terça-feira, 19 de outubro de 2010

Série - Bibliotecas - X



Amados,


Para esta décima postagem da série Bibliotecas,  escolhi um dos mais belos textos que já vi, escrito por quem entende do riscado... e do bordado !!! 
Fiquei apaixonada por ele.


A autora? Minha querida amiga Si , do blog De Si Para Si, da cidade do Porto, Portugal. Imaginem que a Si queria colocar "pontos finais" em suas lindas linhas coloridas e brilhantes...tsc, tsc...então, fui  lá em Portugal navegando numa Barca de Flores*, pedir gentilmente a ela que não fizesse isso, Si, que  as laçadas do é, as perninhas do á e os rabinhos do quê são muito importantes para nós, para que teçamos juntas histórias encantadoras como essa que ela escreveu! 




"...às vezes distraio-me de mim e, sem querer, vou."!

E assim, de laçada em laçada, ela vai tecendo suas linhas...






Para  seu prazer e deleite, esse momento de gostosa leitura:



O Bibliotecário de Sonhos




"Naquela casa imponente vivia um homem só.
Na tabuleta suspensa no portão do fim da cerca, dizia 'Proibida a Entrada'.
Mesmo assim, entrei.
Avancei pelo caminho calcetado de musgo, a afundar os pés. Por momentos fui raíz  trepadora da vereda acima, um passo e outro a querer pertencer ali; pela sedução, pelo mistério das coisas que não sabia.
Deixei pendente um suspiro ao chegar ao colosso de lenho vivo transformado em porta. Rangendo, cedeu-me a vontade de prosseguir na descoberta e ele nem deu por mim.
Estava sentado numa cadeira de fumo e movia-se, cadeira e tudo, com a destreza que só os Etéreos possuem: de um lado para o outro, acima, abaixo e mais além; carregado sem esforço, de volumes de caixas decoradas com símbolos secretos.
Deslocava-as com um girar do indicador, apontando em várias direcções da vasta sala, pequena afinal para a imensidade da função: ali se guardavam, metodicamente, todos os sonhos da raça humana; os de grandeza, os puros, os pecaminosos, infantis, coloridos, a preto e branco. Até os cor-de-rosa, os de voar e de cair, todos catalogados, seriados e identificados, prontos a usar; bastaria um girar de indicador.
Deslumbrei-me. 
Quis levar os melhores comigo, escolhê-los a dedo para sonhar bem toda a vida; quis povoar-me de noites evadidas de destinos já urdidos, sonhar alto e alcançar os nunca sonhados. 
Quando dei por mim, sonhava.
O bibliotecário de sonhos catalogou-me, seriou-me, identificou-me e guardou-me numa caixa decorada com símbolos secretos.
Na tabuleta suspensa no portão do fim da cerca, dizia 'Proibida a Saída'."



E  para fundo musical, 'Dreamcatcher' dos Secret Garden...!!!


Precisamos mais?????????


Parabéns, Si, tua história muito me comoveu, e espero que meus amigos tenham apreciado também!!



Sim "porque viver é um  privilégio absoluto", não é , amiga??rs




19 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Bom dia, Graça

Uma postagem maravilhosa composta pela sensibilidade da Si e pelo gosto apurado da Graça, unidos para deleite dos leitores e amigos do "Botões". Maravilhoso!
Parabéns às duas.

bjs.

R. R. Barcellos disse...

- É verdade... quando dou por terminado um conto, uma crônica, um poema, eu não me reconheço mais. A sensação é de que o texto me escreveu, ou pelo menos me revisou. E eu renasço numa edição ampliada e atualizada de mim mesmo.
- Lindo miniconto da Si. Parabéns às duas. E abraços.

Suziley disse...

Que preciosidade de postagem, Graça. Parabéns a Si!! Belo texto. Um lindo dia, boa semana, beijos :)

Roberta de Souza disse...

Nossa que lindo!!

Saudades daqui! Faz tempo que não te visito... Correria total!
Tudo bem por aí??

bj

Roberta de Souza disse...

é lindona! as coisas são assim mesmo.
Cresci né? tudo começou com esta blogagem... veja você!

Não some nao ein!!!

bj

chica disse...

Maravilhosa Si que deve ,sem dúvida , continuar a escrever sempre...Tudo lindo aqui! Um beijo, eu também adoooro hortências.SÕ LINDAS,NÉ? UM BEIJO,TUDO DE BOM,CHICA(VOU VER O BLOG DA si)

Léo Santos disse...

Muito inspirador! Agradável aos olhos de todos aqueles que sonham com versos, linhas, estrofes e parágrafos sem fim, como eu!

Um abraço!

Anônimo disse...

O conto é lindo, e a sensibilidade da autora também, mais a graciosa maneira da professora Graça Lacerda em nos oferecer essa oportunidade de ver o que de mais belo existe em termos de literatura.
Um abraço às duas, parabéns e tudo de bom.

Em Teus Recintos

Quero em teus recintos
Minha alma ascender...
Adentrar pelos teus sonhos
Dos amores e prazer...

Em teus braços descansar,
Ou quem sabe até morrer
No silêncio da penumbra
No amor do teu querer

Bjs

Milene Lima disse...

Eu concordo com todos, o texto é belíssimo. Mas alguns de nós não o conheceríamos sem a sua aguçada sensibilidade, moça.

Beijos...

Eu demoro mas não deixo de vir, saiba disso.

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Olá Graça, vim te conhecer, e amei teu cantinho que é belo e acolhedor! Parabéns pelo blog e pelo belíssimo trabalho desenvolvido aqui por você! Meus aplausos a ti!!! Seguindo-a com imenso prazer... Deixo a ti um abraço e meu carinho... Bjsss

ValeriaC disse...

Graça querida, vim te conhecer, pois muito me encantei com sua participação no Blog do nosso querido Antonio...belíssimas suas palavras, completou perfeitamente os versos dele.
Já estou a te seguir, com grande alegria...gostei demais do que encontrei por aqui.
Que seja doce o seu dia...beijos...
Valéria

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Olá querida! Vim te agradecer pelo carinho de sua visita e lhe deixar um abraço e meu carinho... Bjsss

piedadevieira disse...

Olá, Graça.
Encantei-me por você ao ler seu artigo no Blog do amigo Antonio.
Chegando aqui, encantei-me, novamente, com esse belíssimo conto.
Resolvi ficar.
Beijinhos

Anônimo disse...

Professora Graça, eu venho agradecer tua participação no Vozes, e dizer que fico muito honrado e agradecido.
Deixo um afetuoso abraço, bjs em teu coração.

Graça Lacerda disse...

Amigos!!!

Todos estão convocados seriamente a nunca mais sair daqui e principalmente do coração!!!

Amo vocês!!!

Graça Lacerda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
piedadevieira disse...

Sabe, Graça, que às vezes eu me surpreendo com a amabilidade das pessoas que mal conhecemos, enquanto que algumas de longo tempo não nos acaricia assim com palavras tão meigas?
O prazer foi meu de entrar no seu espaço e começar a conhecer um pouquinho mais de você. Com toda a certeza e, se Deus quiser, aqui estarei sempre.Ainda mais sabendo dessa ponte que é o nosso querido poeta Antonio, que já o admiro tanto.
Beijos, querida.

Ana Filipa Oliveira disse...

Graça, foi um prazer tê-la recebido numa das minhas casas virtuais: Eira do Sol, e com muita alegria que a acolhi como Seguidora. Foi um privilégio! Os seus seguidores sao imensos, comparados com os meus humildes 15. Mas com certeza que você também já teve quinze, nao é? Sinto-me feliz pelo projecto e participacao. No entanto, estou de mudanca. No lugar de ter várias casas, "comprei" casa virtual com quartos para quase todos os blogs onde participo. Assim, passe e prove Mistura à Portuguesa: http://anafilipaoliveira.blogs.sapo.pt/. Até lá! (Vou seguindo o seu blog através de Feeds. Nao vou perder o seu rasto, nao.)

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Amiga, vim novamente te agradecer pela visita, e te dizer que pra mim tu és um anjo que Deus enviou à terra pra trazer alegria e Luz aos humanos! Você já mora em meu coração... A ti meu carinho, viu?