terça-feira, 3 de novembro de 2009

A minha escola pela não violência...




'Violência
segunda-feira, 5 de novembro de 2007'

Um mal que vem crescendo cada dia mais na nossa sociedade, viver com medo de sair de casa , de ter uma casa com muro baixo ou sem um sistema de segurança, estar do lado de dentro das grades nos condominios, tudo isso já é bem corriqueiro, e faz parte da vida da maioria das pessoas.
Pensar numa solução, não sei as vezes tenho a impressão que não se quer tomar as devidas providências, e enquanto isso compra-se carros blindados, deixa-se de sair a noite, evita-se certos lugares.
Há quem entre numa certa neurose de não sair de casa de deixar de fazer certas coisas, mas isso está bem longe de ser a solução.
Mas não vim falar propriamente dos acontecimentos que vemos nos noticiários todos os dias, o que tenho percebido é uma mudança de valores, e costumes a respeito deste tema.
Tudo na vida começa na forma imaterial, nos pensamentos, nos projetos, nos hábitos e hoje vejo que a violência infelizmente está ganhando uma face de "boazinha" falo isso a medida que vejo que os filmes que mais ganham créditos são os mais violentos, um dia destes estava vendo o filme "O labirinto do fauno" estava animada, pois já tinha ouvido falar do filme, mas não sabia nada sobre a história. Tudo começa com a fantática história de uma menina que supostamente seria uma princesa, e que teria que cumprir tarefas para ter de volta a imortalidade, ela recebe um livro que é escrito a medida que acontecimentos ocorrem com ela, essa parte fantástica, mítica é super elaborada, com efeitos especiais, tornando o filme interessante, mais paralelo a isso ocorre a história da sua vida real, onde ela tem uma mãe submissa e um padrasto que é um monstro, nesta parte do filme, a violência impera, com toda a realidade possível e permitida pela tecnologia, é esfaqueamento, sangue jorrando para todos os lados, conclusão não consegui ver estas partes, já que abomino este tipo de filme, com isso um filme que tinha tudo para ser bom , na minha opinião se tornou péssimo.
A sutilesa de ações não existe mais, e se formos argumentar, escutamos. __ isso é a realidade, temos que ver.
Quanto escuto este tipo de coisa fico perplexa, as crinças assistem a desenhos animados com o mesmo grau de violência, e riem....e os pais riem junto, então o que queremos? isso está tão incutido no nosso modo de vida, que quando vemos um ato de violência a tendência é acharmos normal.
Para que as coisas mudem o primeiro passo, nós temos que dar a nível ideológio, primeiros mudamos os valores, depois o comportamento, só assim com bom senso, poderemos viver com mais harmonia.
Adriana
Postado por Adriana às 11:06
Olá :)
Sou aluna em Coimbra e como vi aqui que também se interessam pelo tema da 'violencia' decidi deixar aqui o meu blog sobre o mesmo tema, Eu criei o blog com 2 colegas mas de momento sou eu quem actualiza o blog. Pedia a quem estivesse interessado e a quem tivesse um tempinho para que lá fosse comentar ou visitar o blog. Obrigada .
21 de Julho de 2009 10:34

Amigos,
Esses dias, postando comentário em um dos inúmeros blogs amigos, encontrei esse de uma aluna de Coimbra, e fui conferir.
É muito bom o blog desses estudantes!
Eles trabalham mesmo em prol da não-violência. Vale a pena ver.
Achei interessante também o post da Adriana, pois ela pregou o mesmo discurso meu, quando diz que primeiro mudam-se os valores, depois o comportamento...
Estão de parabéns.

12 comentários:

chica disse...

Muito lindo e verdadeiro esse depoimento da Adriana.A violência anda pegando a todos e em todos lugares...Pena!beijos,chica

chica disse...

Graça, estive no teu ANJO e não consegui comentar por lá.Lindo novo CREDO. E quanto à poesia de Val, claro, podes colocar omde quiseres, fico feliz que tenhas gostado e a Doce Val, autora, também. beijos e tudo está às ordens sempre pra ti,chica

chica disse...

Voltei...Só , se lembrares, me avisa, pra que eu mande o link à autora,tá? Ela fica contente!beijos

Roberta de Souza disse...

Oi querida!
Vou conhecer este blog!

Obrigada pela força de seu elo!

Bj
Beta

Não à Violência! disse...

Olá , queria agradecer imenso mesmo por estares a divulgar aqui o meu blog, Sei que ultimamente não tenho colocado nada de novo lá e que há muito tempo que não actualizo o blogue mas passei agora para o 10º ano e ainda me estou a habituar um bocadinho a isto. É tudo um pouco complicado mas com o tempo espero vir a ter mais tempo para o blogue. Agradeço mesmo muito pelo que estão a fazer. Sou contra a violência, aliás, sempre fui! Gostava de, com a ajuda de todos, acabar com essa violência toda. Já chega de sofrimento. Conheço pessoas que já passaram por isso e é horrivel. Não desejo isso a ninguém!
Muito obrigada :'D

Só queria corrigir aqui uma coisa, eu sou Mariana, e não Adriana. Provavelmente na altura ou esse nome já lá estava colocado na caixa do nome (uma colega minha costuma aceder aqui no meu computador ao blogue dela e chama-se Adriana) ou fui eu que como não gosto de colocar os meus dados pessoais na internet que o fiz de propósito. Peço imensa desculpa por isso mas também foi um bocadinho porque pensei que ninguém iria ver o blogue, normalmente é o que todos fazem, eu bem me esforço por divulgá-lo mas ninguém o visita.

Muito obrigada e desculpem-me mais uma vez :s

Não à Violência! disse...

Olá :)
Muito muito muito obrigada! Sim, realmente. Nem sei como consegui chegar a onde estou agora. Com tanta gente a apoiar-me e a visitar o meu blogue. Só tenho a agradecer a todos! Eu agradeço imenso a sua ajuda. O meu blogue não está muito bonito, está muito simples. Gostava de lhe dar um jeitinho.
Não.. Não irei perder o seu blogue. Irei visitá-lo sempre que puder porque é um óptimo blogue! Gostei muito!

Mais uma vez muito obrigada :)
Beijinhos

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Estou por aqui. belo trabalho.
Saudações Florestais !

Graça Tristão disse...

AMIGA GRAÇA ESTAVA COM SAUDADES...
PRÁ FALAR A VERDADE NÃO GOSTO MUITO DAS "TAIS REGRAS" PRINCIPALMENTE QUANDO TEM QUE INDICAR...E TODAS TEM QUE INDICAR "BLOGS"...
ESPERO QUE ESTAS FLORES PERFUMEM TODA A SUA VIDA!
PAZ NO SEU CORAÇÃO...
BJ
GRAÇA

Graça Tristão disse...

AMIGA PARABÉNS PELO POST!
BJ
GRAÇA

Graça Tristão disse...

VOCÊ VIU GRAÇA PODEMOS FICAR DE MAU HUMOR...HEHEH...FAZ BEM PARA A "CUCA" E NESSA IDADE QUE ESTOU CAMINHANDO TENHO QUE TOMAR CUIDADO!!!
A PAZ E A LUZ DE DEUS TE ACOMPANHE...
BJ
GRAÇA

OLHAR CIDADÃO disse...

Graça

Boa tarde

Minha amiga, eu não conseguiu participar escrevendo um texto,mas, para me redimir fiz um post, divulgando o seu trabalho e a blogagem coletiva dos Blogs Unidos contra a violência.

Espero ter colaborado.

Um fraterno abraço

Não à Violência! disse...

Eu também achei a letra música interessante mas há que admitir que a música não é muito girinha ..

Mais uma vez, obrigada pela sua ajuda e compreensão :)