nnn

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Série - Bibliotecas XIV


Combate ao analfabetismo ganha biblioteca sustentável


Gente, mais uma biblioteca que me fez sonhar com uma, aqui no Brasil!!!


Veja isso:
Com o objetivo de combater o analfabetismo na cidade de Spijkenisse, na Holanda, uma biblioteca sustentável foi inaugurada com mais de 15 mil livros em seu acervo. O complexo pretende aplicar políticas sustentáveis e promover eventos de conscientização ambiental.
Não é uma riqueza?

A chamada “montanha de livros”(BookMountain), é uma pirâmide de vidro onde ficam todos os livros dessa incrível bibilioteca. Ela é contornada por uma estante de 480 metros de comprimento feita com vasos holandeses reciclados.  Com material à prova de fogo, as estantes acompanham os visitantes por todo o edifício. 
Meu Deus, como é linda e eficiente!...


A Biblioteca conta com um agradável Café no topo da pirâmide com vista panorâmica da região. As placas de vidro transparentes da estante permitem que as pessoas vejam todos os livros disponíveis, servindo para estimular a leitura, já que 10% da população ainda é analfabeta.
Lembrando...toda sua estrutura foi produzida com vasos holandeses reciclados!!
Não é demais?

Não é só isso! O local conta com ventilação natural e não possui ar condicionado, para reduzir a emissão de carbono. Sem falar que ainda serve como um centro de educação ambiental, possui áreas de convivência, auditórios comerciais e um mercado.
Queremos uma dessa aqui!

Beijkas, amores!






sábado, 27 de outubro de 2012

Série - Cartas de Amor de notáveis II



Cartas de amor são escritas


Não para dar notícias

Não para contar nada

Mas para que mãos separadas

Se toquem ao tocarem a mesma

Folha de papel

(Rubem Alves)




Para Sempre – 50 Cartas de Amor de Todos os Tempos, organizado por Emerson Tin, traz cartas de 24 notáveis, entre eles: Voltaire; Beethoven; D. Pedro I; Victor Hugo; Chopin; Gonçalves Dias; Machado de Assis; Eça de Queirós; Rui Barbosa; Franz Kafka; Gibran Khalil Gibran; Augusto dos Anjos e Fernando Pessoa. Certas cartas foram guardadas por toda a vida, e as que estão no livro são belíssimas!



Autor: Doyle, Ursula
Editora: Best Seller Ltda




Inspirado no livro que a personagem Carrie Bradshaw lê no filme Sex and the City, Cartas de amor de homens notáveis reúne algumas das correspondências mais românticas da história, encontradas em meio a documentos pessoais de ícones como Beethoven, Victor Hugo, Honoré de Balzac e Charles Darwin. Por meio dessas cartas, o leitor poderá satisfazer sua curiosidade sobre os casos amorosos e a vida particular de figuras históricas importantes e conhecer todas as nuances da paixão, desde a refinada eloquência de Oscar Wilde, passando pela singela devoção de Mozart até o ciúme que Napoleão sentia de sua primeira esposa, Josefina. Amor, esperança e desejo estão representados neste livro, assim como o prazer de receber ou enviar uma mensagem à pessoa amada.



Ícones como Ana Bolena, Catarina de Aragão e rainha Vitória, além das escritoras Katherine Mansfield e Emily Dickinson, entre outras. Um livro cheio de amor, esperança e desejo, assim como o prazer de receber ou enviar uma mensagem à pessoa amada.


Leia mais, aqui aqui.


Ótima leitura!


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Interpretação de texto





BAÚ VAZIO

Talvez na outra linha

Não tenho mais verbos, nem adjetivos, nem pronomes. Nem advérbios, nem preposições.

As orações ficaram todas insubordinadas e os substantivos indecentes.

Comecei a gritar pelas  frases feitas, mas elas não vieram porque sabem que eu não as suporto. Nem mesmo para substituir elas servem.

Clichês e chavões pairavam sobre minha pobre cabeça poética, desarrumada e (talvez) vazia.

Decidi que o ponto final seria meu conselheiro e os dois pontos concordaram:

.

By Lu Cavichioli

*****

Amiga,


Conforme havia prometido, eis a minha promessa cumprida...




INTERPRETAÇÃO DE (seu belo) TEXTO:



Alunos: 9º Ano do Ensino Fundamental e 1º a 3º Anos do Ensino Médio
Escola: Estadual Presidente Bernardes
Professoras:Denise Goulart, Marília Silva, Goretti Oliveira e Graça Lacerda

QUESTÕES


1. A autora Lu Cavichioli (SP) trata, com muito brilho e propriedade, de uma parte da Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Que parte da gramática inspirou a autora, nesse texto? ______________________________________________


2. Utilizando-se de dois prefixos comuns - indicadores de antonímia - (figura que estabelece uma relação de sentido entre dois lexemas, ou seja, uma relação semântica de oposição), Lu Cavichioli reflete seu grito de vazio utilizando-se criativamente de dois adjetivos. Essas duas palavras são:


a)_________________________

b)_________________________

3. Com muita sutileza, há no texto indícios de que a autora pertence à restrita classe daqueles que possuem "classe", estilo, grandiloquencia. Que frase revela esta afirmação?__________________________________________________


4. Abstendo-se de valer de obviedades e das coisas corriqueiras da língua, o poeta vale-se de sua criatividade para escrever seus poemas. É sabido que o jogo de palavras e pensamentos configuram singularmente esse universo. Quais são as duas palavras usadas pela autora do texto para caracterizar o vazio, colocando sérios impedimentos à sua criatividade?


a)_________________________

b)_________________________

5. Lu Cavichioli fecha com maestria e originalidade seu poema. Encontre a figura de alegorias que isso representou para o fechamento do texto: _________________________________________________



*****

Sugestão de leitura e interpretação. Poderão ser acrescentadas outras questões.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Décimo Primeiro Módulo! Deus seja louvado!



Amados amigos,

Conforme prometi a todos, vou colocar aqui algumas considerações sobre o meu Curso de Psicopedagogia Clínico-Institucional.
Já estou no penúltimo Módulo (são doze, no total), alcançando notas magníficas, graças a Deus!
Realizei - com sucesso - as provas presenciais e estou muito satisfeita! 
Minha Situação Acadêmica encontra-se assim:

 Progressão Sugerida: 58.33%
 Progressão Realizada: 83.33%
Parabéns! Você está cumprindo o prazo sugerido.

Hoje, como primeiro assunto, caríssimos, vou lhes mostrar palavras da PresidentE de nossa ABPp Quézia Bombonatto:


O Símbolo acima foi eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia realizado em São Paulo de 9 a 11 de julho de 2009.
A Diretoria Executiva da ABPp mobilizou-se para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Psicopedagogo e traduzisse toda a grandeza da Psicopedagogia.
Criado a partir da imagem da Fita de Möbius, matemático e astrônomo alemão que ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome.
O significado do Símbolo eleito foi descrito da seguinte forma: Fita de Moebüs com 3 voltas. Representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).  Esse símbolo foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação, representando o Psicopedagogo com suas características próprias. Esperamos que nosso Símbolo seja amplamente divulgado!
Um forte abraço!
Quézia Bombonatto - Presidente Nacional da ABPp



Fiquem na paz do Senhor Jesus!!!
FiNa

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Série Bibliotecas - XIII


Meus amados,

Dando sequência à série sobre bibliotecas, peço que vejam essa riqueza de vídeo, caso ainda não tenham tomado conhecimento deste grande Projeto!
Fiquei fascinada por ele, e quis compartilhar com vocês. Assistam, PLEASE,  a esse vídeo, e depois me contem...
Estamos divulgando também no Face essa maravilha!!!!




Veja TUDO no blog da minha fantástica amiga - e conterrânea - Luma:
http://luzdeluma.blogspot.com.br/2010/01/era-uma-casa-muito-engracada.html

Aqui, o link do Facebook do autor desse projeto:
https://www.facebook.com/fernando.moncao

E, se desejarem relembrem uma das postagens minhas, nos Botões, aqui:

Beijos a todos, no coração, e excelente feriado!!!