

Querido amigo,
Parabéns a você que é pai, herói, ajudante, amigo, companheiro, colaborador...
Parabéns a você, ser humano especial, que, muito embora cheinho de imperfeições, sabemos, pelo menos por hoje, que estas imperfeições não se tratam de defeito, mas de "feitio" todo seu...
Por tanto amor e dedicação que com desvelo dispensas a teus filhos, dou-te hoje, enternecida, o valor que tanto mereces!
Meu agradecimento a meu Pai Celeste - meu doce Criador e redentor - e a meu lindo pai da terra, Jair, que amo de doer e que me ensinou o caminho da virtude e do bem incondicional!

Beijos,
Com carinho desdobrado a todos,




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Caderninho mágico: Uma festa gramatical






Papel comum
linhas e margens
espaços em branco
hospedeiro das letras
colecionador de palavras
folhas avulsas
perdidas, desorientadas
Fonemas e encontros consonantais
harmônicos, conversam sobre cada linha.
Figuras de sintaxe se exibem no espelho das frases.
Os vícios de linguagem mancham as paredes do texto, enquanto o apóstrofo e o hífen
fumam um cigarrinho na varanda da próxima página.
Do lado de fora, os numerais, querendo invadir a festa.


O abecedário em discurso:
a arte pela arte
a mão e a caneta
Dentro da pasta
o caderno
dentro do caderno 
a magia
nas folhas, o bordado
de tom acentuado
elas:
AS PALAVRAS


(LU CAVICHIOLI)


(imgpapelitos)


Amigos,
Esta é uma pequena homenagem à minha amiga das letras, das confidências e do coração Lu Cavichioli. Conheçam mais da escritora e poeta em seu blog: Retratos em Degradê:
http://retratosemdegrade.blogspot.com 


Beijo, Lu! 




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Poema de Aniversário

Sua pérola mereceu  uma postagem especial!
Obrigada, meu amigo escritor e poeta Rodolfo Barcellos!
Beijosssss
Graça Lacerda

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dia 4 faço a felicidade de completar anos!


(vint.amethystpinkcake)


Sim, é meu niver...



Estou alegre e o motivo 

beira secretamente à humilhação, 

porque aos 50 anos 

não posso mais fazer curso de dança, 

escolher profissão, 

aprender a nadar como se deve. 

No entanto, não sei se é por causa das águas, 

deste ar que desentoca do chão as formigas aladas, 

ou se é por causa dele que volta 

 e põe tudo arcaico, como a matéria da alma, 

 se você vai ao pasto, 

se você olha o céu, 

aquelas frutinhas travosas, 

aquela estrelinha nova, 

sabe que nada mudou. 

O pai está vivo e tosse, 

a mãe pragueja sem raiva na cozinha. 

Assim que escurecer vou namorar. 

Que mundo ordenado e bom! 

Namorar quem? 

Minha alma nasceu desposada com um marido invisível. 

Quando ele fala roreja 

quando ele vem eu sei, 

porque as hastes se inclinam.

Eu fico tão atenta que adormeço  

a cada ano mais. 

Sob juramento lhes digo: 

tenho 18 anos. Incompletos.


A Bela Adormecida
(Obrigada, Adélia Prado, por falar por mim!)


Aos amigos queridos, meu muito obrigada pela companhia nesses anos felizes aqui com todos vocês!
O meu melhor pedaço do bolo a cada um, e...tin-tin!


Um presente de amigo:


Desce hoje, em pouso alegre, um anjo à Terra
Celebrando mais um ano de alegria
Desta amiga que em sua alma encerra
Botões de madre, pérolas de harmonia;

Um anjo de prata, um coração de ouro,
Que em desafio às agruras desta vida,
Faz da amizade seu maior tesouro
E entre nós a derrama, sem medida;

E na data em que nós todos te abraçamos
Com o carinho que cresce na razão
Bem direta do quadrado da distância,

Ouve, querida, o canto que entoamos
Em tua honra, nesta celebração
Ao som de tanta pompa e circunstância!



Obrigada, Rodolfo Barcellos!