sexta-feira, 11 de março de 2011

Série Bibliotecas - XII


Biblioteca da Abadia - Áustria
(Biblioteca Abadia - Áustria)
"No próximo dia 12 de Março, Sábado, comemora-se em todo o Brasil, o dia do Bibliotecário. A comemoração escolhida para esta data se dá por este ter sido o dia do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.


Manuel Bastos Tigre foi engenheiro e bibliotecário. Nasceu em 1882.  Quando em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos,  conheceu o grande bibliotecário Mervil Dewei o qual instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com Biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional (ver link série IX), onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da BCUB – BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO BRASIL, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado."
A escadaria da Biblioteca da Abadia...

Seu interior...

Ver mais sobre a Biblioteca da Abadia de Melk em:  



Biblioteca Mário de Andrade:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/




Biblioteca pública de minha cidade: "Prisciliana Duarte de Almeida" - Centro de pesquisa e cultura integrada
Acervo: 40.500 livros
Atendimentos/mês: 3.800

Poema de Bastos Tigre:




***


A todos (as) nós!!!
Beijos!
Graça Lacerda

3 comentários:

R. R. Barcellos disse...

- Felicidades sempre aos guardiões dos arcanos que encerram os segredos da sabedoria!
- Abraços, Graça.

jair machado rodrigues disse...

Olá amiga prof. Graça, não me sinto tão distane de ti, pois há muito moras no meu coração...me considero cria de biblioteca, devorei a do meu colégio antes de concluir o velho 2º grau, depois inicei a devora na biblioteca pública de minha cidade natal, e não há no mundo lugar em que me sinto mais seguro, mais feliz...sempre gostei do Visconde de Sabugosa do Monteiro Lobato, queria ser ele. Magnifica postagem. Saudade sempre.
ps. Um imenso abraço.

orvalho do ceu disse...

Olá, querida graça
Foi o segundo post que comentei sobre o dia do bibliotecário... tão pouco difudido... ainda bem que vc nos deu esse prazer!!!
Bjs de paz