domingo, 29 de agosto de 2010

Vale a pena escrever um livro


Alguma vez passou pela sua cabeça escrever um livro? Se ainda não pensou nessa possibilidade, comece a arquitetar esse plano. É um projeto que vale a pena ser perseguido, independentemente do tema que você queira tratar e da atividade que desenvolva. Se tomar a decisão de ser um escritor, prepare-se para fazer bastante sacrifício e dedicar um bom tempo a esse trabalho. Saiba, entretanto, que será um investimento que dará muitos dividendos à sua vida.

Se você deseja mesmo escrever um livro comece reservando algumas horas por semana para concretizar esse plano. Não faça como a maioria que diz ter vontade de escrever um livro, mas a única atitude que toma é postergar essa tarefa. Saiba também que a dificuldade não se resume apenas em escrever, pois, além de descobrir um bom tema, você precisará se empenhar em pesquisas para colher material substancioso e interessante para envolver o leitor.

Será mais difícil ainda encontrar uma editora disposta a aceitar o projeto de publicação. Depois você vai sofrer para que a obra chegue às livrarias. E o maior de todos os pesadelos será o de não ver sua produção intelectual exposta ao mercado comprador. De cada dez escritores que encontro nas livrarias, pelo menos oito reclamam por não terem seus livros em destaque nas mesas das novidades ou dos mais vendidos. Os outros dois já nem reclamam mais por saberem que não vai adiantar nada.

Os vendedores já se acostumaram tanto com essa choradeira que desenvolveram explicações próprias para cada caso; a mais usada é dizer que lá na seção dedicada ao assunto da obra a chance de vender é muito maior. Alguns autores acreditam, outros fingem que se convenceram com os argumentos e continuam esperançosos de que um dia seu querido livro se transforme em um famoso best seller.

A esta altura você talvez esteja pensando: ora, já que vou ter de passar por tudo isso o melhor que tenho a fazer é desistir. Essa é uma péssima decisão! Mesmo imaginando que você não consiga publicar, o fato de pesquisar e escrever será muito importante para o seu desenvolvimento pessoal. Você chegará ao final dessa jornada muito mais experiente e preparado. Supondo que você consiga publicar e que o livro não seja um grande sucesso de venda, não encare o resultado como uma derrota pessoal, pois dos mil e tantos livros publicados todos os meses no Brasil só uns poucos conseguem sobressair.

Pense também que vender livro não deve ser a maior preocupação. O importante mesmo é saber que, escrevendo a obra, você terá a oportunidade gratificante de compartilhar sua experiência com outras pessoas. Eu já escrevi 16 livros e todos foram muito bem-sucedidos. Significa que as dificuldades que acabei de mencionar não existem? Acredite, são até maiores do que descrevi. É uma luta que vale a pena enfrentar, mas que nunca tem fim.

Se você observar os autores campeões de vendas, irá constatar que a maioria vive trocando de editora, pois sempre julgam que em outra casa poderiam vender mais. Todo escritor acha que seu livro é o melhor e que deveria estar mais bem exposto. E quando não conseguem vender como gostariam a culpa deve ser creditada a alguém, que de maneira geral recai sobre a editora. Lembro-me de quando participei de um programa de televisão, e ao meu lado estava uma psicóloga que também faria parte do debate.

Enquanto não entrávamos no ar ela passou o tempo todo criticando a editora que não era competente para vender seu livro. Depois de ouvir as reclamações da autora, eu perguntei se ela havia levado o livro ao programa para tentar mostrá-lo em algum momento. Como resposta ela me disse: você tem razão, sem me censurar acabou mostrando que a culpa é mais minha do que da editora.

Talvez, quando começou a ler este texto, você tivesse a esperança de que eu iria ensinar como escrever um livro, ou que pelo menos desse algumas dicas de como iniciar esse trabalho. Você mesmo vai encontrar os próprios caminhos. Se tiver dificuldade para redigir, inscreva-se num curso de redação. Se ainda não tiver o hábito de escrever, comece produzindo textos curtos sobre assuntos do cotidiano, só para praticar. Encontre uma pessoa experiente que possa dar sugestões e que o ajude a refinar o resultado da sua redação.

Quando já estiver mais tarimbado tente publicar alguns artigos em jornais, revistas ou sites, assim já terá a opinião de outras pessoas sobre a sua atividade como escritor. Pode ser que esses artigos se tornem a base para os futuros capítulos do seu livro. Vai dar trabalho e exigirá persistência, mas com o tempo você irá se sentir cada vez mais desenvolto e competente para pôr suas idéias no papel ou na tela do computador. Não acredite muito nessa história de inspiração de escritor, pois o que vale é o trabalho e a dedicação.

Você vai descobrir que escrever se aprende escrevendo e que quanto mais errar mais saberá como acertar. É um longo caminho que requer sua rápida decisão. Não deixe para amanhã o texto que você já poderia escrever hoje. Não desista de um sonho antes de tentar realizá-lo. Se estiver mesmo interessado em escrever um livro e sentir que essa é uma importante aspiração da sua vida, vá em frente. Esteja consciente de que irá enfrentar dificuldades e obstáculos. Algumas vezes terá vontade de desistir.

Durante alguns períodos deixará o texto de lado e terá de fazer muito esforço para retomá-lo. Entretanto, assim como muitos escritores, talvez, você encontre alguém que reconheça o seu trabalho e o leve pela mão, ajudando-o a realizar o seu sonho. Por outro lado, se isso não ocorrer, como eu disse no início, na pior das hipóteses, você será uma pessoa melhor, mais competente e mais bem preparada para enfrentar a vida e se sair vitorioso em seus embates. Boa sorte. Espero encontrá-lo feliz em uma noite de autógrafos, agradecendo a Deus por não permitir que desistisse antes mesmo de ter tentado.

Fonte: UOL - 04/08/2008 - Reinaldo Polito

Eu já estou iniciando o meu...e você?
Beijos e boa sorte!

4 comentários:

Sandra disse...

Eu também estou!

Perdão pela ausência, Graça, mas as coisas andam corridas por aqui.

Beijo grande!

Ah! Hoje é aniversário do Wilson e do irmão dele. Passa lá pra comemorar com a gente!

Mari Amorim disse...

Fui incumbida por seu amigo André,em dar essa triste noticia
Para a Blogosfera.Hoje o nosso querido Halley transcendeu
as 12:45 em POA RS.de parada cardíaca.
O vôo da Gaivota segue desenhando no céu sua despedida,e
Seu olhar de amor deixado com toda sua essência...
Amigos não tenho palavras e sim um sentimento enorme
De perda,adeus Hod.
Obrigada!
Mari Amorim

Sandra disse...

Como é se ver e encontrar amigos...
Saudades...
Amigos são nossos verdadeiros Presentes. Principalmente o OURO que brilha. És um pedacinho desse Ouro, que brilha em meu blog todos os dias. Muito obrigada pela grandeza da nossa AMIZADE!.
Interação de Amigos comemora. Venha e participe. Pegue seu selinho que é dado com muito carinho. http://sandrarandrade7.blogspot.com
Essa Interação, é um grande bate papo de AMIGOS que se encontram para compartilhar momentos muito ESPECIAIS.
E você é o meu maior Presente. 100 mil visitas já passou.. 102 mil já chegou é muito mais virão. E logo comemoramos outras 100 mil. Valeu pelo seu carinho, amizade e interação. Aprendemos a nos respeitar, nos compreender e tocar momentos super carinhosos. Compartilhamos ideias, emoções e aprendizagens, além das experiências. Agradeço pela sua amizade, carinho e afeto. Longa caminhada se deu.Sei que outras continuarão. E com a sua companhia conquistarei muito mais.

Embora sem tempo, sei que não és esquecido dentro do meu coração e pensamento. Somos AMIGOS DISTANTES, MAS UNIDOS PELO GRANDE CARINHO QUE NOS UNEM.
Por isso vou te esperar por lá. Interação Agrade a sua visita, assim como a Curiosa.
Muito obrigada por existir na minha vida Virtual.
Carinhosamente eu te agradeço, do fundo do meu coração.
Deixo um forte abraço. A minha vida está bem corrida. Mas assim que puder voltarei te visitar..
TE ADORO MEU ETERNO AMIGA(A) VIRTUAL...
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Ventania da Noite disse...

Graça, minha amiga querida.
Passei para agradecer sua visita, adorei os parabéns.

Deus esteja sempre contigo te dando paz, muita luz, muito amor.

Um beijo no seu coração.