sábado, 28 de maio de 2011

SE ME RESTASSE MAIS UMA AULA...DEPOIMENTO

Meus queridos amigos, nobres colegas professores e educadores,


Fui visitar meu colega Aluisio Cavalcante, em seu blog CORAÇÃO DE PROFESSOR, e deparei com um de seus mais lindos poemas já escritos!


SE ME RESTASSE MAIS UMA AULA


Como seria esta aula?
Eu aprenderia antes de iniciá-la,
O nome de cada aluno.

Observaria o brilho de cada olhar
E o encanto de cada sorriso.
Então a última lição ensinada
Seria cuidadosamente planejada,
Para não apagar de cada aluno
Seu brilho e encanto.
Esta aula falaria de solidariedade, de amizade e respeito.
Falaria de coisas simples e úteis para a vida.
Falaria da responsabilidade de dedicar a lição aprendida,
Para a construção de um mundo de amor, de paz e esperança.
Não se perderia tempo com ensinamentos inúteis.
Com competição e egoísmo.
E ao final dela nos abraçaríamos e sorriríamos.
E escreveríamos poemas sobre o presente.
E iríamos para as ruas
Falar de solidariedade.
E correríamos para as nossas casas
Para abraçar nossas famílias e amigos.
Mas não é preciso esperar a última aula.
Nem tão pouco buscar a justificativa do impossível.
Pois das dificuldades do presente,
Nasce o professor que transforma o mundo.



E resolvi então dividir com todos vocês o que me aconteceu nesses últimos dias. Transcreverei aqui na íntegra, no final deste post, meu comentário deixado lá.


Após 10 (dez) anos afastada de sala de aula, como não havia renovado ainda minha perícia médica, e fui convocada a voltar às salas de aula, resolvi que daria minhas melhores aulas ministradas até hoje, com Projetos Educacionais "pra ninguém botar defeito"...como alguns dos tantos que tantos já conhecem, através de minhas postagens aqui.



Porém, como está escrito:


é impossível evitar o escândalo, mas ai daquele por onde o escândalo vier!
Sempre com obediência a Deus e com a nobre intenção DE NÃO APRESENTAR O ESCÂNDALO, fui guardando comigo toda essa situação SEM compatilhá-la com ninguém!! Desde o início do ano, uma sala com mais de vinte alunos resolveu "do nada" me hostilizar e desacatar covardemente, o que fui levando e tentando contornar a situação, com a ajuda dos profissionais da escola, sem sucesso.
Porém, pelo fato desta situação ter assumido uma gravidade tão grande e de  proporções gigantescas, foi que resolvi também "botar a boca no trombone" e o professor Aluisio Cavalcante, sem querer, deu o empurrãozinho que faltava!!!


Se mereci ou não o acontecido, cabe apenas a Deus julgar! Aqui não me refiro, de modo algum, a merecimentos. NÃO VIM A ESSE MUNDO A PASSEIO, E PORTANTO NÃO DESEJO GLÓRIAS MUNDANAS!!!!Fico apenas com  o coração aos pedaços ao constatar e (o que é mais indigno!) COMPARTILHAR  uma situação como professora & educadora de trinta e tantos anos que sou, de uma barbaridade assim!!
Sim, pois para mim trata-se de uma  BARBÁRIE!!
Alunos não podem desacatar assim  impunemente uma professora!!!! Não uma professora como EU!!!!!!! Logo entenderão.


Faço-me, COM PESAR, agora, as seguintes indagações:


1. SIMPLESMENTE PORQUE TENHO MEUS PROBLEMAS DE SAÚDE EU DEVO SER DESACATADA, ATACADA E HUMILHADA  POR ALUNOS E POR SUAS NOBRES MÃES???


2. SIMPLESMENTE POR AMAR TANTO ESSES DESMERECEDORES DE MINHA (SEQUER!)  ATENÇÃO (COMO PROVARAM!) PRECISO SER HUMILHADA E REJEITADA DESTA FORMA INJUSTA E TOTALMENTE CRUEL???


3. SIMPLESMENTE POR SEREM INDISCIPLINADOS, TIVERAM O DIREITO DE TER LEVADO  A SITUAÇÃO A ESSAS NOBRES MÃES CONFORME SUAS ÓTICAS E DESEJOS??????????? COM MENTIRAS, INFÂMIAS, CALÚNIASSSSSSSSS??????




Ah, se eu pudesse falar HOJE a Deputados e Senadores e à nossa PresidentE da República!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Imagina se eu não tenho a mesma coragem e dom da oratória e leveza e eduação E PODER DE PERSUASÃO de Amanda Gurgel!!! 




Retorno hoje, AOS MEUS BOTÕES DE MADREPÉROLA empunhando as ARMAS!!! TODASSSSSS, amigo e companheiro Barcellos!!!


NÃO PERMITIREI MAIS ABUSOS!!!
ESTEJAM CERTOS,  SENHORA SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO   de minha querida POUSO ALEGRE que tanto amo e homenageio (vide slide do Projeto, logo abaixo do vídeo de Amanda, neste blog) !!! E TODOS QUANTOS FAZEM PARTE DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COM TODO E TOTAL RESPEITO QUE LHES DEVO.


NÃO PERMITIREI MAIS ABUSOS!!!


JAMAIS DESRESPEITEI A NINGUÉM, SOU AMOROSA, EDUCADA, CALOROSA, HUMANA, COMPANHEIRA, "MULTIFUNÇÃO" CONFORME DIZEM CARINHOSAMENTE MEUS COLEGAS. JAMAIS FIZ ALGO DE QUE ME ENVERGONHASSE!!! JAMAIS DISSE UM "NÃO" A QUEM QUER QUE FOSSE, NO MEU MEIO ESCOLAR!!! SOU UMA PESSOA QUE SE DOA,  PRESTATIVA, SE É QUE ISSO AINDA É ENTENDÍVEL NOS DIAS DE HOJE !!!


PORTANTO, EXIJO: RESPEITO!!!


NÃO PERMITIREI MAIS ABUSOS!!


IREI ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, CONFORME DE DIREITO (DIVINO E HUMANO), QUE  SEI, GRAÇAS A DEUS QUE POSSUO!! 


SE ESTAS SENHORAS E NOBRES MAMÃES DE SEUS "PIMPOLHOS CRESCIDOS"  NÃO QUEREM ADMITIR SUAS HORRENDAS FALHAS COMO SERES HUMANOS, SÓ POSSO SENTIR. SÓ POSSO LAMENTAR. DESDENHARAM MINHA COLABORAÇÃO, E JÁ NÃO POSSO FAZER MAIS NADA.
DEUS É MINHA PRINCIPAL TESTEMUNHA QUE  DEI TUDO DE MELHOR A ESSES ALUNOS!!! DEI TUDO DE MIM!! MEU TEMPO, MEU AMOR, MINHA DEDICAÇÃO, MEU RESPEITO, MEU OLHAR, MINHA SINCERIDADE!!! CUIDEI DELES COMO A PESSOAS CHEGADAS, CONFORME AFIRMEI A ESSAS TOLAS MÃES, DIGNAS SIM, DE PENA. UMA DELAS CHEGOU A ME COMPARAR COM A "PROFESSORA QUE MORDEU A MÃO DO ALUNO"!!!!!!!!!!!!!!!!!
UMA OUTRA ME DISSE QUE, SE MINHA "DOENÇA" ESTAVA "PREJUDICANDO" OS LINDOS E COMPORTADOS PIMPOLHOS DELAS, POR QUE FOI QUE EU NÃO "PEDI PARA SAIR"??? 
SIMPLESMENTE RESPONDI QUE CUMPRO ORDENS, QUE NÃO POSSO FAZER O QUE BEM ENTENDO DENTRO DE UMA ESCOLA, E QUE JÁ ESTAVA JUSTAMENTE TOMANDO MINHAS PROVIDÊNCIAS PORQUE ERA EU A PREJUDICADA, NÃO ELES!!!!!!!!!!!!!!




DISSE TAMBÉM ÀS MÃES PRESENTES, QUE, COM MAIS DE TRINTA ANOS DE ESCOLA, EU JAMAIS COLOQUEI UM ALUNO INDISCIPLINADO PARA FORA DE SALA DE AULA, COMO MEUS COLEGAS HÁ ANOS VÊM FAZENDO!!!! DISSE-LHES QUE NÃO O FAÇO PORQUE ALUNO PARA MIM, É "GENTE, É PESSOA"!!!! E, MESMO INDISCIPLINADO, JULGO SER MINHA TAREFA ENCONTRAR UMA ESTRATÉGIA  PERTINENTE À SITUAÇÃO PARA QUE ELE PERMANEÇA EM SALA,  O QUE SEMPRE FUNCIONOU E DEU CERTO!!!


NÃO TOLERAREI MAIS:


MAIS  DE20 (VINTE)  ALUNOS COM INDISCIPLINA, DIARIAMENTE, DERRUBANDO A PROFESSORA, ASSOVIANDO NA SALA DE AULA, DIZENDO PARA A PROFESSORA VIRAR-SE PARA  O QUADRO E ESCREVER, PORQUE, SE FOR PARA GANHAR  $500, 00 PARA FICAR SEM FAZER NADA (!!!!!!!!!!!!!!!!!) ATÉ ELE QUERIA SER PROFESSOR!! E ISSO FOI DITO, PORQUE, SEGUNDO O MESMO, "LEITURA E INTERPRETAÇÃO/COMENTÁRIOS" DO TEXTO LIDO, PASMEM!!! "NÃO SÃO AULAS DE PORTUGUÊS"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


E AS MAMÃES CONTINUAM:
NOSSOS FILHOS PRECISAM DE AULAS DIFERENTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A SUPERVISORA AFIRMA: - MAS COMO ASSIM??? ESTA PROFESSORA É A QUE MAIS AULAS DIFERENTES PROPORCIONA AOS ALUNOS!!!!!!!!!!!!


QUERIDOS E AMADOS AMIGOS:
PAREM O MUNDO... QUE EU VOU DESCER JÁ!!!!!!!!! NÃO SOU TÃO TOLA A PONTO DE ACHAR QUE NÃO EXISTEM SITUAÇÕES PIORES QUE ESSA QUE ENFRENTEI! CLARO QUE HÁ. O QUE ME DEIXA PROFUNDAMENTE TRISTE E ME PREOCUPA BASTANTE É QUE ESSES ALUNOS NÃO SÃO   FILHOS DE PAIS MISERÁVEIS, NÃO PASSAM FOME, PODEM SE VESTIR DECENTEMENTE, NÃO MORAM EM BAIRROS DE ALTA PERICULOSIDADE E MUITO MENOS FAZEM PARTE DE UM. SÃO APENAS ALUNOS. NORMAIS. BONITOS. SAUDÁVEIS.CLASSE BAIXA. QUE DEVERIAM TER COMPORTAMENTOS DECENTES E NÃO O TÊM PORQUE, PELO QUE DESCOBRI (APENAS CONFIRMANDO O QUE JÁ VENHO CONSTATANDO E AFIRMANDO HÁ ALGUM TEMPO!!), AS PRÓPRIAS MÃES SÃO AS RESPONSÁVEIS DIRETAS POR ESSE COMPORTAMENTO MARGINAL. APOIAM VERGONHOSAMENTE OS GRANDES FEITOS DE SEUS FILHOS. (HÁ ALGUMAS EXCEÇÕES, OBVIAMENTE, E ISSO TAMBÉM FICOU CLARO PARA ALGUMAS DAS MÃES).
CLAMEMOS APENAS A MISERICÓRDIA DIVINA , COMO EU SEMPRE FAÇO!! É O FIM DA EDUCAÇÃO!!!


LA-MEN-TO.






Quero encerrar essa fala, dizendo a TODOS que convoquem seus amigos seguidores para estarem cientes dessa realidade em meu blog, o que agradeço imensamente!!! Vou também convocar os meus, que andaram afastados devido ao meu afastamento da net.

Beijos, com carinho.
Professor Aluisio, desculpe-me a desformatação de seu poema, mas se o fiz foi SOMENTE para que meu depoimento não ocupasse tanto espaço. Obrigada pela grande amizade!


Eis o que deixei lá:



Graça disse...


Querido amigo colega,



Eu tive que dar minha "última aula" ontem, sexta-feira, com muita tristeza para mim!!
E infelizmente não pude, como você, neste seu pequeno mas riquíssimo ensaio, transbordante de Amor, celebrar a Amizade e a Vida COMO SEMPRE DESEJEI!
você é testemunha, aqui no meio virtual, do quanto sou apaixonada pela sala de aula e pelo meu trabalho!
Faço-o com alegria e entusiasmo!
Porém, como estava tendo dificuldades com uma sala de sétimo ano, alunos muito rebeldes e indisciplinados, resolvemos convocar os pais/mães para um diálogo.
Para minha grande decepção e tristeza, TODOS os presentes (sem exceção!!!) me atacaram, humilharam-me e UMA FAXINEIRA houve por bem até dar-me "conselhos" de como LECIONAR!!!
Ao sair da sala onde estávamos reunidos, recebi vaias dos alunos em questão e coisas piores, como gestos obscenos!!
Enfim, entrei em Ajustamento Funcional novamente, e enquanto viver jamais vou compreender o motivo de tamanha HOSTILIDADE! E o que é pior, com a conivência das mães!!

ESSES ALUNOS PERDERAM A OPORTUNIDADE DE CONVIVER COM UMA DAS ÚLTIMAS PROFESSORAS QUE REALMENTE LHES QUERIAM DAR AMOR!!

Enfim, PROJETOS como os que elaborei para torná-los um pouco mais humanos, não ficarão engavetados!! Participarei de ONGS e trabalhos voluntários com Educadores Sociais, daqui por diante.
Deus nos proteja sempre, Aluísio!!
Um grande e fraterno abraço!

Graça Lacerda
Nossa missão continua.

19 comentários:

R. R. Barcellos disse...

- Graça, minha querida PROFESSORA MARIA DAS GRAÇAS, você foi marcada pelo dedo de Deus. Não cabem, num simples comentário, as palavras que se atropelam em minha alma. Só digo agora que, para onde quer que eu olhe, vejo a onda crescente da revolta contra um "status quo" que banaliza a EDUCAÇÃO, a ponto de subverter valores consagrados e arrastar nas águas dessa enxurrada mães - pobres mães! - e famílias ofuscadas pelo brilho falso e aliciante de uma "felicidade" ou de uma "liberdade" prometidas por uma máquina monstruosa criada pela própria sociedade que nós inadvertidamente construímos.
- Respire fundo. Estamos apenas nas escaramuças iniciais, e a Amanda já declarou o "casus belli".
- Abraços, guerreira!

João Esteves disse...

Estimada amiga Graça.
A situação da qual acabo de tomar conhecimento aqui, infelizmente protagonizada por você mesma, já seria extremamente lamentável se se tratasse de um caso atípico na cena educacional de hoje.
Se você apresentasse exatamente o mesmo relato, apenas transposto para os anos 50 ou 60, não seria de admirar se alguns leitores presumissem tratar-se de pura ficção sua, tal a escassez de casos análogos.
No entanto, trata-se na nua e crua realidade atual, de uma ação coletiva revoltantemente desrespeitosa para a qual o que não falta é contraponto, inclusive com casos bem mais extremos, como você mesma adequadamente reconhece aqui.
Bem, na qualidade de docente, sempre estive às voltas com problemas comportamentais. Vi-me também em contingências algo semelhantes a estas em natureza, ainda que num grau menos intenso.
Na escola, assim como na vida, sempre vi nas pessoas que decidem discordar de mim ou mesmo antipatizar comigo nada mais que o exercício de um direito inalienável que lhes assiste, direito do qual sou eu mesmo um intransigente defensor.
Agora, o direito a me desrespeitar ostensivamente, que alguns querem arrogar-se, este eu não reconheço de jeito nehhum.
Só eu escolho livremente com quem concordo ou não, com quem simpatizo ou não, mas sinto-me sempre inclinado a ser respeitoso com todos, até mesmo com pessoas que não se dão o devido respeito.
Os que não gostam de mim têm todo o direito de fazê-lo, mas têm eles também algum motivo razoável para isso que eu tenha que reconhecer que dei? Duvideodó.

Graça Lacerda disse...

Meu querido amigo Rodolfo Barcellos,

Obrigada pelo enriquecedor comentário!
Acabei de receber um e-mail de uma amiga, alertando-me para o fato de que nesse depoimento eu possa transparecer algo que não condiz com a verdade, pois ela me conhece bem: o de parecer estar querendo fazer-me de vítima aos olhos de pessoas que, ao contrário dela, não me conhecem tão bem.
Seja como for, não me faço de vítima: EU SOU A VÍTIMA nessa história toda!
É um FATO a banalização da Educação! A sociedade que construímos não foi por nós desejada! Erramos sem saber, porque confiamos em demasia em nossos governantes!!
O desrespeito corre solto, e logo, logo, isso irá mudar, ou nós mudamos por conta própria, (atentando sempre para o bom senso, se for possível, evidentemente!!)
Quer um exemplo?? Estou aprendendo finalmente a me defender desse caos aterrorizante (assunto para um outro post) no qual querem transformar nossas vidas de educadores!!!
Em doze anos que trabalho nesta escola, já pedi mudança de lotação inúmeras vezes, e nunca, mas nunca mesmo me deixaram em paz para trabalhar!!!
A coisa está mudando, e já sabem que comigo não irão brincar de fazer esse tipo de festa mais!!
A-CA-BOU!!
Sei que, como eu, quantas outras profissionais não estão passando pelo mesmo problema ou até piores que esse, sem recursos para se defender ou sem apoio para pedir ajuda!!
E são tantas as modalidades de problemas! Haja vista a própria fala da Amanda: o teor é a vida indigna, com salários reduzidos, mas eu ainda penso que o desrespeito para com os profissionais de educação é muito mais abrangente.
Continuemos na batalha, como guerreiros que somos!
Um abraço fraterno,
com admiração e respeito,
Graça

Graça Lacerda disse...

Olá, João!

Meu querido amigo autor do nosso LEXICOTERAPIA,

Estava eu justamente preparando um resumo do Projeto para aplicá-lo uma vez mais, agora com esses alunos, e eles nem me proporcionaram tempo hábil para que tal acontecesse!!!
Cheguei até mesmo a ouvir de dois deles que não queriam "saber desse Projeto"!!!
Já havia providenciado muitas das Capas de caderno para dar início, confeccionadas em scrap digital com fotos dos alunos e com temas apreciados por eles, e sabe, amigo?
Não houve entusiasmo que desse jeito! Não houve motivação que levasse esses alunos a gostar do que quer que fosse!!
Disse à vice-diretora inúmeras vezes que havia esgotado TODAS as estratégias cabíveis, possíveis e imagináveis para atingir esses alunos rebeldes.
Disse também às mães, em reunião, que, pela primeira vez na vida, eu não conseguira "definir" essa sala de aula com precisão e propriedade!
Eles não conseguiam formar uma unidade (dentro do razoável, é óbvio!) e quando eu ia intervir nesse sentido, era agredida verbalmente, dando a entender que o que queriam mesmo era "bagunçar"!!!

Ah, a LEXICOTERAPIA, NESSE CASO, COMO AJUDARIA, NÃO É MESMO, AMIGO?
Esse projeto é para isso!
MAS ELES REJEITARAM!! NÃO QUISERAM.

Enfim, por mais que eu analise, não consigo entender o que foi que os levou a essa agressão gratuita e covarde.

E como disse no post, modestamente, quem perdeu foram eles. Tão somente. E as mães - pobres mães! como afirmou o Rodolfo.

Um abraço, meu amigo!
Chegaremos lá!!
Existem as ONGS e podemos criar uma, ou participar de uma já existente!
Já conversei com dois Educadores Sociais, e vou empenhar-me nesse quadrante da sociedade: você vai às escolas, faz palestras, ministra tudo com o rigor e a profundidade que o tema requer, e os alunos ouvem tudo assentados, atentos.
Pronto!
Como disse a jovem educadora, a semente é lançada, temos a certeza de que irá brotar em algum campo fértil...
Sala de aula, nem por decreto da maior figura hierárquica desse mundo!!!

Concordo em todos os gêneros com você, nesse Duvideodó, e como concordo!!!
Um grande e forte abraço, João. Obrigada pelo comentário, muito rico e oportuno.
Com admiração e respeito,
Graça

Hugo de Oliveira disse...

Infelizmente o Estado banalizou a Educação e de forma alguma da suporte para que possamos ter uma educação de qualidade para nossas crianças e qualidade de trabalho para nossos professores. A cada dia que passa a violência chega a nossas escolas...As famílias não acompanha o trabalho da escola, não contribui para com o desenvolvimento de seus filhos.

É tudo muito triste.


Ótima sua postagem.
Você faz mestrado em que área?
Quero tanto passar esse ano na seleção de mestrado aqui na UFBA - Bahia. É meu sonho cursar mestrado, me envolver em um grupo de pesquisa.


Abraços
de luz e paz

Graça Lacerda disse...

Hugo, meu querido amigo,

Primeiramente, obrigada por vir, apesar de você ser meu amigo seguidor do Anjo.

Mesmo que o Estado (aqui, Brasil) tenha banalizado tanto a nossa Educação, lamentavelmente, fazendo imperar os contravalores, andando na contramão dos bons costumes,eu ainda continuo pensando assim:
Tudo que me ocorreu agora, veio após dez anos de afastamento de sala de aula, e ainda pensava encontrar os mesmíssimos comportamentos nos alunos como os de dez anos atrás!!! concorda??

Sim, sou humilde o suficiente para analisar onde foi que eu errei, e detectar meu erro para não mais cometê-los!!!

Só que:
Meus erros atingiram diretamente a mim mesma, NENHUM SER HUMANO ficou lesado por isso!
E é por assim ser que continuo indignada com toda essa situação!

Meu brilho nos olhos vai continuar!!
Minha missão ainda me aguarda ainda mais forte agora!!
Foi um verdadeiro aprendizado, pode estar certo.

Envio-te e-mail falando de minha Dissertação, ok, ???

fELICIDADE PRA VOCÊ, COMO PEDAGOGO EXEMPLAR QUE É, E SORTE AÍ NO SEU MESTRADO TAMBÉM!

Beijossssss

Elaine Barnes disse...

Amiga, nem sei o que dizer diante de tamanha decepção. Outro dia ouvi uma diretora de Emei contando num consultório médico que faltava um ano e meio pra se aposentar, quando uma criança de cinco anos a acusou de agressão. Todas as professoras e enúmeras mães a ajudaram,pois sabiam da sua inocencia. Nada adiantou. Os pais do menino a processaram e a luta e desgaste tomaram proporções gigantescas. Ameaças,escandalos doa pais malucos desse menino ...Depois de meses, no dia da sentença onde iria perder seu direito a aposentadoria, o menino na frente do juiz desmentiu. Assumiu que ele próprio havia se arranhado pra acusá-la, pois não gostava dela.
Então amiga,ela perdeu todo o encanto do que mais amava,queria continuar depois de aposentada,esse fato terrível a fez desistir. Não consegue nem passar na porta da escola.

Os pais do menino eram malucos. Foram na casa dela levar um presente por tudo que ela estava passando, depois falaram que queriam que ela tivesse aceito,assim a acusariam mais ainda.
Hoje a educação foi pra o lixo. Incentivam a psicopatas desde pequenos. Os professores que eram autoridade. Nos levantávamos quando eles entravam na sala... Hoje eles tem que sair correndo pra não morrerem nas mãos de alunos. E quantos morrem não?
Afiiiii Montão de bjs e abraços solidários

Leonel disse...

Graça, tomei só agora conhecimento destes tristes fatos que aconteceram contigo, e que infelizmente estão ficando cada vez mais banais pela frequência com que ocorrem!
Eu já escrevi no meu blog uma matéria sobre a forma como era a interação entre alunos e professores na época em que comecei a frequentar os bancos escolares. Para pessoas dos dias de hoje, pode parecer que as mestras eram excessivamente rigorosas, mas eu, que passei pela experiência, não penso assim.
O que vejo hoje é que o rigor nunca tirou pedaços de ninguém, pelo contrário serviu como aperfeiçoamento do caráter daquelas crianças!
Mas o momento atual em diversos aspectos da vida neste país é de um crepúsculo, onde as trevas parecem se fechar cada vez mais!
Muito triste o que se vê nas salas de aula, onde professores(as) honestos(as) e dedicados(as) se defrontam com jovens que parecem ter sido criados sem nenhuma noção de respeito nem caráter!
Ouço falrem em "anos de chumbo". Eu vivi aquela época e não posso nem comparar com o que se vê hoje em termos de costumes.
Só posso me solidarizar contigo e lamentar pela noite que se aproxima...
Abraços!

Valdeir Almeida disse...

Graça, isso é LAMENTÁVEL. Essa é a palavra que melhor me ocorre para definir esse fato.

Aqui na Bahia, há vários relatos assim. Aliás, no Brasil inteiro.


Fico indignado pelo fato de alunos terem a oportunidade de serem lecionados por uma professora tão competente como você, mas deixarem passar, e, o que é pior, de uma forma tão desumana.

Na semana passada, em Salvador, um aluno de 14 anos acusou injustamente um professor de tê-lo agredido. Os colegas do aluno, "na maior cara de pau" indossoram a mentira dele. Tudo porque não querem mais aulas, de disciplina nenhuma.

Obviamente, os pais e mães têm grande participação nisso. Eles elas não querem que seus filhos se esforcem intelectualmente, não querem que lhes dê trabalho. Aliás, eles acham que somos babás, pois em tempos de nossas paralisações, em vez de nos apoiarem, reclamam que quando não há aula os seus filhos ficam sem ter o que fazer dentro de casa. O.k., mas e nos domingos, nos feriados e nas férias?

É por isso que, vez ou outra, escrevo textos de protesto em meu blog para denunciar esse descaso.

Força, Graça, que Deus a abençoe nessa luta. E conte com seu colega aqui, certo?

Abraços.

Roberta de Souza disse...

Amiga, que coisa triste de ler...
A educação, principalmente em casa, está às avessas!!! Como pode isso???

Uma amiga minha que é professora do estado háa séculos, foi ameaçada por um aluno, dentro da sala com uma barra de ferro e a mãe deu razão a ele, acredita??

São casos absurdos!

Como podemos movimentar algo por aqui para que isso mude??

bjkas

Milene Lima disse...

Que situação complicada! Fui lendo seu depoimento e visualizando tudinho, porque sei exatamente como acontece. A diferença é que salas a partir do 6º ano, por aqui, nunca tem menos que 40 alunos, muitas vezes passando dos 50.
Você está certíssima em reagir e não se deixar ser destratada dessa forma. Pior de tudo isso é a ajuda que os pais dão pra que seus filhos cresçam sem o mínimo de respeito por nada ou ninguem.

Lamentável!

Espero que tenha força pra superar tudo isso.

Beijo, Graça.

Valéria Lourenço lage disse...

Graça, tudo o que vem acontecendo com você nesta sala seria de se entender, pois são alunos, mas as mães apoiarem tal comportamento é lamentável!!!
Posteriormente, irão chorar vendo os monstros nos quais se transformaram seus 'pimpolhos', e com sua ajuda e anuência!!!
Triste quadro que se apresenta ao mundo esse em que se encontra a educação...
Abraços e não perca o brilho nos olhos mesmo, não!!!
Não por eles!!!
Se acontecer, que seja por pessoas que valham a pena!!!

☆Lu Cavichioli disse...

MEUS SAIS, MIGA!!!!!!!

Eu só posso entender desta maneira, porque não há mais o que fazer miga. São sinais dos tempos!

Eu lamento profundamente por ti caríssima, justamente porque te conheço e sei de teu empenho como educadora e mulher de grande caráter. Lutadora, guerreira na fronteira da vida e que fez da educação sua bandeira.

Lamento mais: pobres destas ditas senhoras que se dizem mães, mas que são somente sombras .

Meu avô já dizia que os filhos são o espelho dos pais, portanto querida amiga, não se aniquile, nem se atormente porque vc cumpriu sua missão dentro daquilo que se propôs e sabe disso. Com louvor você deve ser lembrada, assim como toda classe de educadores, porque é de responsabilidade de vocês dar continuidade à educação das crianças fora de casa.

Alfabetizar, ensinar, trabalhar, educar, doar, corrigir, e AMAR.

Continue sua luta e arme-se de toda coragem (que sei que tens) e faça de tua inteligencia e criatividade um escudo íntegro que reflita tua imagem de mulher, mãe e educadora, sobretudo AMIGA.

Torço por ti e sei de teu valor.

Meu afeto

da amiga (ainda) virtual

Lu Cavichioli

Graça Lacerda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graça Lacerda disse...

Amigos mui queridos!!

Responderei breve aos comentários.
Obrigada, vocês são preciosos demais!!!
Graça

Graça Lacerda disse...

Recebi da amiga Lu Cavichioli, por e-mail:

MEUS SAIS, MIGA!!!!!!! Nunca na minha vida eu poderia supor que alunos pudessem hostilizar e maltratar a pessoa que nos ajuda a crescer como ser humano diante do mundo e que nos dá de seu conhecimento e experiências fora de nossa casa. Que estudou pra isso e que também já foi aluno. Mas há aí uma grande diferença.

Diferenças de mundos, de gentes, de pais, de mães, de valores em sociedade e, devo colocar um etecétera porque ficaria aqui a noite toda escrevendo ENES (NNNN) motivos para tentar explicar a balbúrdia e descaso que se encontra a educação neste país. Creio que a situação está incontrolável e insustentável.

Olha Graça, li atentamente seu depoimento e tentei colocar-me em sua pele, sabe. Tentei , usando o recurso da empatia, mas creio não consegui chegar nem perto da humilhação e dor que sofreu.

Fico pasma diante da ignorância destas mães que não sabem ser mães e por que não o saberiam se é um ato inerente à mulher? Não sabem porque perderam a vergonha na cara, porque desde cedo estes filhos é que deram as ordens e esses pais pós modernos são todos uns perdedores, escravizados pelos próprios filhos. Vejo isso em minha própria família.

Eu só posso entender desta maneira, porque não há mais o que fazer miga. São sinais dos tempos!
Eu lamento profundamente por ti caríssima, justamente porque te conheço e sei de teu empenho como educadora e mulher de grande caráter. Lutadora, guerreira na fronteira da vida e que fez da educação sua bandeira.

Lamento mais: pobres destas ditas senhoras que se dizem mães, mas que são somente sombras .
Meu avô já dizia que os filhos são o espelho dos pais, portanto querida amiga, não se aniquile, nem se atormente porque vc cumpriu sua missão dentro daquilo que se propôs e sabe disso. Com louvor você deve ser lembrada, assim como toda classe de educadores, porque é de responsabilidade de vocês dar continuidade à educação das crianças fora de casa. Alfabetizar, ensinar, trabalhar, educar, doar, corrigir, e AMAR.

Concluindo, continue sua luta e arme-se de toda coragem (que sei que tens) e faça de tua inteligencia e criatividade um escudo íntegro que reflita tua imagem de mulher, mãe e educadora, sobretudo AMIGA.

E como diria Machado de Assis: "AO PERDEDOR AS BATATAS. E para esses perdedores (alunos e pais) que sigam seus caminhos tortuosos, mesmo porque a escolha foi deles.
Pobre futuro teremos com esses perdedores que têm tudo para dar certo, mas recusam e pisam nas oportunidades.

O leite já foi derramado... Dá-lhe boca no trombone!

Torço por ti e sei de teu valor.
Meu afeto
da amiga (ainda) virtual

Lu Cavichioli

* e pode publicar na íntegra meu coment.
bacio cara mia.

30 de maio de 2011 23:00

Graça Lacerda disse...

Elaine, Valdeir, Leonel, Beta, Milene, Valéria e Lu C.,

Meus amigos: hoje, dia 31 de maio, já mais tranquila, tenho a dizer-lhes que estou muito grata pelas suas opiniões aqui deixadas!
Se relatei o fato, foi porque questionaram e duvidaram de minha integridade e isso eu não poderia aceitar de jeito nenhum!!!
VALEU A PENA.
Agradeço a sua amizade e disponibilidade, professor Valdeir!
Agradeço a sua solidariedade, querida amiga e poetisa Elaine! quem sabe eu passe logo logo a "voar nas asas da coruja" também...
Agradeço à simpatia de pessoa chamada Leonel, e posso garantir que a melhor época de nossas vidas foi a denominada "de chumbo"!! Oxalá os alunos de hoje tivessem uma centelha da educação daqueles tempos que protagonizamos!!!
Beta, que gostoso vê-la sempre animada e encorajada a iniciar um movimento em prol de uma causa!!
Vamos amadurecer a ideia, minha querida jornalista. Já fizemos isso uma vez...não foi??
Obrigada, Milene, e digo-lhe que foram essas palavras de coragem que estão me ajudando a superar mais rápido toda essa lamentável situação!! Você é muito querida!
Minha doce colega de escola Valéria, obrigada também, amiga, pela força bastante sutil e inteligente com que me ajudou a atravessar essa. Valeu!! Conte comigo.
Lu, que comentário delicioso de ler!! Como todos aqui, você foi mil e me ensinou um pouquinho mais sobre aquilo que nós sempre pensamos que já sabemos, por se tratar de nossa área específica da vida do trabalho...e quanto nos enganamos!!!

Para mim, esse fato será uma página virada, agora!

Podem estar certíssimos todos vocês: estou saindo mais segura e mais confiante hoje, pelo apoio que me ofereceram, pela resposta ao meu pedido, e pelas palavras tão bem colocadas (o coração juntamente com a razão) pois entendi que não preciso de confetes, e ninguém mos jogou de forma gratuita e inconsequente, apenas para me agradar. Isso é demais! Isso é ser amigo.
Estejam com Deus, sempre.
Beijos,
Graça

Graça Lacerda disse...

Minha amiga Geisa Machado, psicanalista, disse:

Oi querida!

Este é o end. que uso profissionalmente. Estou te respondendo por aqui porque o meu pessoal está com problemas.

Minha querida amiga! Vc está muito indignada com toda esta história, não é? PARABÉNS por toda esta indignação e por expressá-la!!!

Talvez este seja o seu grande aprendizado. Cristo também se indignou diante dos vendilhões do templo.

“Nobre intenção de não apresentar o escândalo”? A orientação que se dá quando ocorre um caso de Bullying é justamente dar queixa e intimidar o agressor. Não existe nobreza em guardar uma história dessas pra si. O que existe é uma angústia e um mal estar. Se tivesse posto a boca no trombone logo no começo, esta história não tomaria a proporção que tomou.

Vc jamais disse um “não”? Agora é hora de começar a dizer vários. Eu penso que a pessoa deve ser educada, mas “amar os desmerecedores da sua atenção” eu acho que é dar pérolas aos porcos. Nem todo mundo merece a minha amorosidade, portanto eu só me ocupo de pessoas que me fazem bem e me dão amorosidade de volta.

Respeito se conquista e o que está fazendo é um das formas de consegui-lo.

Os pais estão afastados das escolas e, na minha concepção, eles não voltarão mais. Esta cumplicidade rachou, não existe mais. Enquanto as escolas ficarem insistindo nisso elas perdem tempo e não atuam no foco do problema.

O que eu sempre oriento os educadores é que sejam profissionais acima de tudo. Ajudar o aluno a crescer como cidadão e uma pessoa de respeito é o correto. Tratá-lo como filho é errado e isso é o que comumente acontece. E me parece que vc estava agindo assim.

Eu acho que a sua atuação em sala de aula deva ficar no passado. Vc tem ótimos projetos que podem ser implantados em Ongs e outros setores (como vc mesmo colocou). Talvez minha querida, tudo isso aconteceu para vc trabalhar em lugares onde o seu valor será muito mais aproveitado. Com certeza não é em sala de aula. Sabe a frase: Deus escreve certo por linhas tortas? Quando a gente está indo por um caminho que não será bom pra nós, Deus entra em ação para nos colocar em um caminho melhor. E para percebermos, Ele não pode ser sutil. Só nos dando um tranco para nos acordar.

Se quiser conversar mais, estou com Skype. Se vc tiver é só me adicionar (...)
Espero que fique bem e em paz.

Bjussssssss

Graça Lacerda disse...

Geisa,

Muito grata, minha querida amiga, pelas suas importantes colocações, que eu sabia seriam mais que sábias, oportunas e pertinentes!

Com esse agradecimento, confirmo o recebimento de seu e-mail e aproveito para informá-la que colocarei na página dos comentários lá nos Botões.

Sim, querida!! Foi um grande aprendizado, e você veio reafirmar tudo aquilo que eu já estava sentindo e concluindo no que tange a relacionamento professor-aluno: dez anos fora de sala, foi um salto gigantesco!! tudo mudou, e não poderia mesmo ter sido diferente! Penso mesmo que o que eu quis tentar era ver se ainda valia esse contato mais chegado com eles, porém como você afirma, vi que não é mesmo por aí!

Um grande e afetuoso abraço a você, Geisa, e mais uma vez, honrada em ser sua amiga, agradeço de coração!

Beijos,

Graça Lacerda