nnn

sábado, 28 de maio de 2011

SE ME RESTASSE MAIS UMA AULA...DEPOIMENTO

Meus queridos amigos, nobres colegas professores e educadores,


Fui visitar meu colega Aluisio Cavalcante, em seu blog CORAÇÃO DE PROFESSOR, e deparei com um de seus mais lindos poemas já escritos!


SE ME RESTASSE MAIS UMA AULA


Como seria esta aula?
Eu aprenderia antes de iniciá-la,
O nome de cada aluno.

Observaria o brilho de cada olhar
E o encanto de cada sorriso.
Então a última lição ensinada
Seria cuidadosamente planejada,
Para não apagar de cada aluno
Seu brilho e encanto.
Esta aula falaria de solidariedade, de amizade e respeito.
Falaria de coisas simples e úteis para a vida.
Falaria da responsabilidade de dedicar a lição aprendida,
Para a construção de um mundo de amor, de paz e esperança.
Não se perderia tempo com ensinamentos inúteis.
Com competição e egoísmo.
E ao final dela nos abraçaríamos e sorriríamos.
E escreveríamos poemas sobre o presente.
E iríamos para as ruas
Falar de solidariedade.
E correríamos para as nossas casas
Para abraçar nossas famílias e amigos.
Mas não é preciso esperar a última aula.
Nem tão pouco buscar a justificativa do impossível.
Pois das dificuldades do presente,
Nasce o professor que transforma o mundo.



E resolvi então dividir com todos vocês o que me aconteceu nesses últimos dias. Transcreverei aqui na íntegra, no final deste post, meu comentário deixado lá.


Após 10 (dez) anos afastada de sala de aula, como não havia renovado ainda minha perícia médica, e fui convocada a voltar às salas de aula, resolvi que daria minhas melhores aulas ministradas até hoje, com Projetos Educacionais "pra ninguém botar defeito"...como alguns dos tantos que tantos já conhecem, através de minhas postagens aqui.



Porém, como está escrito:


é impossível evitar o escândalo, mas ai daquele por onde o escândalo vier!
Sempre com obediência a Deus e com a nobre intenção DE NÃO APRESENTAR O ESCÂNDALO, fui guardando comigo toda essa situação SEM compatilhá-la com ninguém!! Desde o início do ano, uma sala com mais de vinte alunos resolveu "do nada" me hostilizar e desacatar covardemente, o que fui levando e tentando contornar a situação, com a ajuda dos profissionais da escola, sem sucesso.
Porém, pelo fato desta situação ter assumido uma gravidade tão grande e de  proporções gigantescas, foi que resolvi também "botar a boca no trombone" e o professor Aluisio Cavalcante, sem querer, deu o empurrãozinho que faltava!!!


Se mereci ou não o acontecido, cabe apenas a Deus julgar! Aqui não me refiro, de modo algum, a merecimentos. NÃO VIM A ESSE MUNDO A PASSEIO, E PORTANTO NÃO DESEJO GLÓRIAS MUNDANAS!!!!Fico apenas com  o coração aos pedaços ao constatar e (o que é mais indigno!) COMPARTILHAR  uma situação como professora & educadora de trinta e tantos anos que sou, de uma barbaridade assim!!
Sim, pois para mim trata-se de uma  BARBÁRIE!!
Alunos não podem desacatar assim  impunemente uma professora!!!! Não uma professora como EU!!!!!!! Logo entenderão.


Faço-me, COM PESAR, agora, as seguintes indagações:


1. SIMPLESMENTE PORQUE TENHO MEUS PROBLEMAS DE SAÚDE EU DEVO SER DESACATADA, ATACADA E HUMILHADA  POR ALUNOS E POR SUAS NOBRES MÃES???


2. SIMPLESMENTE POR AMAR TANTO ESSES DESMERECEDORES DE MINHA (SEQUER!)  ATENÇÃO (COMO PROVARAM!) PRECISO SER HUMILHADA E REJEITADA DESTA FORMA INJUSTA E TOTALMENTE CRUEL???


3. SIMPLESMENTE POR SEREM INDISCIPLINADOS, TIVERAM O DIREITO DE TER LEVADO  A SITUAÇÃO A ESSAS NOBRES MÃES CONFORME SUAS ÓTICAS E DESEJOS??????????? COM MENTIRAS, INFÂMIAS, CALÚNIASSSSSSSSS??????




Ah, se eu pudesse falar HOJE a Deputados e Senadores e à nossa PresidentE da República!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Imagina se eu não tenho a mesma coragem e dom da oratória e leveza e eduação E PODER DE PERSUASÃO de Amanda Gurgel!!! 




Retorno hoje, AOS MEUS BOTÕES DE MADREPÉROLA empunhando as ARMAS!!! TODASSSSSS, amigo e companheiro Barcellos!!!


NÃO PERMITIREI MAIS ABUSOS!!!
ESTEJAM CERTOS,  SENHORA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO   de minha querida POUSO ALEGRE que tanto amo e homenageio (vide slide do Projeto, logo abaixo do vídeo de Amanda, neste blog) !!! E TODOS QUANTOS FAZEM PARTE DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COM TODO E TOTAL RESPEITO QUE LHES DEVO.


NÃO PERMITIREI MAIS ABUSOS!!!


JAMAIS DESRESPEITEI A NINGUÉM, SOU AMOROSA, EDUCADA, CALOROSA, HUMANA, COMPANHEIRA, "MULTIFUNÇÃO" CONFORME DIZEM CARINHOSAMENTE MEUS COLEGAS. JAMAIS FIZ ALGO DE QUE ME ENVERGONHASSE!!! JAMAIS DISSE UM "NÃO" A QUEM QUER QUE FOSSE, NO MEU MEIO ESCOLAR!!! SOU UMA PESSOA QUE SE DOA,  PRESTATIVA, SE É QUE ISSO AINDA É ENTENDÍVEL NOS DIAS DE HOJE !!!


PORTANTO, EXIJO: RESPEITO!!!


NÃO PERMITIREI MAIS ABUSOS!!


IREI ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, CONFORME DE DIREITO (DIVINO E HUMANO), QUE  SEI, GRAÇAS A DEUS QUE POSSUO!! 


SE ESTAS SENHORAS E NOBRES MAMÃES DE SEUS "PIMPOLHOS CRESCIDOS"  NÃO QUEREM ADMITIR SUAS HORRENDAS FALHAS COMO SERES HUMANOS, SÓ POSSO SENTIR. SÓ POSSO LAMENTAR. DESDENHARAM MINHA COLABORAÇÃO, E JÁ NÃO POSSO FAZER MAIS NADA.
DEUS É MINHA PRINCIPAL TESTEMUNHA QUE  DEI TUDO DE MELHOR A ESSES ALUNOS!!! DEI TUDO DE MIM!! MEU TEMPO, MEU AMOR, MINHA DEDICAÇÃO, MEU RESPEITO, MEU OLHAR, MINHA SINCERIDADE!!! CUIDEI DELES COMO A PESSOAS CHEGADAS, CONFORME AFIRMEI A ESSAS TOLAS MÃES, DIGNAS SIM, DE PENA. UMA DELAS CHEGOU A ME COMPARAR COM A "PROFESSORA QUE MORDEU A MÃO DO ALUNO"!!!!!!!!!!!!!!!!!
UMA OUTRA ME DISSE QUE, SE MINHA "DOENÇA" ESTAVA "PREJUDICANDO" OS LINDOS E COMPORTADOS PIMPOLHOS DELAS, POR QUE FOI QUE EU NÃO "PEDI PARA SAIR"??? 
SIMPLESMENTE RESPONDI QUE CUMPRO ORDENS, QUE NÃO POSSO FAZER O QUE BEM ENTENDO DENTRO DE UMA ESCOLA, E QUE JÁ ESTAVA JUSTAMENTE TOMANDO MINHAS PROVIDÊNCIAS PORQUE ERA EU A PREJUDICADA, NÃO ELES!!!!!!!!!!!!!!




DISSE TAMBÉM ÀS MÃES PRESENTES, QUE, COM MAIS DE TRINTA ANOS DE ESCOLA, EU JAMAIS COLOQUEI UM ALUNO INDISCIPLINADO PARA FORA DE SALA DE AULA, COMO MEUS COLEGAS HÁ ANOS VÊM FAZENDO!!!! DISSE-LHES QUE NÃO O FAÇO PORQUE ALUNO PARA MIM, É "GENTE, É PESSOA"!!!! E, MESMO INDISCIPLINADO, JULGO SER MINHA TAREFA ENCONTRAR UMA ESTRATÉGIA  PERTINENTE À SITUAÇÃO PARA QUE ELE PERMANEÇA EM SALA,  O QUE SEMPRE FUNCIONOU E DEU CERTO!!!


NÃO TOLERAREI MAIS:


MAIS  DE20 (VINTE)  ALUNOS COM INDISCIPLINA, DIARIAMENTE, DERRUBANDO A PROFESSORA, ASSOVIANDO NA SALA DE AULA, DIZENDO PARA A PROFESSORA VIRAR-SE PARA  O QUADRO E ESCREVER, PORQUE, SE FOR PARA GANHAR  $500, 00 PARA FICAR SEM FAZER NADA (!!!!!!!!!!!!!!!!!) ATÉ ELE QUERIA SER PROFESSOR!! E ISSO FOI DITO, PORQUE, SEGUNDO O MESMO, "LEITURA E INTERPRETAÇÃO/COMENTÁRIOS" DO TEXTO LIDO, PASMEM!!! "NÃO SÃO AULAS DE PORTUGUÊS"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


E AS MAMÃES CONTINUAM:
NOSSOS FILHOS PRECISAM DE AULAS DIFERENTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A SUPERVISORA AFIRMA: - MAS COMO ASSIM??? ESTA PROFESSORA É A QUE MAIS AULAS DIFERENTES PROPORCIONA AOS ALUNOS!!!!!!!!!!!!


QUERIDOS E AMADOS AMIGOS:
PAREM O MUNDO... QUE EU VOU DESCER JÁ!!!!!!!!! NÃO SOU TÃO TOLA A PONTO DE ACHAR QUE NÃO EXISTEM SITUAÇÕES PIORES QUE ESSA QUE ENFRENTEI! CLARO QUE HÁ. O QUE ME DEIXA PROFUNDAMENTE TRISTE E ME PREOCUPA BASTANTE É QUE ESSES ALUNOS NÃO SÃO   FILHOS DE PAIS MISERÁVEIS, NÃO PASSAM FOME, PODEM SE VESTIR DECENTEMENTE, NÃO MORAM EM BAIRROS DE ALTA PERICULOSIDADE E MUITO MENOS FAZEM PARTE DE UM. SÃO APENAS ALUNOS. NORMAIS. BONITOS. SAUDÁVEIS.CLASSE BAIXA. QUE DEVERIAM TER COMPORTAMENTOS DECENTES E NÃO O TÊM PORQUE, PELO QUE DESCOBRI (APENAS CONFIRMANDO O QUE JÁ VENHO CONSTATANDO E AFIRMANDO HÁ ALGUM TEMPO!!), AS PRÓPRIAS MÃES SÃO AS RESPONSÁVEIS DIRETAS POR ESSE COMPORTAMENTO MARGINAL. APOIAM VERGONHOSAMENTE OS GRANDES FEITOS DE SEUS FILHOS. (HÁ ALGUMAS EXCEÇÕES, OBVIAMENTE, E ISSO TAMBÉM FICOU CLARO PARA ALGUMAS DAS MÃES).
CLAMEMOS APENAS A MISERICÓRDIA DIVINA , COMO EU SEMPRE FAÇO!! É O FIM DA EDUCAÇÃO!!!


LA-MEN-TO.






Quero encerrar essa fala, dizendo a TODOS que convoquem seus amigos seguidores para estarem cientes dessa realidade em meu blog, o que agradeço imensamente!!! Vou também convocar os meus, que andaram afastados devido ao meu afastamento da net.

Beijos, com carinho.
Professor Aluisio, desculpe-me a desformatação de seu poema, mas se o fiz foi SOMENTE para que meu depoimento não ocupasse tanto espaço. Obrigada pela grande amizade!


Eis o que deixei lá:



Graça disse...


Querido amigo colega,



Eu tive que dar minha "última aula" ontem, sexta-feira, com muita tristeza para mim!!
E infelizmente não pude, como você, neste seu pequeno mas riquíssimo ensaio, transbordante de Amor, celebrar a Amizade e a Vida COMO SEMPRE DESEJEI!
você é testemunha, aqui no meio virtual, do quanto sou apaixonada pela sala de aula e pelo meu trabalho!
Faço-o com alegria e entusiasmo!
Porém, como estava tendo dificuldades com uma sala de sétimo ano, alunos muito rebeldes e indisciplinados, resolvemos convocar os pais/mães para um diálogo.
Para minha grande decepção e tristeza, TODOS os presentes (sem exceção!!!) me atacaram, humilharam-me e UMA FAXINEIRA houve por bem até dar-me "conselhos" de como LECIONAR!!!
Ao sair da sala onde estávamos reunidos, recebi vaias dos alunos em questão e coisas piores, como gestos obscenos!!
Enfim, entrei em Ajustamento Funcional novamente, e enquanto viver jamais vou compreender o motivo de tamanha HOSTILIDADE! E o que é pior, com a conivência das mães!!

ESSES ALUNOS PERDERAM A OPORTUNIDADE DE CONVIVER COM UMA DAS ÚLTIMAS PROFESSORAS QUE REALMENTE LHES QUERIAM DAR AMOR!!

Enfim, PROJETOS como os que elaborei para torná-los um pouco mais humanos, não ficarão engavetados!! Participarei de ONGS e trabalhos voluntários com Educadores Sociais, daqui por diante.
Deus nos proteja sempre, Aluísio!!
Um grande e fraterno abraço!

Graça Lacerda
Nossa missão continua.

sábado, 14 de maio de 2011

Link do Projeto

Meus queridos alunos,

Acontecerá no dia 20 de Maio, sexta-feira próxima, a Culminância do nosso Projeto

ECOSSISTEMA HUMANO: UMA CIDADE CHAMADA VOCÊ!




Com:
- Declamações de poemas
- Artesanato
- Teatro
- Cartazes e Murais
- Slides
- Fotografias
- Filmagens
- Produções Literárias
    entre outros.



Se quiserem rever o nosso Projeto, facilitei pra vocês: é só clicar no link abaixo :

http://botoesmadreperola.blogspot.com/2011/04/ecossistema-humano-uma-cidade-chamada.html

(O "Corpus" building - está construído a 35 quilômetros de  Amsterdam,  na Holanda,  e 35 metros de altura. Suas  paredes  foram modeladas com fibras de vidro para reconstituir  um  gigantesco Corpo Humano. Misto de 'museu de saúde educacional' e parque de diversão e entretenimento, o objetivo do edifício é encorajar as crianças  a cuidarem da saúde de seus próprios corpos. Maravilha!! Os turistas visitantes têm a sensação de  estar encolhidos, numa minúscula escala ...):




Sei que ficaram ávidos para conhecer essa preciosidade...

Beijos,
Professora Graça

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Raras Rimas II

Obrigada pela colaboração, gentil Rodolfo Barcellos!
Sua sugestão enriqueceu essa minha simplicidade...
Abraços e laços!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Soneto XVII









Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.

William Shakespeare