sábado, 27 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 de Março


                                                                                         

                                                                     (imagem:  Teatro Mágico)
I
Nascimento e a História do Teatro: termo, origens e significados  (aqui)



II

Mensagem de Judi Dench



A Atriz inglesa Judi Dench foi a autora da mensagem do 



Dia Mundial do Teatro que, este sábado, será lida em teatros 




de todos os países.



O Dia Mundial do Teatro é uma oportunidade para celebrar o Teatro nas suas múltiplas formas. O Teatro é uma fonte de divertimento e de inspiração e tem a capacidade de unificar as numerosas populações e culturas existentes no mundo. Mas é mais do que isso e também oferece oportunidades para educar e informar.
O Teatro é feito por todo o mundo e nem sempre nos espaços tradicionais de teatro. Os espectáculos podem acontecer em uma pequena aldeia de África, no sopé de uma montanha da Arménia, em uma pequena ilha do Pacífico. Só precisa de um espaço e de público. O Teatro tem o dom de nos fazer sorrir, de nos fazer chorar, mas também deve fazer-nos pensar e reflectir.
O Teatro faz-se com trabalho de equipa. Vêem-se os actores, mas existe um conjunto extraordinário de pessoas que não é visto. Elas são tão importantes como os actores e são as suas competências diversas e específicas que permitem que o espectáculo aconteça. Devem receber parte do triunfo e sucesso que se espera obter.
O dia 27 de Março é a data oficial do Dia Mundial do Teatro. Mas todos os dias deviam ser considerados, de maneiras diferentes, como um dia de Teatro, pois temos a responsabilidade de continuar essa tradição de divertimento, de educação e de edificação dos nossos públicos, sem os quais nós não poderíamos existir. 
Judi Dench


                                                                                 (Boal)


 III                                                                   



O Jornal Correio da Unesco traz a informação sobre o fundador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal.

IV




Uma mistura de circo, poesia, dança, teatro e música esta é melhor forma de definir o Teatro Mágico. Esse grupo, talentoso e carismático, teve suas influências nos mais variados nomes artísticos: Secos e Molhados, Cirque Du Soleil e também na doçura do mestre e poeta gaúcho Mário Quintana.
O nome do grupo  foi tirado do livro “O Lobo da Estepe”, de Herman Hesse. Em uma passagem, em que a personagem principal  depara com uma placa onde se lê:“Esta noite o Teatro Mágico – Entrada para raros” .
Veja mais dessa alegria pura e contagiante, aqui.
ABÉNS A TODOS OS ATORES E ATRIZES BRASILEIROS E MUNDIAIS!



Postar um comentário