terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mecanismo da Idolatria & Lexicoterapia


"As Escrituras Sagradas dizem que a fé das pessoas deve ser estimulada através da própria Palavra."

*****


A gentil pedido de meu amado e mui querido amigo Pr. Edson Carmo, Missionário, Filósofo, do blog homônimo Edson Carmo,  aceitei o desafio (com muito orgulho, muita garra e amor!) de fundir nossas ideias em uma única .........
Edson pediu-me uma pequena amostra de como ficaria a nossa união de ideias, que, na verdade, são semelhantes em suas origens e em seus objetivos! E aqui está essa amostra de como eu trabalharei seus preciosos textos em meu Adormecer & Acordar Palavras:

TEXTO:

O MECANISMO DA IDOLATRIA



Apenas Deus é Luz definitiva e permanente. Todo o resto é luz passageira. Olhe para uma vela acesa, ela é luz passageira; ela é usada enquanto chega a luz que não se apaga, a luz do Sol. É claro que existe a noite! Mas o que é à noite, se não o movimento onde a terra dar as costas ao Sol?

Os guias espirituais são velas acesas por Deus. E para que eles servem? Eles servem para clarear o caminho, possibilitando que o buscador chegue até a porta onde está a Luz definitiva que é Deus.

Imagine uma casa bem grande, completamente escura, cheia de objetos cortantes, cobras venenosas, escorpiões, aranhas caranguejeiras, todos os tipos de abísmos e perigos mortais. Qual a possibilidade de sobrevivência nela? Nenhuma! Mas se houvesse luz – esse fenômeno que permite enxergar – a possibilidade de sobrevivência e escape seria existencial.
Bem, essa casa simboliza o mundo dos homens. Nele há muitos perigos e também muitas mortes – todos os tipos de mortes! Então Deus para ajudar os homens a saírem desta casa, vem sobre alguns deles e acende uma luz em suas cabeças. Esses homens iluminados são chamados profetas, guias do povo.

Mas o povo não entende a função das velas, dos guias, e também não querem sair da casa. Então o que eles fazem? Eles fazem do fogo as suas armas para tanger as cobras, as aranhas e os escorpiões; usam o fogo para enxergar os abismos e também os objetos cortantes. Eles estão em estado de sobrevivência, mas não conhecem a Vida Abundante.

Assim, o fogo da vela passa a ser idolatrado, cultuado... Olhe para esse mundo, quanta romaria, quanta idolatria, quantos tipos de cultos, quanta ilusão!

Meu conselho é esse: utilize a vela apenas até chegar a porta que da saída do escuro e acesso ao Sol que brilha do lado de fora da casa. Se você passar por essa porta, então verás que a vela dali para frente é desnecessária. Portanto não se apegue a luz passageira, você não tem que viver nessa casa perigosa e sombria. Escolha a luz de Deus. Disse Jesus Cristo: “Eu sou a porta, se alguém entrar por mim salvar-se-á...”

   















Início dos Trabalhos:


1.Faixa etária(para perfeita compreensão da profundidade da mensagem/contéudo integral do texto, bem como para a facilidade de se colocar em prática as vivências encerradas)


2. Onde:
Nas escolas: a partir do oitavo/nono ano (sétima/oitava série antiga)
Nas comunidades: ONGS com adultos e jovens
Nas famílias: todos os membros 


3. Quando:


A qualquer tempo, em todo momento é hora benéfica para se implantar um pequeno Projeto cujo objetivo é a não-violência, e cuja filosofia e doutrinação sejam o Amor e a Vida abundante, de que nos fala, ensina e exorta a "buscar" o querido e único Mestre Jesus. 


A - Leitura do texto (na comunidade em questão)


B - Levantamento das Palavras e expressões contidas no texto:


a) Que palavras Acordar


b) Que palavras Adormecer




a) Deverão ser Acordadas: 


- Deus  
- Luz
- Sol  
- guias espirituais 
- vela acesa 
- clarear 
- Luz definitiva 
- buscador (eu/você) 
- sobrevivência (com luz) 
- casa (mundo dos homens)
- Deus acende uma luz
- homens iluminados (profetas/guias do povo)
- fogo da vela para conhecer a Vida Abundante (não apenas para enxergar abismos)
- Utilizar a vela para chegar até à porta que dá acesso ao Sol (que brilha do lado de fora)
- Escolher a Luz de Deus


*****
b) Deverão ser Adormecidas:


- casa grande e escura
- objetos cortantes
- cobras venenosas
- escorpiões
- aranhas caranguejeiras 
- abismos
- perigos mortais
- sobrevivência (sem luz)
- Homens não entendem a função das velas (guias, profetas)
- Homens não querem sair de (da) casa (seu mundo/zona de conforto)
- utilizam o fogo (luz) para combater cobras, objetos cortantes e enxergar os abismos (sobrevivência)
- fogo da vela cultuado
- idolatria
- apego à luz passageira
- romarias (ilusão)
- Vela desnecessária



*Nota: esta etapa foi realizada por mim, para efeito de amostra, porém quem deverá realizá-la são os membros da comunidade.


*****


C - Realizada esta primeira etapa, agora é o momento das Cartas. Cada membro da comunidade (escola, ONG, família...) irá ter seu tempo hábil para redigir uma carta a seu colega, vizinho, familiar, guia espiritual...de forma que ADORMEÇA para ele/ela palavras/expressões negativas (coluna b) e faça ACORDAR para ele/ela as palavras/expressões positivas que estão na coluna a).
Ao receber a carta, a pessoa deverá fazer circular outra, de sua autoria, para um segundo destinatário, e assim por diante, até o prazo estipulado pelo coordenador do Projeto.
Aqui, vale criatividade, desenho, toda sorte de ilustração possível.


*****


D - Onde mais a idolatria?




E - Prática


*Nota: Como parte prática, entende-se uma verdadeira gama de intermináveis criações da coordenação, visto que o Projeto permite esse leque de atividades interativas, a fim de 
propor discussões/reflexões sobre o assunto em questão.


Exemplos:


1.Levar os membros a perceberem que a vela acesa  ajuda a combater todos esses males - drogas, bebidas, fama, sexo, dinheiro - porém deve ir além:  fazer com que o homem a utilize para um fim transcendental, o de ultrapassar a "porta" e ver o Sol que está lá fora, fora da sua casa - fora de seu mundo.


2. Os jovens poderão, certamente, citar a mídia, que tem feito um trabalho de endeusamento de cantores/cantoras/ ou pregadores/pregadoras do Evangelho, fazendo surgir uma verdadeira "plêiade de ídolos" na atualidade, que forçoso é para eles (jovens) resistir a seguir seus exemplos e modo de vida, como se suas palavras fossem ordens e seus conceitos, verdades supremas, conforme afirma o Pr. Alexandre Faustino.
"São pessoas que recebem dos seus fãs, tal como acontece no mundo secular: atenção, honras e reverências que se enquadram nos conceitos de idolatria.", diz ele.

3. Outros poderão se lembrar das imagens de escultura...

Isaías 42.8 diz: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, as imagens de escultura.”


Êxodo 20.3 e 4 diz: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus , nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

4. Culminância


Todo momento da culminância desse Projeto, é coroado de pura alegria! Não há jamais como prever como se delinearão os momentos finais do Lexicoterapia! Aos adultos, é aconselhado amorosamente que não o deixe morrer/adormecer! Aos jovens, que procurem colocar no cotidiano, em suas vidas, todas as lições e vivências aprendidas, e levem adiante, ao mundo dos adultos, em suas escolas, no seu trabalho! Façam crescer, façam multiplicar.

*****

Enfim, sabemos que as Escrituras Sagradas dizem que a fé das pessoas deve ser estimulada através da própria Palavra


Fazer com que todos possam "banquetear-se" da Palavra de Deus, assim como fez Jeremias...






Ezequiel 44.23 diz: “E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o impuro e o puro”.


O Projeto  Lexicoterapia - Adormecer & Acordar Palavras tem esse fundamento cristão: a distinção entre o que é de Deus e o que não é de Deus. No serviço a Deus não podemos ter um coração idólatra!




Edson, aqui está uma pequena amostra do que poderemos trabalhar juntos, você e eu, com alunos, comunidades, famílias! Não é tudo que podemos trabalhar, acho que ainda nem começamos! Sempre, Glórias.
Obrigada pelo desafio, cuja palavra para demonstrar minha gratidão é simplesmente muito obrigada! Espero sinceramente ter correspondido ao seu apelo...
E estou certíssima de que a Prevenção da Violência/Conscientização para a Luz Verdadeira reside aqui, caríssimo Mestre Edson: em nossas mãos! 
É interminável esse Projeto!!!
Como nosso Deus.

Com a alegria dos Santos,


13 comentários:

Edson Carmo disse...

Não posso dizer com palavras a minha gratidão! Gratidão não é uma linguagem de palavras, mas do coração!

Existem duas linguagens: a das palavras e a do coração... Assim, como sei que você é bilíngüe, estou transmitindo a mensagem do meu coração para o teu coração.

Edson Carmo

Calu Barros disse...

Graça,
é de uma abundante riqueza todo este projeto que vc tão bem estruturou desde o texto inicial até a sua culminância.
Para mim, foi uma alegria rever um planejamento deste porte e detalhes.Abrangente e ao mesmo tempo particularizado em suas etapas.Sou professora-pedagoga aposentada há 3 anos,familiarizada com a pedagogia dos Projetos,e tive aqui,uma leitura prazeirosa das infinitas possibilidades da Lexicoterapia aliada às muitas vertentes da vida pessoal e coletiva na busca do conhecimento.
Aplaudo com entusiasmo a iniciativa que vcs se propõem nessa intertextualidade promissora.
Parabéns!
Bjkas,
Calu

Leonel disse...

Muito bem feita e didática esta tua proposta conjunta de tentar conscientizar pessoas sobre as atitudes positivas!
Todo o movimento neste sentido deve ser incentivado e apoiado!
Parabéns pela tua dedicação!
Abraços!

Calu Barros disse...

Graça,
mais do que aceitar, recebo com imensa alegria um trabalho teu, presente dum coração generoso.
Obrigada por tal carinho.Me sinto homenageada.
Bjkas,
Calu

Simone MartinS2 disse...

Bom dia...adorei ler teu projeto, mas a nossa historia vai alem, muito mais...Somos a LUZ e o AMOR refletidos em nos e atraves de nossas ações, plantaremos e colheremos nossa evolução...Penso que existe muito mais alem de crença em DEUS, existe a Luz divina que precisamos absorver e entender, para que possamos realmente conhecer DEUS! é profundo e vai alem de nossas compreensões, mas é por isso que estou lendo e tentando aprender mais e mais...Bjin e fique bem!

R. R. Barcellos disse...

E que cada participante ou colaborador possa ser uma chama, pequenina e efêmera que seja, disputando às trevas a iluminação do caminho que conduz à Luz Maior.
Beijos.

Graça Lacerda disse...

Edson,

meu mui querido amigo e agora parceiro também!
continuemos em orações, que tudo irá se ajeitar! Deus está no controle, e se Ele deseja, assim será.
Um abraço fraterno, desde Minas Gerais!
Paz! Fique com Deus.
* Vou iniciar as conversas com a Secretaria de Educação.

Graça Lacerda disse...

Calu,

Que alegria você aqui, e que bom que uma mestra pedagoga como você aprecia essas criações.
Eu também firmei-me nesta rocha da Pedagogia de Projetos e nunca mais parei!!
É uma delícia trabalhar assim...os resultados são muito produtivos!
Obrigada pela presença e comentário tão rico!
Beij\0/

*Venha retirar seu Scrap Fractais em meu outro blog:

http://botoeseanjosmimos.blogspot.com

Calu Barros disse...

Graça,
obrigada de coração por teu carinho.Vou correndo lá.
Eu é que fico entusiasmada por ter encontrado em vc uma parceira de idéias e ações.
Quanta coisa boa essa web pode proporcionar, né?
Bjkas mil,
Calu

Graça Lacerda disse...

Olá, Leonel,

suas palavras sempre são uma força extra que recebo, quando as leio. Sempre!
Obrigada, querido amigo.
Incentivos assim são sempre muito bem-vindos!
Um forte abraço!

Graça Lacerda disse...

Simone,

que lindo você ler e tentar entender a essência das palavras ditas aqui, principalmente as do mestre Edson Carmo, que é um grande filósofo em minha opinião, além de ser um homem de Deus!!
Beij\0/
Vou vê-la, aguarde-me!

Graça Lacerda disse...

Rodolfo,

Deus ouça suas palavras e seus bons desejos!
Obrigada pela presença fiel, constante, caríssimo amigo.
Abraçã\0/

*A próxima postagem é de quem??...Oh, dúvida cruel...rs

☆Lu Cavichioli disse...

Gracinha, essa parceria é tão generosa e vasta como é a Palavra de Deus!

O Projeto ficou enriquecido com novas idéias e caminhos.

A luz ilumina as veredas do bem e da paz !

A beleza toda desata parceria vem da bondade cristã que liga corações!

Blogada singela, sensível pacífica, cristã, iluminada!

Parabéns miga linda!
Grito: PRESENTE se precisar de minha ajuda!

meu afeto, sempre!
bacios caríssima