sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lexicoterapia© e Excelência Humana - Os desafios do século XXI


Queridos colegas, professores e amigos!

...Estava em dúvida sobre o que postar para finalizar esse ano e agradecer por esse nosso convívio, por um pedacinho (bem curto!) de tempo...
Pensei em colocar meu 'discurso de formatura' onde pude provar que o curso de Mecânica não precisava ser tão frio e acanhadamente deserto como afirmavam alguns... com a teoria da ação das máquinas!
Mas, além de grande, poderia não ser interessante para todos...

Então, oh, dúvida cruel, resolvi dizer apenas 'algumas' palavras sobre o que entendo que deva ser a escola, seus currículos, e nós, seres humanos em sua essência: devem ser EXCELENTES!

O currículo escolar precisa 'ter espaço para os sonhos', e isso é fundamental na opinião do terapeuta holístico do Rio Grande do Sul, Roberto Crema. Para ele, a epistemologia também deve ser considerada, uma vez que é o estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas'.

O ser humano: este é o próprio desafio do século XXI. Somos sopro=espírito= essência= vida!!!

Pois bem, meu Projeto Acordar e Adormecer Palavras retoma esse princípio, e está sendo implementado com o nome de Lexicoterapia©, em uma conceituada clínica de psicologia, com ótimos resultados, apesar de estar ainda na fase 'embrionária', como enfatiza o co-autor Neo-orkuteiro(neo-orkuteiro-lexicografia.blogspot.com) meu amigo e tradutor que deu o nome ao projeto: "Graça, uma terapêutica basada em palavras! Que maravilha, hein?
Ela bem que poderia ser batizada como "lexicoterapia", este palavrão com raizes gregas como em medicina é corriqueiro, nada sonoroso também, mas que afinal de contas funciona, e isso é o que importa.
Na fase de estudos prévios para viabilização e pesquisa, estarei sempre disposto e disponível para participar com algum contributo, por mínimo que seja, ou seja "um ramo do conhecimento ainda em gestação."...

'Criar é algo que pressupõe felicidade'. Por isso mesmo devemos ser facilitadores da transformação do mundo!!! Enquanto verbo, a palavra se originou. Mas as palavras hoje não estão sendo ditas convenientemente, pois a saúde, o bem-estar, a não violência dependem dos pensamentos e das palavras pronunciadas! Essa é a tese do meu Projeto, já postado aqui, e tão bem aceito e entendido por todos...
Recentemente, li que pesquisas médicas e científicas mais recentes concluíram que o inimigo mais temido pelo organismo não são os micróbios… mas os pensamentos e as palavras de cada dia!!!
"Há um nutriente de efeitos terapêuticos mais eficaz que as vitaminas, os minerais, as enzimas, os remédios naturais e as ervas medicinais: o AMOR", segundo meu sábio amigo A. João Soares, do blog paoesaude.blogspot.com,com quem concordo em todos os gêneros, pois o amor vem de Deus e fomos resgatados para esse amor na pessoa de Jesus Cristo que tudo transforma e 'restaura'.

Baseando-se na obra dr. Richard Schulze, 'Common Sense Health', diz João Soares:
"O cérebro trabalha constantemente, todos os dias do ano e a toda hora, não fecha nos feriados nem tira férias. Em princípio, é o computador que dirige o organismo, e regula praticamente cada una das funções do metabolismo e seu equilíbrio químico. (...).
A ciência já descobriu que, quando se tem um pensamento, o cérebro produz substâncias que abrem o que se poderia chamar de janela para a actuação dos sentimentos. Quando o pensamento é concluído, a janela se fecha. (...)
Essas substâncias segregadas pelo cérebro se chamam neuropeptídeos. A biologia levou anos pesquisando este campo e ainda continua. (...)
E é aqui que a coisa se torna inquietante: A ciência médica fez uma descoberta transcendental na última década que passou praticamente desconhecida. Já era sabido que as células do sistema imunológico, como todas as demais, têm compartimentos de descarga em sua membrana para assimilar diversas substâncias. O que se descobriu foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, vírus, fungos, parasitas, câncer e de todas as enfermidades existe um ponto concreto de carga que recebe os neuropeptídeos.
O que importa ao sistema imunológico é aquilo que pensamos, por isso a importância dos pensamentos! O cérebro só cria a doença que conhece e o nosso temor em ter uma doença é o precursor da criação dela. Somos responsáveis pelos nossos sentimentos mais interiores. As palavras afectam-nos mais do que armas. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime o nosso sistema imunológico.
E isso não é tudo: já temos visto que o sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos, raivas, mágoas, as ofensas que ouvimos, o amor que nos negamos, enquanto nenhuma célula ou órgão do organismo monitore e responda com uma acção concreta a estas pragas danosas que se vão acumulando no órgão que estiver mais fraco.
A resposta do sistema imunológico está condicionada pelo pensamento!
O sistema imunológico não só escuta, mas reage de acordo com o pensamento a este diálogo emocional. As células que defendem o nosso organismo têm pontos receptores de neuropeptídeos, as substâncias que produzimos no cérebro com cada pensamento. E a resposta do nosso organismo aos germes patogénicos ou ofensas, varia dependendo de que se fortaleça ou debilite o amor por nós mesmos que dará força ao nosso sistema imunológico para nos defender e nos manter saudáveis.
Tudo o que fazemos ou deixamos que nos façam tem consequências físicas. "

Amigos!
Está aqui, claríssima (!) a minha base científica para o meu projeto Lexicoterapia©.
Não se trata de modismos, visto que um dos quatro pilares básicos da educação, frente ao conhecimento, e sob o ponto de vista holístico é justamente o 'aprender a aprender'. O jovem e a criança aprendem sim, e reeducam seu universo vocabular; e consequentemente, seus hábitos e atitudes se transformam, conforme estou querendo demonstrar e já o fiz aqui.

'Ousar, para não findar'. 'Esclarecer, para não esclerosar'... são palavras de Crema que adotei no meu dia-a dia, enquanto coloco meu projeto em prática. Segundo ele, devemos SER para aquilo que não passa, e estou certa de que esse Projeto irá vingar e será uma das maravilhas do século XXI.

AMOR É A TECNOLOGIA MAIS SOFISTICADA DE TODOS OS UNIVERSOS, segundo esse holístico. Para ele, nossa tarefa é TRANSMUTAR O 'LODO' (desvio, corrupção, arrogância) NUMA FLOR. (No Oriente, sabemos que o Lótus é considerado sagrado!)
Devemos confiar, então, 'em tempo de catástrofes, pois sempre haverá reconstruções, em tempos difíceis'!!!

Se bem-aventurança significa estar em marcha, seremos seguramente bem-aventurados!!! Solidários, com sinergia e comunhão.

Excelente 2010 a todos!!!

18 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Cara Graça,

Cheguei até si pelo seu comentário no Saúde e Alimentação do meu querido amigo e colega, João Soares, do Sempre Jovens.

O seu trabalho ficou fantástico! Eu julgo que já sou sua seguidora, mas não vi agora a sua lista de seguidores.
Voltarei para ler com mais tempo mais trabalhos seus. O
O seu Blogue está cheio deles.

Beijo
Fernanda Ferreira ou

Graça Lacerda disse...

Minha querida Ná,

que bom, eu acabo de postar e já tenho uma leitora nova!!
Sabe, muitos amigos blogueiros já conhecem esse meu Projeto LEXICOTERAPIA©.
Estamos na luta...
Bjsss
Vou conhecê-la melhor..

Hod disse...

Prabéns Graça. Seu projeto Lexicoterapia© está muito bem fundamentado e desejo-lhe sucesso!!!

Feliz pelo amáel e gentil retorno às atmosferas de Hod. E tb por aceitar o sentimento de compartilhar informação. Somo presente um do outro!!

Beijos e Forte Abraço!!

Hod.

Graça Lacerda disse...

Hod,

meu querido!!!

Claro que aceitarei sempre, sempre, sempre, todo sentimento de compartilhar informação... ainda mais vindo de você, amigo.

Acredito que somos mesmo presente um do outro, por uma dessas "razões que a própria razão desconhece"...

Grata por retribuir minha visita.
Estarei 'sobrevoando' suas atmosferas em breve...
Meu afeto.

Anônimo disse...

Graça, não conhecia nada sobre essa maravilha. Adorei. Lí atentamente sua postagem e achei muito interessante. Vejo até uma explicação para esses desvios de comportamento como a Síndrome do Pânico. Essa energia (que você cita) vai acumulando e não é liberada. Quando satura, desregula todo o sistema controlador de distribuição de sentimentos. Não sei me expressar tecnicamente e nem tenho suficiente conhecimento sobre o seu projeto, mas lendo sua postagem conseguí entender (para mim) o porque desses desvios. Adorei sua postagem. Acredito mesmo que esse projeto esclarecerá e melhorará muito a filosofia de vida do século XXI. Carinhoso beijo. Manoel.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Graça,

Uns amigos trazem outros..o mundo da blogosfera é realmente pequeno, é bom! Mantêm-nos unidos e vamos lentamente aquecendo o coração uns dos outros, partilhando as suas ideias e consequentemente enriquecemos-nos mutuamente.

Obrigada por ter vindo até à Minha Casa do Rau, que será também sua a partir de agora.

Beijinhos

Letícia Martins disse...

Oi Graça!

Concordo com tudo, lindo e abençoado este teu projeto!

Que ele ganhe cada vez mais força e possa beneficiar muitas pessoas!!

Na verdade, nem há palavras capazes de definir a maravilha que é isto!

Beijos e todo o sucesso para ti e para os que caminham junto contigo nesta!

João Esteves disse...

Graça, querida amiga, venho acalentando cada vez mais fortes e bem fundadas esperanças sobre o futuro da nossa terapia pela palavra, cuja base teórica apenas começa a se delinear.
Pelo cultivo de bons hábitos mentais através das palavras chegaremos aonde isso leva, tanto nós próprios quanto todos os que à causa adiram, e nosso exemplo coletivo há de falar por si, em seu tempo.
Tenho por certo que simplesmente desconhecemos toda uma multidão de sérios pesquisadores e profundos pensadores hoje em atividade, cujas obras e conclusões se acham em perfeita harmonia com esta ação que propomos. Isto não pode por nenhum critério ser considerado coisa pouca, ainda mais para um início.
A meu ver, no campo teórico, todos os ventos estão soprando a nosso favor.
Vai ser justamente neste feliz entendimento que assistirei ao nascimento de 2010.
Espero que todos tenham motivos equivalentes para alimentarem otimismo e esperança.
Feliz 2010 para você, para os seus e para todo o leitorado destes seus lindos Botões.

Graça Lacerda disse...

A todos:

Manoel, Ná, Letícia e Neo: muito grata pela enorme paciência de vcs em ler essas bemtecladas linhas...
Um abração bem forte, meus queridos amigos!!!

Hod disse...

Bastante contente por sua visita!!
Seu projeto é excelente!!
Caso concorde quero conhecê-lo.

Quanto ao termo, a sugestão é usar apenas... Amigos!

Uma vez que; quem tecla não é virtual
Virtual é veículo ou meio, pelo qual transmitimos nossos sentimentos e emoções. Assim como ao falarmos ao telefone (veículo e/ou meio) não somos teles ( amigos telegrâmicos ou telefônicos).
Ou amigos missivos ( condição milenar) por usarmos a carta para comunicarmos.

Em aproximadamente poucas décadas o Computador tal como conhecemos hoje não vai mais existir.
O processamente de Inteligências Artificiais ou virtuais serão por meio da Imagem Holográfica em movimento. Hoje encontramos tal técnologia disponível em Passaporte, Cédulas de Identidades, Papel Moeda e Cartões de pláticos.

Sua imagem será projetada . A imagem será virtual como as geradas pela Cam.

E não vou dizer ou escrever que vc é minha amiga holográfica...rs rs rs rs.

Obrigado por seu carinho e afeto!!

Beijos e Forte abraço!! Bom final de semana!!

Alôha!!

Hod.

Graça Lacerda disse...

Hod,
Alôha!!
meu querido amigo!

Aguarde-me em seu blog, que lhe enviarei o link do Projeto...
Bjssssss

Anônimo disse...

Olá Graça!
Seja bem vinda ao meu blog!
Espero que goste do que escrevo por lá!
Aproveito para te desejar um Natal muito feliz,ao lado de todos que você ama e que te amam também!
Beijinhos!
Muita luz,paz,saúde e sorte para você!

Hod disse...

Verdade, Quero conhecer seu projeto!!
Porque a pouco mais 4 décadas ouvi minha mãe declinar os verbos em latim; o Grego e algumas Indo-Européias entre elas o Sânscrito e raízes semíticas, Aramaico.
É lamentável o fato que neo gerações defendem e justificam essa linguagem internética ou webnética....
Embora não tenha formação em Epistemologia e Etimologia, gosto e apreceio por demais estas interdiciplinas.
Ainda a pouco mais de 2 décadas pesquiso sobre Semiótica e a Intersemiótica de Julio Plaza.

Sou meu próprio laboratório Léxicoterapeutico.!!!

Beijos amiga!!

Hod.

Graça Lacerda disse...

Hod,

sabe, amigo?
Analisando mais profundamente, o problema não é o 'internetês' (ou webnetês)...

O QUE ESTÁ EM JOGO É O UNIVERSO VOCABULAR DAS PESSOAS, principalmente de jovens e crianças...
Raciocine comigo: a partir do momento que o internetês 'fere' a nosa querida e rica língua portuguesa, ISSO É UM FATO DA LÍNGUA, PARA A LÍNGUA SE PREOCUPAR, para que não haja uma tão pronta e grave modificação, como vem acontecendo, a meu ver, assustadoramente!
Se, ao contrário, as palavras (em internetês ou em bom português, nesse caso é irrelevante!) ferirem a conduta, transformarem o caráter, interferirem no comportamento do ser humano, aí esse fato JÁ É PROBLEMA NOSSO, que estamos empenhados na
Lexicoterapia©!!!
Junte-se ao meu iniciante Projeto, meu querido, você tem conhecimentos de sobra para colaborar com o seu desenvolvimento! E vai me dar muita alegria, creia.
Meu ideal é que esse projeto venha a ser reconhecido e levado tão a sério, que possa fazer alguma diferença neste século XXI!
E que Deus nos ajude.
Meu afeto a você!

Graça Lacerda disse...

Ah,

e vou me inteirar dos assuntos de Júlio Plaza, também, de quem já ouvi falar, mas desconheço seus estudos na íntegra...

Flávia disse...

Oi Graça,
queria aproveitar para parabenizá-la por coisas sempre tão bonitas. Foi muito bom encontrá-la nesse universo virtual que é enriquecido por pessoas como voce.
Desejo a voce um Natal de muita Paz e um Ano Novo repleto de Luz e Harmonia. Um grande abraço,
Flávia.

Cristina e Márcia disse...

Oi Graça
Que beleza essa sua postagem!!! Transmutar o lodo em flor é a essência da necessidade humana. Essa sua mensagem de Boas Festas é sublime!!!!
Lindo o seu blog!!!!!

Feliz Natal pra você, momento de reflexão e disseminação do amor entre todos nós!!!!!
bjs, Marcia

Renato Baptista disse...

Graça...

Agradecendo o seu carinho e atenção e deixando meus sinceros votos de que 21010 seja um ano lindo, cheio de alegrias e saúde.
Que Deus te proteja sempre e aos seus.
Beijo* do amigo

Renato Baptista