sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lexicoterapia© e Excelência Humana - Os desafios do século XXI


Queridos colegas, professores e amigos!

...Estava em dúvida sobre o que postar para finalizar esse ano e agradecer por esse nosso convívio, por um pedacinho (bem curto!) de tempo...
Pensei em colocar meu 'discurso de formatura' onde pude provar que o curso de Mecânica não precisava ser tão frio e acanhadamente deserto como afirmavam alguns... com a teoria da ação das máquinas!
Mas, além de grande, poderia não ser interessante para todos...

Então, oh, dúvida cruel, resolvi dizer apenas 'algumas' palavras sobre o que entendo que deva ser a escola, seus currículos, e nós, seres humanos em sua essência: devem ser EXCELENTES!

O currículo escolar precisa 'ter espaço para os sonhos', e isso é fundamental na opinião do terapeuta holístico do Rio Grande do Sul, Roberto Crema. Para ele, a epistemologia também deve ser considerada, uma vez que é o estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas'.

O ser humano: este é o próprio desafio do século XXI. Somos sopro=espírito= essência= vida!!!

Pois bem, meu Projeto Acordar e Adormecer Palavras retoma esse princípio, e está sendo implementado com o nome de Lexicoterapia©, em uma conceituada clínica de psicologia, com ótimos resultados, apesar de estar ainda na fase 'embrionária', como enfatiza o co-autor Neo-orkuteiro(neo-orkuteiro-lexicografia.blogspot.com) meu amigo e tradutor que deu o nome ao projeto: "Graça, uma terapêutica basada em palavras! Que maravilha, hein?
Ela bem que poderia ser batizada como "lexicoterapia", este palavrão com raizes gregas como em medicina é corriqueiro, nada sonoroso também, mas que afinal de contas funciona, e isso é o que importa.
Na fase de estudos prévios para viabilização e pesquisa, estarei sempre disposto e disponível para participar com algum contributo, por mínimo que seja, ou seja "um ramo do conhecimento ainda em gestação."...

'Criar é algo que pressupõe felicidade'. Por isso mesmo devemos ser facilitadores da transformação do mundo!!! Enquanto verbo, a palavra se originou. Mas as palavras hoje não estão sendo ditas convenientemente, pois a saúde, o bem-estar, a não violência dependem dos pensamentos e das palavras pronunciadas! Essa é a tese do meu Projeto, já postado aqui, e tão bem aceito e entendido por todos...
Recentemente, li que pesquisas médicas e científicas mais recentes concluíram que o inimigo mais temido pelo organismo não são os micróbios… mas os pensamentos e as palavras de cada dia!!!
"Há um nutriente de efeitos terapêuticos mais eficaz que as vitaminas, os minerais, as enzimas, os remédios naturais e as ervas medicinais: o AMOR", segundo meu sábio amigo A. João Soares, do blog paoesaude.blogspot.com,com quem concordo em todos os gêneros, pois o amor vem de Deus e fomos resgatados para esse amor na pessoa de Jesus Cristo que tudo transforma e 'restaura'.

Baseando-se na obra dr. Richard Schulze, 'Common Sense Health', diz João Soares:
"O cérebro trabalha constantemente, todos os dias do ano e a toda hora, não fecha nos feriados nem tira férias. Em princípio, é o computador que dirige o organismo, e regula praticamente cada una das funções do metabolismo e seu equilíbrio químico. (...).
A ciência já descobriu que, quando se tem um pensamento, o cérebro produz substâncias que abrem o que se poderia chamar de janela para a actuação dos sentimentos. Quando o pensamento é concluído, a janela se fecha. (...)
Essas substâncias segregadas pelo cérebro se chamam neuropeptídeos. A biologia levou anos pesquisando este campo e ainda continua. (...)
E é aqui que a coisa se torna inquietante: A ciência médica fez uma descoberta transcendental na última década que passou praticamente desconhecida. Já era sabido que as células do sistema imunológico, como todas as demais, têm compartimentos de descarga em sua membrana para assimilar diversas substâncias. O que se descobriu foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, vírus, fungos, parasitas, câncer e de todas as enfermidades existe um ponto concreto de carga que recebe os neuropeptídeos.
O que importa ao sistema imunológico é aquilo que pensamos, por isso a importância dos pensamentos! O cérebro só cria a doença que conhece e o nosso temor em ter uma doença é o precursor da criação dela. Somos responsáveis pelos nossos sentimentos mais interiores. As palavras afectam-nos mais do que armas. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime o nosso sistema imunológico.
E isso não é tudo: já temos visto que o sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos, raivas, mágoas, as ofensas que ouvimos, o amor que nos negamos, enquanto nenhuma célula ou órgão do organismo monitore e responda com uma acção concreta a estas pragas danosas que se vão acumulando no órgão que estiver mais fraco.
A resposta do sistema imunológico está condicionada pelo pensamento!
O sistema imunológico não só escuta, mas reage de acordo com o pensamento a este diálogo emocional. As células que defendem o nosso organismo têm pontos receptores de neuropeptídeos, as substâncias que produzimos no cérebro com cada pensamento. E a resposta do nosso organismo aos germes patogénicos ou ofensas, varia dependendo de que se fortaleça ou debilite o amor por nós mesmos que dará força ao nosso sistema imunológico para nos defender e nos manter saudáveis.
Tudo o que fazemos ou deixamos que nos façam tem consequências físicas. "

Amigos!
Está aqui, claríssima (!) a minha base científica para o meu projeto Lexicoterapia©.
Não se trata de modismos, visto que um dos quatro pilares básicos da educação, frente ao conhecimento, e sob o ponto de vista holístico é justamente o 'aprender a aprender'. O jovem e a criança aprendem sim, e reeducam seu universo vocabular; e consequentemente, seus hábitos e atitudes se transformam, conforme estou querendo demonstrar e já o fiz aqui.

'Ousar, para não findar'. 'Esclarecer, para não esclerosar'... são palavras de Crema que adotei no meu dia-a dia, enquanto coloco meu projeto em prática. Segundo ele, devemos SER para aquilo que não passa, e estou certa de que esse Projeto irá vingar e será uma das maravilhas do século XXI.

AMOR É A TECNOLOGIA MAIS SOFISTICADA DE TODOS OS UNIVERSOS, segundo esse holístico. Para ele, nossa tarefa é TRANSMUTAR O 'LODO' (desvio, corrupção, arrogância) NUMA FLOR. (No Oriente, sabemos que o Lótus é considerado sagrado!)
Devemos confiar, então, 'em tempo de catástrofes, pois sempre haverá reconstruções, em tempos difíceis'!!!

Se bem-aventurança significa estar em marcha, seremos seguramente bem-aventurados!!! Solidários, com sinergia e comunhão.

Excelente 2010 a todos!!!

Postar um comentário