Parte IV
A Ceia do Natal - história
Na Idade Média, o Natal era a festa mais alegre e também a mais longa daqueles tempos...
As casas que eram abastadas, serviam cerca de dez diferentes pratos nesta noite especial, segundo Biba e Mirna. Os bons anfitriões ofereciam grande variedade, da qual os convidados degustavam pequenas quantidades em pratos de prata ou servidos dentro de finos pães, como ainda é feito hoje na Arábia.
Contam que “por volta do meio dia, após assistirem à missa comemorativa ao Natal, os convidados do castelo e da corte, em suas mais nobres roupas e penteados, adentravam os salões, lavavam suas mãos com águas perfumadas por flores e frutas. Quando todos se acomodavam, seria iniciado o banquete, com um concerto de trompetes, flautas e tambores anunciando os pratos especiais e tão esperados: gansos, cisnes e pavões, consideradas as aves de ouro, degustadas apenas nessa ocasião, tornando o cardápio do Natal diferente de todas as outras refeições do ano”.
No século XVI, foi importado para a Europa uma exótica e tenra ave: o peru, que causou enorme sensação, pois era, além de tenro, muito suculento...
Nos tempos de Jesus, os pães eram amassados e assados em fornos, fora das casas, num ritual diário da maior importância. Observando a temperatura ideal, a matriarca da família colocava a massa no forno, e fazia pãezinhos chatos, e pode ser que Jesus, ao olhar para Maria, sua mãe, naquele momento, concentrada, comparou o Reino de Deus ao fermento que transforma a farinha em pão macio...
Quando ainda não existiam os talheres, um único prato era dividido por muitas mãos, que eram previamente lavadas e cada pessoa cortava um pedaço desse fino pão e o utilizavam levando a comida à boca. Terminada a refeição, o homem mais velho contava lendas e mitos da sua gente, e cantavam canções, e os jovens tinham ali oportunidades de aprender costumes e tradições de família. Não raro, havia entrenimento e tempo livre, dias inteiros em que os membros da família se juntavam – homens, mulheres e crianças – para a diversão.
Lições aprendidas e ensinadas diante do fogo cozendo uma boa comida... ‘quantos segredos, quantos truques e mistérios, quanto estilo, quanto amor podemos encontrar num simples prato de arroz e feijão!!! A cozinha é o coração da casa, onde se leva a verdadeira essência a todos que lá vivem. A energia amorosa de quem faz a comida é o maior tempero (...)’.
Neste Natal, quero que você tenha um banquete!!!
Não é preciso ser de ganso, cisne, pavão, nem peru...
Faça seu próprio ritual, enfeite sua cozinha, ponha flores, decore e, se gostar de anjos, coloque-os, mas principalmente: PREENCHA-A COM O ESPÍRITO SANTO.
Lembre que ali acontecem milagres...
Faça a sua noite especial com o que você puder e como puder... encha sua casa e seu coração de amor... acenda velas, incenso, coloque boa música, pegue a melhor louça e os mais lindos talheres de que dispuser...
“E QUE TOQUEM AS TROMBETAS, QUE O BANQUETE VAI COMEÇAR!!!”
*************************************************************
Parte V
O Aniversariante
"Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede." (Jo 6:35)
♥
♥
♥
♥ ♥♥♥
9 comentários:
Olá minha amada amiga .Hoje estou aqui para uma missão bem diferente ,,,VENHO DIZER QUE VC È DESTAQUE NO FONTE DE AMOR .E FICARA EM DESTAQUE ATÈ A VIRADA DO ANO .VENHA BUSCAR SEU DESTAQUE POIS FOSTES ESCOLHIDA COM MUITO AMOR.RECEBA NOSSO CARINHO ,EVANIR
www.fonte-amor.zip.net
Olá Graça,
Bastaante curiosos os textos sobre a origem do Natal. Climas alegres e marcados por muita fraternidade.
Gostei tb do " Neo Amigo"
Procurei aqui como segui-la mas não encontrei, porem o fiz lá no seu outro espaço o Quiosque do Paste.
De qq maneira reservo algumas horas para estar aqui com vc.
Forte abraço, neo amiga!!! Alôha= Compartilhar com alegria a energia da vida no presente..Essa é a essência do Olhar de Carpe Diem, obrigado por sua visita!!!
Hod.
São lindos e muito interessantes esses seu textos sobre o Natal, suas festas e tradições, Graça. Uma excelente escolha, muito própria para a época.
Estou adorando ler seus escritos.
Beijos e boa tarde.
O sonho natalino é a verdade de que Ele realmente nasceu por mim e por você, ai percebemos que não é só um sonho mais de todas a mais linda realidade do amor de Jesus.
Deus abençoe seu final de semana.
Beijos ternos e carinhosos ,Evanir.
querida deixei hontem um recado que ficara em destaque até a virada do ano ,mais ñ perguntei se vc aceita aguardadndo resposta.
www.fonte-amor.zip.net
Graça, ótimo esse texto sobre o Natal. Parabéns.
E o meu sempre obrigado pelas suas visitas e comentários. E vamos sim marcar alguma coisa dia desses. Beijos.
Adoro esse clima de Natal...
Pra falar a verdade eu adoro aniversário....nada como festejar a vida e quando se trata de festejar a vida do aniversáriante mais especial da minha vida eu fico em festa.
Bjs e paz pra vc.
Denise (Regina pra vc..rs)
Olá Graça,
Passando agora para agradecer por sua visita e por tão gentis sentimentos.
Ressalto que a dinâmica de " ler do fim para o ínicio" traz uma certa curiosidade""".
Vou experimentar!!
Meus rabiscos são como "Rafs" literários. Não sou escritor. Comecei rescentemente a exercitá-los.
O começo deu-se exatamente e os textos são de minha autoria.
http://carpediem-hod.blogspot.com/search/label/Minha%20Autoria
Doreeeeeiiii sem comentário!!!!
" ......Aconteceu algo no mínimo singular, agora, meu querido amigo!.......
.........E vi (aliviada!) que você postou um dos mais belos 'Diálogos' que tenho visto e lido nesses últimos tempos: 'já você meu amado encontrou uma maneira de entrar!!!"
Parabéns por esse poema (III) e por todos os outros que devem ser igualmente magníficos, e tb por esses versos que escreveu, cheios de amor, metáforas e verdades inspiradas!
Amei.
Um grande abraço!""
Obrigado Graça!!! Alôha,
Forte Abraço querida amiga!!
P.S.: Legal ver o Selo Oficial do Olhar de Carpe Diem aqui com sues Botões de Madrepérolas.
Hod.
Meus amores!!!
Evanir,
Rebeca e Jota Cê,
Hod...
Dulce,
Fabiano
e
Denise...
Amo vocês e já visitei seus lindos blogs!!
Bjsssssssss
O sábado quase acabando e eu aqui escutando Feist... a música é tão linda que resolvi compartilhar... escuta?
http://www.youtube.com/watch?v=bj1w0vxCC2w
Que sua noite seja de luz, menina linda.
Rebeca
-
Postar um comentário