domingo, 22 de julho de 2012

5 cartas de amor escritas por personagens históricos

Amigos, 
como eu coleciono cartas de amor de famosos, como as de Abelardo para Heloísa, de Machado de Assis para sua querida Carolina Augusta, e tantas outras cartas de celebridades literárias, encontrei algumas que não conhecia e venho compartilhar com todos vocês:- Enjoy!


1. De Beethoven para sua Amada Imortal "Beethoven declarou-se a uma amada imortal, desconhecida até hoje. Napoleão errou a mira e escreveu cartas de amor para uma pretendente infiel. Marx trocou mensagens românticas com sua noiva para driblar as proibições dos pais da moça. Lewis Carroll, escritor de Alice no país das maravilhas, declarou-se para uma menina que conheceu quando ela tinha 9 anos e ele já estava na casa dos 30. Yoko Ono continuou declarando seu amor para John Lennon 27 anos após o cantor ser assassinado.
História sem fim reuniu cinco cartas de amor de quem marcou a História. São documentos de diferentes épocas, escritos por personagens de diferentes áreas, vivendo em contextos diferentes. Confira como cada um expressou seu amor e conte: qual é sua favorita?
Após a morte do gênio em 1827, seu assistente, Anton Schindler, encontrou uma carta de amor guardada entre os pertences do compositor. Em 1840, Schindler publicou uma biografia sobre Beethoven e divulgou o material. Somente o dia e o mês estão registrados na carta. O local em que a carta foi escrita e o nome da destinatária – identificada na carta como “Amada Imortal” – não aparecem. A história inspirou o filme “Minha Amada Imortal”, de 1995.
Em 1880, a carta foi comprada pela Biblioteca Estatal de Berlim, onde permanece até hoje. Leia:
 
“Meu anjo, meu tudo, meu próprio ser – Hoje apenas algumas palavras à caneta (à tua caneta). Só amanhã os meus alugueres estarão definidos – que desperdício de tempo… Por que sinto essa tristeza profunda se é a necessidade quem manda? Pode o teu amor resistir a todo sacrifício embora não exijamos tudo um do outro? Podes tu mudar o fato de que és completamente minha e eu completamente teu? Oh Deus! Olha para as belezas da natureza e conforta o teu coração. O amor exige tudo, assim sou como tu, e tu és comigo. Mas esqueces-te tão facilmente que eu vivo por ti e por mim. Se estivéssemos completamente unidos, tu sentirias essa dor assim como eu a sinto. [...] Nós provavelmente devemos nos ver em breve, entretanto, hoje eu não posso dividir contigo os pensamentos que tive nos últimos dias sobre minha própria vida – Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum… O meu coração está cheio de coisas que eu gostaria de te dizer – ah – há momentos em que sinto que esse discurso é tão vazio – Alegra-te – Lembra-te da minha verdade, o meu único tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem-nos mandar paz… Teu fiel Ludwig”

Magnífico, não?


Vejam uma palhinha de Machado para Carolina, que era extremamente culta: "Tu pertences ao pequeno número de mulheres que ainda sabem amar, sentir e pensar." 






Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/5-cartas-de-amor-escritas-por-personagens-historicos/ 

6 comentários:

Leonel disse...

Espero que a destinatária merecesse esse amor demonstrado na carta...
Abraços, Graça!

☆Lu Cavichioli disse...

Gracinha do meu cuore, olha eu aqui na madruga, lendo essa blogada fantástica de muito bom gosto, na qual fiquei fascinada.

Li todas com o máximo cuidado para não errar na escolha.

*A priori Beethoven emocionou mas não convenceu.

*Em seguida Napoleão equivocou legal e mesmo que sua esposa lhe fosse fiel, que palavras hostis ele usou de início, não acha?

*Depois me aparece esse Lewis Carroll, totalmente desavisado e caído de amores por uma garotinha de 9 anos. MEUS SAIS!

Por fim dona Yoko Ono, sem novidades nO PAZ & AMOR DE LENNON.

Concluindo: a que mais tocou meu coração foi o Sr. Carroll... Impressionante foi ler aquelas palavras "cansadas" como ele, num desesperado e platônico amor, jamais correspondido, creio eu.

Olha miga, vc arrasou nessa blogada. Foi uma das mais lindas de todos os tempos, e me inspirou, faznedo-me viajar até Mântua para lá encontrar Romeu exilado.
O que ele escreveria a Julieta?

Talvez eu encontre um pergaminho por aí e revele suas últimas palavras de uma das mais lindas e tristes histórias de amor.
(utopias da Lu)- com lincença Sr. Sheakespeare...

Beijo grande e to indo mimir.
Depois a gente se fala sobre minhas aulas e outras coisas do gênero.

Boa noite queridona!

R. R. Barcellos disse...

Concordo com a Lu. Uma mistura de fantasia e romantismo na escrita de um mestre enamorado.

Beijos.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Graça
"Tu pertences ao pequeno número de mulheres que ainda sabem amar, sentir e pensar."
Essa pra mim foi demais!!!
Lindíssimo post!!!
Seja feliz e abençoada!!!
Bjs de paz

Graça Lacerda disse...

Grata, nobres amigos, pelas visitas e comentários...

1- Leonel, acho que ela mereceu sim (será?)rs

2- Lu, que bacana vc percorreu todas!!
E analisou, e chegou à sua conclusão..
Eu prefiro...ah, não vou revelar...hehe
Tem mais, aguarde!!!
Obrigada, cara mia!

3- Rodolfo,
Obrigada, caríssimo! E as Alagoas?? Quero saber tudim...

4- Rosélia,
Quanto tempo, minha querida amiga! Muita saudade...pois somos duas ausentes que só.
Recebi teu mail, vou enviar minha participação. Obrigada.
Esteja com Deus, sempre.

5- Abraços a todos!!

Patty disse...

MINHA FLOR QUE LINDO TUDO ISSO. NOSSA, EU FUI ATRAZ DE TODAS, MAS SÓ CONSEGUI ENCONTRAR A DE MACHADO, E YOKO QUE NAO TEM NOVIDADE JA. MAS QUERIA LER O SEM NOÇÃO QUE CRIOU ALICE, ERA PEDÓFILO NAO E? TINHA 30 E ELA 9/ FOI ISSO MESMO QUE LI?/

MACHADO CHEIO DE DESCULPAS NE?? MAS FORAM FELIZES?/
NOSSA QUE DELICIA, ME AVISA QUANDO TIVER MAIS TA? EU AMEI.
BJÃO PRA TI,
SAUDADES,

PATTY.