quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Blogagem Coletiva


NÃO À VIOLÊNCIA!!!
Meu RECADO possui um teor talvez um pouco diferente... por dois bons motivos:
1. Não acho que devamos mais apenas discorrer sobre esse mal que vem assolando assustadoramente a humanidade (discutir é bom e proveitoso) mas apresentar soluções! Aqueles que acreditarem e botarem fé, que se juntem a nós!
2. Minha proposta é fruto da vivência, da experiência e de resultados fantásticos conseguidos.
Tenho que revelar um segredo...
EU CREIO NO PODER GIGANTESCO DAS PALAVRAS!!!
E por esse motivo, elaborei certa vez um Projeto Educacional tendo como princípio e tema gerador, o livro CORRESPONDÊNCIA, de Bartolomeu Campos Queirós.
Esse blog, OS BOTÕES DE MADREPÉROLA, nasceu justamente para compartilhar essa ideia de projeto já realizado e com sucesso, numa escola em que trabalhei por exatamente sete anos.
A ideia é simples, mas maravilhosa e funcional!
Se não podemos fazer nada contra essa violência gratuita que já se instalou aí, e que depende mais de poderosos numa tomada de atitude ( que tristemente constatamos não saber por que não o fazem!!!), podemos e devemos ao menos iniciar por nós mesmos, educadores de crianças e jovens, uma prática pra lá de natural...
Adultos de hoje se lembram muito bem de quanto e como foram corrigidos pelos pais, professores e autoridades da época, quando eram pequenos!
Nossos governantes viveram essa realidade!!!
Nós vivemos essa realidade...
O BULLYING
Trabalhar valores e contravalores nas escolas, no mundo inteiro já é uma realidade: escolas adotam programas de redução e prevenção do bulling, e essa tomada de atitude vem de encontro ao constante grito de ‘basta de violência’, começando aí mesmo e estendendo-se pelas comunidades, pela famílias, pela sociedade, de modo geral.
A criança ou o jovem, assediada e ridicularizada, não tem mesmo como se defender, na maioria dos casos, e esse fato é um pulo para a iniciação nos considerados pequenos crimes (se é que se pode dizer ou considerar assim): irá retribuir essas agressividades com outras ainda maiores, pois ela se vê diante de uma situação de discriminação e segregação, e isso ela não pode suportar... Exclusão, agressão física, brincadeiras de mau gosto, críticas ferinas a raças, etnias, religião, nome, aparência física, hábitos, são algumas das formas do bulling, e estou certa que daí começam as pequenas formas de criminalidade.
Não que todos os envolvidos (vítimas) venham, necessariamente se tornar criminosos, mas todos os criminosos, violentos (os fora-da-lei), tiveram com certeza sua iniciação num tipo de situação como essa.
A PROPOSTA
Baseando-me em uma obra do querido escritor mineiro Bartolomeu Campos Queirós, CORRESPONDÊNCIA, desenvolvi esse Projeto Educacional há alguns anos atrás.
Professora (de português) que sou, observei um detalhe que para muitos passa despercebido: O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM está totalmente estruturado NO SEU UNIVERSO DE PALAVRAS, e isso, radicalmente!
E você, meu querido amigo, poderá dizer-me agora: grande coisa, isso a gente já sabe!
Sim, e sei que sabe mesmo! Só que acho que, o que ainda as pessoas ‘não sabem’ é que MUDANDO-SE ESSE UNIVERSO, MUDAM-SE OS COMPORTAMENTOS! E isso, também radicalmente!!!
RETOMANDO A IDEIA
A partir da obra, criei então o Projeto FAZER ADORMECER E FAZER ACORDAR PALAVRAS, que consiste em enviar bilhetes a um amigo, parente, professor ou colega, diariamente, propondo fazer adormecer palavras negativas, agressivas, tristes e fazendo acordar (tirando do ‘sono’) as ALEGRES, EDIFICANTES, BELAS, HARMONIOSAS... até que possam fazer dessa prática um hábito rotineiro em suas vidas!
Deverão pedir ao amigo/colega que prometa passá-las adiante, ou criar as suas próprias, mas QUE NÃO AS DEIXE DORMIR DE NOVO ‘NO SONO DOS DICIONÁRIOS’!...
REALIZANDO...
1.Caderno de Capa Dura, enfeitado, elegante, para uma determinada quantidade de crianças e/ou jovens.
2.Realizando um verdadeiro brainstorming...
3. Abecedário para escreverem suas palavras, de um lado as negativas, tristes e feias; de outro, as alegres, harmoniosas e bonitas.
4. Enviar, a cada dia, uma palavra a um amigo, parente ou colega: fazer ADORMECER as primeiras e fazer ACORDAR as segundas.
5.Criar o Alfabeto Cívico, porque ali existem palavras de verdadeiro valor para a construção do indivíduo.
6.Não se pode falar de religião? Não faz mal... fale de AMOR.
7.Durante um tempo pré-estabelecido, até que se vejam resultados positivos (e as atitudes revelem uniformidade com o universo de palavras positivas, edificantes, alegres), observar e acompanhar, sempre.
8.Você também participe, não fique como espectador!
9.Elaborar a Carta Magna.
Amigos,
Trata-se de um Projeto Educacional QUE DEU CERTO, e para aquelas crianças e jovens que não possuem escola (por motivo que no momento não vem ao caso), CONSTITUAM-SE PROJETOS SOCIAIS (!) e convidem-me para participar, e apostem se não vou correndo...
Esta é apenas uma SUGESTÃO, porém, como disse, creio no poder infinito das palavras!
Mudam-se as palavras, mudam-se os valores, e mudando valores, mudam-se comportamentos. Sei disto porque VIVO ISTO. .
Desde então, tenho feito esse trabalho sempre, aleatoriamente também, e participado de inacreditáveis resultados!
Utopia, ilusão, loucura, perda de tempo... Chamem a isso o que quiserem, eu a isso chamo prevenção, amor, resgate, ditosa realização! Vale a pena.
Estaremos criando novos adultos, com bons exemplos de vida, e a violência, se não for erradicada de vez, ao menos em grande parte ela será indiscutivelmente REDUZIDA!!!
Vamos tentar???
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
OBS. O Projeto é completo e possui Justificativa, Objetivos, Abrangência, Resultados esperados, Período de realização, Estimativa de custos, Descrição das Ações, Responsável (eis ) pelas ações, Estratégias, Sensibilização, Execução do plano de mobilização, Elaboração e Culminância.
Para participar, é só clicar no banner acima, MIX CULTURAL, à esquerda deste blog.

40 comentários:

Me chamo Elizabete. Sou conhecida como Beth e decidi fazer este Blog para deixar arquivado aqui as pregações feitas na minha Igreja e editadas por mim. São meditações da Palavra do Senhor para a vida. disse...

Olá Graça
Vamos tentar sim!
Estou aderindo a campanha.
Dormimos e acordamos assolados pela violencia.
Quando não nos atinge, atinge nosso vizinho ... nossos irmãos.
E o povo precisa lutar contra a "indiferença", quem sabe o comodismo de se calar diante da violencia!
Que venha o nosso grito, de forma mansa, mas cheio de vontade de começar a mudar o mundo ... começando por mim!
Beijos de paz!

Graça Tristão disse...

GRAÇA AGRADEÇO O CONVITE...MAS SÓ AGORA RECEBI SEU RECADO...12:10 DA MANHÃ...HOJE NÃO PROMETO PARTICIPAR...OLHA A HORA...MAS AMANHÃ SE AINDA DER TEMPO OLHO E PARTICIPO COM CARINHO!
PAZ NO SEU CORAÇÃO!
BJ
GRAÇA

Roberta de Souza disse...

Graça adorei seu projeto!
Era nisso que eu pensava quando escrevi o post e fiz a proposta.
Trocarmos idéias que realmente podem ser feitas e que podem dar certo!
Posso usar partes de seu texto na matéria final que vou fazer sobre o assunto?
Quero fazer isso para divulgar nos meios de comunicação. Com os devidos créditos, claro.
Depois vc me diz de que cidade vc é ok?

Parabéns e obrigada!!!

Bjkas

Graça Lacerda disse...

Beta,
eu não te disse que não seria modesta???
Pois é.
Agora, sim, serei modesta ao extremo para reconhecer que sou fã 'da minha própria ideia'...
Pode?
Quanto a divulgar, eu é que tenho que te agradecer, minha querida, pois esse é um grande sonho meu: que esse Projeto atravesse os muros de minhas escolas, de minha cidade, de meu estado e atinja o mundo!!!
Esteja à vontade para fazer tudo do seu jeito, ok?
Bjs muitos.
E muito grata por apreciá-lo!

Anônimo disse...

Graça

que projeto maravilhoso, adorei e vou até roubar algumas idéias para trabalhar com pacientes na clínica. POde??

beijos

Graça Lacerda disse...

Oi, Rose, minha querida amiga!
Que legal que uma Psicóloga 'fera' como você gostou desse meu Projeto!!!
Isso mesmo, espalhe, 'roube', copie!
Ele foi elaborado para justamente ser VIVO e não para ficar na gaveta, escondido... Leve, sim, aplique as ideias e depois me conte!
Bjs, minha flor.

☆Lu Cavichioli disse...

Graça, espetacular esse projeto amiga! Vamos divulgar no Empório, porque tudo que elaborou é em prol da cultura. É dar um renovo às consciências já cansadas de batalhar contra essa parafernália que assola o país e cidadãos.

ABAIXO O FEBEAPA
FESTIVAL DE BESEIRAS QUE ASSOLA PAÍS
No que precisar, estarei aqui, agitando essa bandeira. Regatemos os valores, o amor à Patria e a si mesmo. Respeito e cidadania com Deus no coração.
Parabéns!
ultrabeijos

☆Lu Cavichioli disse...

FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLA O PAÍS

Graça Lacerda disse...

Lu,
que bom poder contar contigo, amiga!!!
Bom de verdade!!!
Bjssssssssss

Anônimo disse...

Oi Graça

Vou roubar sim, obrigada e mais uma vez parabéns pela idéia maravilhosa.

beijos

Rose

Babi disse...

Graça, parabéns pela idéia maravilhosa!
Um lindo projeto, também vou passar adiante com as crianças que trabalho!

Beijos querida, e foi um imenso prazer conhecer o seu espaço!

Graça Tristão disse...

GRAÇA EU ADORO COISINHAS DE CRIANÇA...ACHO QUE "PENSO" QUE SOU CRIANÇA AINDA...HEHEH...
TENHO UMA DIVIDA COM VOCÊ!
PAZ NO SEU CORAÇÃO...
BJ
GRAÇA

Anônimo disse...

Graça, muito interessante seu projeto. Por meio das palavras você cria uma comunicação saudável entre as crianças participantes. Cria também um modo de prevenção aos atos indesejáveis "forçados" pela lista de palavras indesejáveis. Essa ação torna dinâmica uma associação contra a violência sem discursos. Os próprios participantes comunicam suas idéias. Como, para ser uma boa pessoa, precisamos de treino, a mecânica desse projeto leva, na prática, à esse treino. Para quem não está na escola (não pode frequentar escola) o projeto pode ser levado a comunidades, igrejas, clubes e outros locais. Parabéns Graça por essa iniciativa. Qualquer coisa pode entrar em contato comigo. Beijos com carinho. Manoel.

Graça Lacerda disse...

Manoel,
primeiramente, muito obrigada por fazer parte do meu projeto, uma vez que também aderiu à ideia.
Isso é ótimo, e veja que ele pode ter também variantes... quem quiser adaptá-lo, modificá-lo, tem toda liberdade para fazê-lo!!!
Grata e vou ver se consigo seguir-te, conforme prometi.
Um forte abraço!

João Esteves disse...

Se esperava minha adesão, Graça, acertou em cheio. Irrecusável trabalhar contra a violência e ainda com palavras. Gostaria que você compartilhasse alguns resultados de grande interesse lexicográfico (talvez abrindo exploração a campo virgem).
Seus sete amos de aplicação num dado lugar com pessoas devem ter-lhe rendido interessantes enriquecimentos.
Há palavras claramente negativas ou claramente positivas, mas até essas podem transitar entre os dois lados, dependendo ora do contexto onde estão, ora do(s) sentido(s) em que são empregadas.
Posso redirecionar os leitores do meu Lexicografia para cá quando abordar este assunto, para que tomem conhecimento desta sua matéria pelo texto integral deste post?

Toda e qualquer informação nessa linha me interessa vivamente e você pode usar meu mail joaoestevesalves@gmail.com para a finalidade de comunicar. faremos juntos alguma coisa, assim.

Congratulações pela iniciativa e agradecimentos pelo compartilhar.

Até breve

Graça Tristão disse...

BOA NOITE AMIGA!
ESTOU PASSANDO PARA TE OFERECER "SELINHOS COM CARINHO"...PASSA NO BLOG "GRAÇA COM GRAÇA" ESPERO QUE ACEITE É DE CORAÇÃO!
PAZ NO SEU CAMINHO...
BJ
GRAÇA

Graça Lacerda disse...

Neo,
lembra que eu te disse que você ainda não havia conhecido os verdadeiros 'botões de madrepérola'???
Pois hoje foi o dia, não é, meu querido amigo?
Estou satisfeita com sua visita de honra, e vamos trabalhar juntos, sim!
Lexicografia me interessa muito...
Abraços mil pra você, João!

Graça Tristão disse...

NEM SEI COMO AGIR COM VOCÊ AMIGA...TANTO CARINHO! AGRADEÇO...AGRADEÇO...AGRADEÇO...
PAZ NO SEU CORAÇÃO...NO SEU CAMINHO...QUANDO PRECISAR DE "MIM" É SÓ PEDIR!
BJCAS
GRAÇA

Débora Camargos disse...

Graça e Paz para ti, Graça!
Sou pedagoga e trabalho com formações de professores alfabetizadores e amei seu projeto. Sim, temos que ensinar valores a nossas crianças e jovens e nada melhor do que as PALAVRAS. PALAVRAS SIGNIFICATIVAS. Aquelas, que mudam meu relacionamento com o "outro".
Guerras, conflitos, brigas começam com palavras. E porque não começar a PAZ com elas também. Começarei esse projeto aqui em casa, pois meu lar é o meu MUNDO. Já imaginou se cada família fizesse esse trabalho?
A sobrevivência do mundo e da espécie humana depende da força e do poder dos valores humanos em nossa conduta.
Eu li um texto num dia desses(não me lembro onde) e o teor era que nos transformamos naquilo que prestamos atenção e dedicamos nosso tempo. O texto falava sobre o poder da tv sobre as pessoas.Crianças que assistem muitos filmes violentos acabam adquirindo certas condutas agressivas. E eu concordo.
Se trabalho com palavras do bem com minha turma, posso não alcançar 100% de sucesso, mas lancei as sementes. Estou fazendo a diferença! Estou contribuindo com a mudança do meu mundo.
Para começar mandarei as cinco palavras da Educação em Valores Humanos para você.

Verdade, Ação Correta, Paz, Amor e Não-Violência.

Além de escrevermos as palavras no caderno é bom que falemos sobre a aplicação delas na vida diária para que não fique só nas PALAVRAS, mas nas AÇÕES, por menores que sejam.

“O Amor como pensamento é Verdade. O Amor como ação é Ação Correta. O Amor como sentimento é Paz. O Amor como compreensão é Não-Violência”.
Sathya Sai Baba

Que DEUS continue te abençoando!

Graça Lacerda disse...

Débora,
minha querida amiga e colega!
Qeu bom, estou muito feliz pela aceitação, compreensão e adesão ao meu Projeto!!!
O CADERNO representa apenas o 'pontapé inicial', o primeiro passo para toda uma série de atividades, realizações, vivências e CONCRETIZAÇÕES DESSAS PALAVRAS!
Bjssssss muitossss!
Deus te abençoe também, minha querida.

soninha disse...

Oi linda!Há um livro intitulado Há Poder em Suas Palavras que aborda justamente esta força que você cita.Concordo plenamente com a sua forma de pensar e acredito na sua inteira validade.É preciso mudar sim e que seja pela paz como Ghandi o fez.Sucesso! Espero poder contribuir.bjs

Graça Lacerda disse...

Jakeline Magna disse...
amiga estou participando da blogagem... estou do seu lado... nao aguentamos mais violencia, bjssss
29 de Outubro de 2009 19:26

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Graça

Bastante interessante esse seu projeto. Também acredito no poder da palavra, e não só. No amor, no educar pelo exemplo, num ensino voltado para um futuro melhor, nisso acredito. Os valores estão trocados, a ganância e o egoismo tomaram o lugar do viver em coletividade respeitando para ser respeitado, a cidadania tem outra cara que não a própria, parece que usa uma máscara que lhe esconde um rosto frágil, enfim, tudo isso junto mostra um desvio e uma falha na educação de gerações que parecem terem-se perdido pelos caminhos. Sem boa educação, como formar bons cidadãos? Sem amor, como formar seres humanos amorosos? Sem a boa palavra, como formar uma boa linguagem? Tudo começa, então, na palavra.
Levo sua idéia para o meu blog, junto a um link para cá. Estou assim, aderindo a essa sua campanha que, sem a menor dúvida, é um caminho.
Um abraço e parabéns pela iniciativa.

Marco disse...

Amiga Graça,
Seu projeto é maravilhoso e extremamente válido. Sim, é preciso fazer algo por conta desta violência que grassa no cotidiano, nas escolas, nas ruas. Pessoalmente acredito que algo que não sei exatamente o que foi aconteceu de tempos para cá. No meu tempo de estudante já havia "exclusão, agressão física, brincadeiras de mau gosto, críticas ferinas a raças, etnias, religião, nome, aparência física, hábitos" e ninguém matava ninguém, nem professora e professores eram agredidos, muito pelo contrário, eram respeitadíssimos. A partir de um determinado momento, ir a escola passou a ser um suplício para alguns (professores e alunos), há verdadeiros marginais em sala de aula ameaçando a integridade física das pessoas, e ninguém faz nada para conter essa ciranda tenebrosa. O seu projeto é uma excelente opção para engajar jovens pela força das palavras (concordo que elas tem força), minimizando a força negativa que algumas possam ter. E se você consegue bons resultados, maravilha! Algo precisa mesmo ser feito. Se é "utópico", como alguns possam assegurar, não importa. Você está fazendo a sua parte, como naquela célebre fábula do beija-flor e o incêndio na floresta. Iniciativas como a sua, aliada a outros "Dom Quixotes" que levam arte, esporte, literatura a jovens é mais que louvável.
Parabéns, amiga! Prossiga fazendo a diferença, pois é o que precisamos hoje em dia: de quem faça a diferença.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Carlos Albuquerque disse...

Vivo bem longe, neste lado do mar. A blogosfera nos aproximou. Aqui estou para lhe dizer que também eu acredito no poder das palavras. Basta de violência! Seu projecto é valoroso. Não esmoreça. Daqui lhe envio um abraço solidário.
Levo comigo o selo blogs unidos contra a violência.
BJS

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Lindo. FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER>>> já está por aqui dando uma olhada.
Saudações Florestais !
Beijo grande.

Anônimo disse...

De fato, Graça, eu não havia recebido nenhum convite seu, além desse de agora...
Certo, estou aqui para colaborar com você, fiz exatamente o que me pediu, acessei o MIX. É mesmo importante dar um basta à violência. Quem gosta de sofrê-la?!
Beijos e boa sorte em seu projeto,
Ana Lúcia.

Graça Tristão disse...

BOA TARDE PRÁ VOCÊ TAMBÉM AMIGA...AGORA VOU FAZER UM BOLO DE FUBÁ DE SAL COM QUEIJO PARA O CAFÉ DA TARDE...HOJE MEU FILHO MAIS NOVO COMPLETA 20 ANOS...E VAI COMEMORAR AMANHÃ...MAS PARA NÃO PASSAR EM BRANCO...ELE ESTÁ TRABALHANDO CHEGA + OU - AS 5HS.
FICA EM PAZ
BJ
GRAÇA

Graça Tristão disse...

GRAÇA ESTE É O RECADO QUE DEIXEI NO "MIX"!
FUI CONVIDADA A PARTICIPAR DESTA BLOGAGEM ATRAVÉS DA AMIGA GRAÇA DO BLOG BOTÕES DE MADREPÉROLA...ESTOU AQUI PRONTA PARA PARTICIPAR E CONTRIBUIR COM O QUE EU PUDER ATRAVÉS DE MEUS BLOGS...AINDA HOJE ESTAREI POSTANDO NO MEU BLOG...ESTOU TE SEGUINDO...SE PUDER...VÁ CONHECER MEUS BLOGS!
PAZ NO SEU CORAÇÃO...
GRAÇA

Graça Lacerda disse...

QUE LEGAL AMIGA!!!
QUE ÓTIMO!!!
E QUE TUDO!!!
MUITO OBRIGADA........

Vanessa disse...

Agradeço a você por sua amizade tão especial,
E por me fazer sentir que sou alguém
Com quem você se importa.
Um abençoado final de semana.
Beijos e ternos carinhosos ,Evanir
www.fonte-amor.zip.net

Graça Tristão disse...

GRAÇA VOCÊ VIU ADERI...E AOS POUCOS VOU POSTANDO...O BOLO FICOU PRONTO E OLHA FICOU MUITO BOM...QUEJINHO DERRETIDO...MODESTA...EU?
BJCAS AMIGA
PAZ NO SEU CORAÇÃO...
GRAÇA

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Graça!
Cá estou para conhecer o seu projeto e achei interessantíssimo. Faz todo o sentido que se crie uma áurea de cultura de pacificação em função das palavras predominantes no universo linguístico da criança. Eu não tenho dúvidas de que isso possa sim influenciar, positivamente, no comportamento delas.

Parabéns!!

Me chamo Elizabete. Sou conhecida como Beth e decidi fazer este Blog para deixar arquivado aqui as pregações feitas na minha Igreja e editadas por mim. São meditações da Palavra do Senhor para a vida. disse...

Oi Graça
Como vc sabe eu sempre me enrolo com o Blog, não sei me virar muito bem aqui não.
Faço somente o básico e não achei o comando da postagem.


De qualquer forma estou aqui.
A favor da paz!
Eu que as vezes tanto necessito dela na minha vida pessoal.

Sinto um carinho especial por vc.
Uma força muito grande chega a mim quando vc passa pelo meu Blog.
Te peço que em suas orações peça por mim e meus filhos.

Deus te abençoe.
Beijos

Renato Baptista disse...

Vamos lá amiga... Como podemos colaborar?...Coloco o blog "Nossa Casa da Poesia" à disposição e a Academia da Poesia também.....
http://nossacasadapoesia.blogspot.com
Deixe lá o seu recado de como podemos aderir.
Abraços* e obrigado pela visita honrosa.

Renato Baptista

Paula Mello disse...

Pois é, amiga... A palavra vitaliza emoções, cria formas, modela o mundo! Não foi por acaso que Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração, não é?? E também o mal é o que sai da boca, não o que entra...Ele sabia das coisas...
Sucesso sempre (você já tem) e muita luz!

Graça Lacerda disse...

Paula, que alegria você aqui comigo!!!
Vou lá no teu Quintal convidar-te a aderir também!!!
Mil beijosssss

Me chamo Elizabete. Sou conhecida como Beth e decidi fazer este Blog para deixar arquivado aqui as pregações feitas na minha Igreja e editadas por mim. São meditações da Palavra do Senhor para a vida. disse...

Oi Graça
Vc como sempre me levando pela mão.
Visitei o "quintal" da Paula e amei.
Deixei meu recado!

Fui tbem e acho que me esqueci de dizer que fui por indicação sua.

Me vi naquela passagem do paralítico.
As vezes sou meio assim ... paralítica das dificuldades e opressões que sofro.
Tenho medo de arriscar e bsucar o alto.

Falta acreditar mais em mim!
Obrigada pela ajuda.
Beijos

João Esteves disse...

Graça, acabo de publicar um post no Lexicografia. Deixei lá o URL deste post, conforme combináramos. Ainda não houve visitas nem comentários. Você está sabendo em primeira mão.
Bye.

Canta AMBiente disse...

Graça, vim de lá do blog do Neo-orkuteiro depois de ler a matéria dele e saber mais sobre o seu projeto,que é muito edificante.Você vê outros ambientes onde aplicá-lo,além da escola?Gosto das idéias de Fritjof Capra quando diz:"Ser humano é existir na linguagem.Na linguagem,coordenamos nosso comportamento e,juntos,na linguagem,criamos o nosso mundo." Exatamente o que você fez! Parabéns, Graça, sucesso!
Angélica