sábado, 8 de setembro de 2012

Incentivo à leitura com fábulas



"Uns sem número de definições sobre o ato de ler foram elaborados. Para alguns seria extrair o significado do texto, para outros ainda, seria atribuir um significado. De forma geral, poderíamos dizer que a leitura é basicamente um processo de representação, já que envolve o sentido da visão. LEFFA afirma que “É reconhecer o mundo através de espelhos que nos oferecem uma visão fragmentada do mundo”, sendo assim, a verdadeira leitura só é possível quando se tem conhecimento prévio desse mundo.

Ler o mundo, mesmo antes do acesso ao mundo letrado realizamos esse tipo leitura. Crianças muito pequenas ainda, ou pessoas iletradas, lançam mão deste recurso para realizar a leitura. Segundo LEFFA, sem triangulação não há leitura, ou seja, é preciso associar a leitura a um conhecimento internalizado. Por exemplo, um bebê associa a imagem da mãe ao ato da alimentação, ao aconchego ou sensação de bem-estar, por isso, chora quando não a vê e sorri ou manifesta contentamento quando esta está presente.

Assim, também, uma mesma imagem pode trazer diferentes sensações, de acordo com as experiências vividas por cada um. Então, uma casa vai oferecer tantas leituras quantos forem às posições de cada um dos observadores em relação à casa. O arquiteto fará uma leitura arquitetônica, o sociólogo uma leitura sociológica, o ladrão uma leitura estratégica, e assim por diante. 

No sentido de que ler é o extrair significado do texto, temas o foco da leitura no texto, que, de acordo com esta concepção, tem um significado preciso, exato e completo, que o leitor minerador pode obter através do esforço e da persistência.

A leitura deve ser cuidadosa e acompanhada de dicionário sempre que surge alguma dúvida em relação ao significado de alguma palavra, adivinhação de palavras novas deve ser evitada porque a leitura é um processo exato e a compreensão não aceita aproximações.

Esta tendência, porém, apresentam sérias limitações, o verbo extrair não reflete o que realmente acontece na leitura, pois o conteúdo não se transfere do texto para o leitor, mas antes se reproduz no leito, sem deixar de permanecer no texto.




O LEITOR COMPETENTE
Ler é compreender o texto e compreender é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender.

Para ler é preciso ter objetivos, saber para quê ler o texto, encontrar sentido no fato de efetuar a esforço cognitivo que pressupõe a leitura. Para que possa se lançar no terreno da leitura, o leitor precisa ter conhecimentos prévios sobre o que se propõe a ler, e a partir de então elaborar esquemas, como as descrito por COLL (1990), que o levem a compreensão, escolhendo as estratégias que devem ser utilizadas para aquele determinado texto. 

No contato com o novo no texto nosso conhecimento anterior sofreu uma reorganização, tornou-se mais completo e mais complexo, permitindo relacioná-lo a novos conceitos, e por isso, podemos dizer que aprendemos.

Um leitor competente é capaz de selecionar, diante dos inúmeras possibilidades de leitura que circulam socialmente, aquelas que podem atender a sua necessidade, utilizando as estratégias de leitura adequadas para apropriar-se do texto.

O leitor competente compreende o que lê, identifica elementos implícitos, relaciona o texto que lê a outras já lidas, sabe que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto, justifica e valida a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. Este amadurecimento só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de texto diversos.




FÁBULA
A fábula é uma história narrativa que surgiu no oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6.a.c., na Grécia antiga.

Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir, sabedoria de caratê moral ao homem. 

Assim, os animas, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.

É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza saber a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosas.

A fábula já era cultivada entre Assírios e Babilônios, na entanto foi o grego Esopo que consagrou o gênero.

La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (animal Farm.), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política).

As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros. Uma fábula é um conto em que os personagens falam sendo animais e que há sempre."


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/15973/incentivo-a-leitura-com-fabulas?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=39779710&utm_campaign=Top%2010%20-%20Pedagogia%20e%20Educacao%20-%20052&utm_term=t92.yuw.wah1.gdvh.g.qh.b.x.lh.rmcl.n.w.ysd.wb#ixzz25w7FsF14

10 comentários:

Severa Cabral(escritora) disse...



Vim deixar beijos de dia de domingo,rsrsrsrs,e tbm para todos os dias da semana...
saudadessssssssss

Leonel disse...

Obrigado por dividir sua cultura conosco!
Então, Esopo foi o "Walt Disney" de túnica...Rsrsrsrsr!
Bom domingo, Graça!

Calu Barros disse...

Os meandros da leitura trazem muitos significados e significantes que perfazem a relação direta entre autor e leitor transfigurados no percurso da palavra lida.
Adooooro fábulas.Elas são eternas!
Bjos e boa semana.
Calu

☆Lu Cavichioli disse...

Gracinha, teu blog é cultura PURA, para todas as idades.

Você tem refinamento nas blogadas e as escolhe a dedo para nosso contentamento.

SOBRE A LEITURA E O LEITOR COMPETENTE

Um título generoso e que dá margens a outras leituras. Aquelas em que aprendemos com o escritor e que sem saber lemos e que faz somar conhecimentos.

Sobre as FÁBULAS
Estas narrativas são fantásticas e muito me fascinam porque sempre tem MORAL da história que se aplica nos bons costumes, nos valores e deveres.

Escrever fábulas não é tarefa lá muito fácil, é preciso ter tutano.rs

Miga, você deu um banho de cultura nesta blogada.
Sensacional!

A leitura deveria ser mais aguerrida nas grades escolares. Nossos jovens precisavam ler mais para escrever melhor, você não acha miga?
Esses ENENS da vida que o digam. Sai cada cobra e lagarto dali que só saindo correndo pro bicho não te pegar. kkk

Mas Gracinha, fico-lhe grata por mais esta aula que guardo em minha bagagem cultural. Isso ninguém tira de mim.

beijos, amada e volta logo!
Bons estudos e ótimas provas:)

R. R. Barcellos disse...

"Para bem comandar é indispensável saber obedecer" - dito castrense. Da mesma forma, para bem escrever é preciso antes saber ler. "Ler" quase todo mundo "sabe". "Saber ler" é privilégio de poucos. E você nos ensina a "saber ler" com a competência de quem sabe escrever.

Abraços.

Graça Lacerda disse...

OLá, queridos!

Severíssima,

Leonel

Calu,

Lu,

RR

amados!!

Estou estonteante diante de tanta matéria para estudar, mas estou indo "Très Bien, merci", graças a Deus!
Dia 15 faço a primeira Avaliação Presencial, e será em outra cidade (onde mora a nossa querida Titi, LU), e assim vou indo nesta corrida gigante de gostar de vocês!
Desculpem minhas ausências!
Prometo que terão final feliz, em breve!

*Beijos a todos que ainda vierem.

Obrigada, amados meus! Muito grata mesmo por tudo!

Elaine Regina disse...

Graça, minha querida mamã! :D

Como está?

Bom, estranhei mesmo o seu silêncio, mas já sabia que se tratava do mal que alcança a todos nós: tempo apertado, escasso. Então, quanto a isso, pode ficar tranquila (e, por favor, não me peça mais desculpas, não precisa). Sabia que, na hora certa, você ia aparecer. Tinha certeza.


Graça, muito obrigada pelas suas lindas palavras no Canto. Você não faz ideia do quanto é importante, para mim, ser lida. Quero muito que as pessoas sintam o que eu escrevo. Falo isso porque cada palavrinha ali foi pesada mil vezes e cada vírgula foi posta com muito carinho (e suor, trabalho duro, horas e horas escrevendo... lidar com as palavras é difícil, ainda mais no terreno poético).


Desejo mesmo lhe agradecer, Graça, pela visita, pelo apoio, por sentir orgulho de mim (rs), pelo carinho que demonstra ter por mim (e que eu nem tenho como retribuir à altura). Só posso lhe dizer mesmo:

O-B-R-I-G-A-D-A!!!

Mudando de assunto... o texto que você expôs sobre a leitura é muito interessante e pertinente. Ler é um dos atos mais incríveis e maravilhosos que existem (sou suspeita para falar... rs). Mas grande parte das pessoas, hoje em dia, infelizmente, não sabe ler, sabe apenas decodificar as letras. Ler é reconstruir dentro de si significados para determinada palavra ou texto, é relacionar as informações retiradas durante a leitura com o conhecimento prévio, acumulado ao longo da vida. E o mais legal de tudo: ler é viajar, é imaginar, é viver, é sair do corpo. Eu mesma, quando leio um bom livro, vejo tudo: a cena, as pessoas, o mar, a árvore, ouço a voz dos personagens... caio na risada sozinha, choro...

LER É MUITO BOM!!

Beijos, Graça!

No seu coraçãozinho lindo!

Elaine Regina disse...

Ah, eu me esqueci de avisá-la: estou postando apenas um poema por semana, aos sábados...


Beijos!

:D

Elaine Regina disse...

Esquecimento nº2 (risos):

Parabéns pelo projeto do maridão! Que Deus os abençoe e que fique tudo pronto o mais breve possível. É isso aí, Graça! Temos que correr atrás dos nossos sonhos. Sempre!

Agora, sim. Acho que não esqueci mais nada... rsrsrs...

Ah, lembranças ao japinha!

Bju!

Sandra disse...

VOU TE ESPERAR AMANHÃ NESTE CANTINHO BEM ESPECIAL http://sandrarandrade7.blogspot.com.br/
TEM SURPRESA BEM ESPECIAL PARA OS AMIGOS ESPECEIAIS. VENHA VOU TE ESPERAR, NA CURIOSA TANBÉM TEM O LINK PARA A GRANDE SURPRESA, NÃO DEIXE DE VIR. VOCÊ É O MEU(MINHA) CONVIDADO(A) ESPECIAL.
CARINHOSAMENTE.
SANDRA
AMIGOS COMPARTILHAM. PRINCIPALMENTE NESTA DATA BEM ESPECIAL DA MINHA VIDA.
CELEBRE A VIDA.