segunda-feira, 1 de março de 2010

CORRESPONDÊNCIA


Meus queridos AMIGOS! Missão cumprida!!!
E antes mesmo que nosso estimado e admirável escritor Bartolomeu Campos Queirós me puxe as orelhas, rsrs, reivindicando seus (sagrados!) direitos autorais,vou explicar a todos, sem demora, que a ideia original é, sim, dele!!! (Essa nossa, de ADORMECER e ACORDAR palavras...).
Sei que demorei mesmo em dar essa explicação, mas ainda está em tempo, com mil pedidos de desculpas ao querido Bartô!
Falemos um pouco sobre esse nobre escritor: ele é mineiro (como eu e muitos de vocês)e com importantes prêmios literários recebidos.
Essa magnífica obra CORRESPONDÊNCIA foi "altamente recomendável para criança - FNLIJ; indicado para a Lista de Honra da IBBY (International Board on Books for Young People, Londrtes - Inglaterra); selecionado para o programa "Cantinho de Leitura" - SEE/MG; selecionado para o programa "Viagem na Leitura" FDE e FAE".
Para ele, " palavras que amamos tanto, há muitos anos, dormem em dicionário"(!!!)
Assim, ele inicia sua aventura, tirando "do sono" palavras para dar de presente. Ana escreve um bilhete a Mateus e lhe envia as palavras: Livre, Terra e Irmão.
E a aventura continua...
Mateus escreve a Maria, e lhe acorda para dar de presente três outras, e pede a ela que lhe prometa não deixá-las dormir de novo.


Certa vez, trabalhei essa ideia do autor em forma de um pequeno Projeto, com sucesso incalculável. Era a antiga 5º Série Azul (hoje 6º Ano; lembram-se disto Pofessor e Diretor José Antônio, Vereadora Rogéria e tantos outros profissionais do ensino da extinta Escola Estadual Professor Ladislau?).
Houve entusiasmo geral, os alunos adquiriram todo material de que precisávamos (apenas envelopes coloridos para confecção de murais e um caderno de capa dura, decorado).




(imagem em http://palavramagicacurso.blogspot.com/2009/08/correspondencia.html)


Essa troca de palavras para fazer Adormecer e fazer Acordar foi realmente um crescimento para eles, e depois se estendeu para toda a escola, para somente quem quisesse participar, em forma de convite...


(imagem em http://palavramagicacurso.blogspot.com/2009/08/correspondencia.html)


É uma pena que as coisas mudam, a influência exagerada de gírias, palavras de um universo cotidiano desagradável onde vivem nossas crianças e nossos jovens e ainda o advento do "internetês" abusivo e sem critério nenhum, fizeram com que literalmente muitas de nossas edificantes palavras ficassem adormecidas nos dicionários!!!
Por esta razão, a criação deste modesto blog.
Vocês, amigos queridos, que me acompanharam, ao logo desse Pro (tra)jeto, lembram-se também de que ele foi carinhosamente "batizado" de Lexicoterapia, pelo amigo e tradutor João Eteves, do blog  neo-orkuteiro-lexicoterapia.blogspot.com


com a postagem de quarta-feira, 4 de novembro de 2009Um Léxico Pacificador: Boa Ideia!









Em tempo 1: uniremos nossas palavras, em pequenas cartas, numa carta maior, a Carta Magna (conforme sugestão/proposta do autor) e tenho esperança de que uma "blog-corrente"  poderá ser útil nessa nobre missão,  meu caro Bartolomeu.

Em tempo 2:Leitura mais que recomendada até para 'marmanjos' que acham que sabem tudo da vida...

P.S.   Minha alegria hoje é imensa, e quero agradecer a todos que nesses longos meses colaboraram para que esse Projeto tomasse corpo. Foram  07 (sete) meses de pura alegria, diversão, enriquecimento, viagens, conhecimento, aprendizado...

Encerro hoje suas atividades teóricas, para finalmente passar às atividades práticas.

Os Botões de Madrepérola agradecem , prometendo voltar reinventados!!!
Para continuar acompanhando-me,  o Anjo de Prata estará sempre esperando-o com um bafejo do céu para todos!!!
Clique aqui, se  decidir acompanhar-me  entre nuvens:...


Aqui, haverá sempre um Anjo ou um Querubim docemente esperando por você, para um ósculo em seu ♥!

Beijos na alma linda de cada um... sintam-se fortemente e amorosamente abraçados!!!






Um sincero e eterno agradecimento a Deus, que me permitiu sobreviver...







As lutas foram enormes, mas a vontade de viver e de amar superou tudo!!!



Postar um comentário