quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Reforma ortográfica divertida



Amigos,

Aprender desta forma é muito legal!!!

O Projeto "Na Ponta da Língua" oferece um jeito lúdico de aprender as mudanças do novo acordo ortográfico da língua portuguesa!
Desmistificar as alterações (amadas por uns e odiadas por outros) implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa, bem como ajudar os alunos a entender as novas regras de um jeito lúdico e divertido. Esse é o objetivo do “Na Ponta da Língua em Cena” que está em andamento e se estendeu até 8 de julho no estado mineiro. O projeto promoveu 165 apresentações teatrais em cerca de 50 escolas de Minas. No total, foram distribuídas 400 mil cartilhas para alunos dos ensinos fundamental II, médio, técnico e EJA (educação de jovens e adultos) dos projetos educacionais do SESI e SENAI, Escolas Públicas, além de outras instituições de ensino.
O projeto inédito no país foi idealizado pela diretora de criação e sócia da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa, que também é responsável pelo roteiro dos filmes que serão exibidos. “A intenção é quebrar o tabu sobre o novo acordo ortográfico usando instrumentos criativos como teatro e música,” afirma. Exatamente por ser uma iniciativa inovadora, passou a ser desenvolvido pelo sistema SESI/FIEMG, em vários estados do país. “O SESI promove o projeto “Na ponta da língua” pela importância do enfoque educativo referente à Língua Portuguesa,” ressalta a gerente de educação básica do SESI-MG, Keyla Mayumi.

Tudo começou com uma cartilha informativa sobre o novo acordo e atualmente, além da publicação, o projeto realiza apresentações teatrais nas escolas do sistema SESI/ FIEMG. O Na Ponta da Língua também conta com um site, que disponibiliza as músicas da peça e vídeos sobre a reforma, que serão veiculados nas salas de cinema e nas principais emissoras de Belo Horizonte e das grandes cidades de Minas Gerais. No portal os internautas ainda podem conferir um game que testa o aprendizado das crianças sobre as novas regras ortográficas. A cartilha, filmes e músicas estão disponíveis neste site.

Saiba mais:


- A Importância da Reforma

A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 e deve ser implementada até 2012. O acordo foi assinado por representantes dos governos dos sete países que tem o português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Segundo estudos, a língua portuguesa está entre uma das dez línguas mais faladas no mundo – estima-se que o mundo lusófono possua entre 190 e 230 milhões de pessoas – e possui duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento do português como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). A ortografia-padrão facilitará não apenas a entrada dos falantes de português na ONU, como também o intercâmbio cultural e econômico entre eles.

- Histórico

O “Na Ponta da Língua em Cena”, no ano de 2010, percorreu algumas escolas de Minas Gerais. No entanto, naquela oportunidade não contava com teatro como um dos elementos didáticos. Já com o novo formato, o projeto se apresentou em 16 municípios do estado de Goiás. Ao todo, foram realizadas 130 apresentações em 93 escolas, somando 28.650 alunos. Esteve em minha cidade, recentemente.E depois de passar por Minas Gerais, o Na “Ponta da Língua em Cena” seguiu para a Paraíba.

Boa sorte, meninos!!!
Em tempo: não gostaria de brincar de reforma ortográfica? Então, vá ao Game, e bons momentos, boa diversão...

Postar um comentário