nnn

sexta-feira, 11 de março de 2011

Planejamento Bimestral




PLANEJAMENTO BIMESTRAL


Disciplina: Português
7ºs. Anos
Professora: Maria das Graças Lacerda
Supervisora: Hortência Juliana Paiva Pereira
Escola Municipal “Jandyra Tosta de Souza”
Ano: 2011

1º Bimestre

Objetivo Geral:
O aluno deverá ser capaz de usar adequadamente a língua portuguesa em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente (argumentar) sobre o que leem e o que escrevem, bem como construir textos com propriedade, de acordo com o gênero solicitado.

Objetivos Específicos:
 O aluno deverá:
* Reconhecer um Conto como sendo um dos gêneros da narração.
* Reconhecer um Poema narrativo e seu modo de organização.
* Reconhecer, no texto, as diferentes Classes de Palavras, e fora dele, saber classificá-las.
* Ser hábil para argumentar, fazer relações entre textos lidos e ter uma atitude crítica perante as informações recebidas.
* Conhecer a fundo a vida dos autores estudados.
* Interpretar textos com propriedade.
* Buscar informações extra, que complementem os estudos em sala, através de pesquisas.
* “Compor” um conto, a partir de suas  características fundamentais.
* Escrever as palavras observando o padrão de escrita: ortografia e pontuação.
* Levar para a vida prática os fundamentos estudados no Projeto: Do lixo ao luxo – Ecossistema Humano – uma necessidade urgente!

Conteúdos:

Instrumental Linguístico (Trabalhando a Gramática - a língua e sua dinâmica):

- Classes de Palavras – estabelecer para cada uma classe uma cor especial.
- Textos: -
- O encontro de Tom com o príncipe
- Toada de ternura
- A aranha
- Aconteceu alguma coisa
- Os jornais
- Linguagem Oral: gramática natural (usual) e gramática normativa : interlocutores.
- Trabalhando o Poema (Revisão de Verso, Estrofe, Rima, Ritmo e Figuras de Linguagem).
- Processo de Formação de Palavras: derivação e sufixação
- As palavras mudam de classe: efeitos de sentido.
- Projeto: RECICARETA – Do lixo ao luxo (Ecossistema Humano- uma necessidade urgente!)
- Projeto: Lexicoterapia – Adormecer e Acordar Palavras. Autora: Graça Lacerda. Sensibilização: A Palavra no reino da ternura (planejamento quinzenal – ver link blog: http://botoesmadreperola.blogspot.com/search?updated-max=2011-02-14T22:22:00-02:00&max-results=3

Estratégias:

  • Ampliação/ resumo de textos
  • Uso de dicionários / cuidados com a nova ortografia
  • Paráfrases
  • Leitura expressiva
  • Leitura silenciosa
  • Pequenas encenações (cenário, personagens, fala)
  • Redações coletivas
  • Roteiros de Histórias (filme: Central do Brasil ou outro, pertinente ao conteúdo estudado)
  • Folhas impressas, com textos pertinentes ao conteúdo ministrado.

Atividades:

* Interpretação e mais sentidos, para poemas e letras de música.
* Jogral
* Destacar, nos poemas, as Classes de Palavras revisadas, utilizando as dez cores estabelecidas.
* Narrativas: Rescrita de um trecho de conto, com recursos descritivos, linguísticos, com início, meio e fim.
* Construção composicional: conteúdo temático, contexto (cenas, personagens), intenção narrativa, bem como circunstância comunicativa).
* Debate: Os jornais e a realidade
*.Cronistas em foco: pesquisar vida e obras de Carlos Drummond de Andrade e Rubem Braga.
* Trabalhar virtudes, gentilezas, através de cartas e correspondências reais/ fictícias, enfatizando o aspecto social de nossas convivências.
* Grito de Carnaval: 25 de fev.
* Avaliações: 21 a 25 de Mar e 18 a 29 de abr = total do bimestre: 25 pontos.
* Trabalhos: produções de texto; avaliações escritas e orais (informalmente), rescritura de textos; pesquisas; participação nas aulas; debates; atividades em equipes; exploração de textos; autoavaliação.
* Equipes, para desenvolvimento do projeto Do lixo ao Luxo: Ecossistema Humano – uma necessidade urgente!
1. Ecossistema humano: conceito
2. Ecossistema Humano: uma cidade chamada Você!
3. A violência como sinal de desequilíbrio no ecossistema humano (atitudes e modelos teóricos sociais, econômicos e políticos).
4. O ecossistema Humano e seu impacto sobre o planeta
5. Mapas do corpo humano, charges, desenhos pelos alunos
6. Possível produção de um e-book.

Total de dias letivos: 57


Fontes:
* Livro Didático (para apoio): Tudo é linguagem. Autoras: Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi – Editora Ática – 2ª. Ed; 1ª. Impressão; 2010
* Textos extraclasse
* Assuntos abordados em revistas como TV Escola, Nova Escola, Seleções, Veja entre outras, bem como jornais veiculados no município e no país.
* Livros literários/ Antologias


*************************************************************************

Notas:
* A ampliação da leitura, de acordo com o tema estudado, será buscada em outras fontes complementares: antologias, letras de música, poemas com o mesmo tema, curiosidades, artigos informativos, e em outras linguagens como uma imagem científica ou uma obra de  pintor famoso, como: Guernica, de Pablo Picasso; Manacá, de Tarsila do Amaral (entre muitos outros, para criação e releitura).
* Interação com meus blogs :
Botões de Madrepérola (blog-projeto educacional e social)
Anjo de Prata (blog de Arte).
As avaliações (orais ou escritas) estarão sempre vinculadas a determinado texto e/ou contexto. Servirão como ponto de partida e meio de aprendizagem, a fim de replanejamento de aulas, e funcionarão sempre como um Diagnóstico do desenvolvimento do aluno, num processo global e contínuo. Servirão, ainda, para identificar progressos e dificuldades dos mesmos durante sua caminhada para a evolução da aprendizagem.
O projeto Do lixo ao Luxo terá como uma de suas metas, de acordo com o trabalho realizado pelos alunos, a culminância para publicação de um e-book.

Pouso Alegre, Março de 2011

______________________
Maria das Graças Lacerda

Postar um comentário