segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Minha querida Bianca

Bianca é assim. É uma menina triste e quietinha, e não gosta de falar muito. Não exagero se afirmo que ela também não gosta (!) de tomar banho, chora muito, talvez pela sua natureza muito sensível... e acrescente-se ainda o fato de ter perdido sua mãe esse ano, conforme afirmei anteriormente. Ou então, comporta-se deste modo por pertencer a um mundo tão sofrido e carente como é o seu mundo particular!
É linda, a minha Bianca.
O P.E.T.I. (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) foi, sem dúvida alguma uma das melhores coisas que me aconteceram, nestes últimos tempos. Apresentou-me essa garota, e me presenteou!
Bianca é minha afilhadinha natalina deste ano...
Portadora de HIV, todos procuramos tratá-la com a mais absoluta naturalidade, pois assim tem de ser. Assim é.
Existe algo em Bianca que me intrigou desde que a conheci: ela possui nítidos traços de uma pessoa que entrou em minha família há anos, e que se tornou nosso sangue pela semelhança física (tão grande quanto os ideais). Prometi  a mim mesma que irei acompanhar Bianca nos anos que se seguirem, ainda que não seja convidada para continuar atuando no PETI em 2012.
Entre essas e outras semelhanças (que não são meras coincidências!) quando adotei Bianca como minha afilhada de Natal, resolvi que daria a essa menina-moça muito mais do que ela pediu, na cartinha, para o seu Papai ou Mamãe-Noel.
Esses dias, com muito carinho e bastante cuidado, fui ter uma conversa com ela no refeitório da escola, com a simples finalidade de retirar de seus desejos (não revelados na carta) o que mais lhe apetecia ganhar, "caso fosse eu a sua madrinha-noel".

- Um celular, tia! Eu tenho muita vontade de ter um celular!

- Bianca - eu disse - tomara que o seu padrinho ou sua madrinha possa  ouvir nossa conversa, através de um sistema do céu que só Deus conhece, e possa te dar um celular, querida! Já pensou?? Vamos pedir então a Ele que ele atenda a  seu pedido, está bem?

Disse tchau pra mim, e foi correndo para sua oficina de Arte. Essas palavras eu disse com a emoção aflorada, e solidária com sua grande vontade de ter um celular. Fiquei com um nó-cego na garganta.
Após a aula de Arte, encontrando-me na Biblioteca, Bianca retira do bolso da sua calça jeans um celular -  parecido com o meu (simplesinho de doer...) e me assusto com aquela cena inusitada por dois bons motivos, pois aquela situação havia me surpreendido duplamente. Primeiro, porque é proibido (por lei) portar celular no ambiente da escola - e, claro, aproveitei o ensejo para exortá-la sobre isso. Segundo...a Bianca não estava "roxinha" de vontade de possuir um celular, exatamente duas horas atrás??...Com certeza, não era dela o aparelho, claro que não.

- Pior que é, tia! Falou quase gritando a Kauanne, os olhos arregalados e fuzilantes na "indisciplina" da Bianca, como que corrigindo a coleguinha  - lançando faíscas pelos mesmos olhos - de desaprovação - arregalados, e nos gestos nervosos de quem gosta de obediência! E ainda por cima, Kauanne é priminha do nosso querido jovem Psicólogo - Eduardo -  e com que orgulho essa menina mostra ao seu ídolo que age com retidão, e sente um prazer muito grande em fazer tudo bem feitinho só para agradá-lo!
Enfim, para minha segunda surpresa (e espanto!), quase caí durinha da mesa onde havia subido para pendurar os enfeites de Natal que estou confeccionando!

- Tia, esse celular é MEU, mas sabe, tia? Eu quero ganhar um celular rosinha ou roxinho, que tira foto, que posso ver meu orkut, e o blog da senhora, e blá, blá, blá...

Bianca não sabe, e não saberá talvez nunca, mas eu aprendi com ela uma grande lição. Uma criança triste do PETI jamais deve ser subestimada, apenas porque pertence àquele mundo carente e sofrido que afirmei no início!!! Essas crianças sofrem, sim! Mas sabem sonhar alto também, e não desconhecem as coisas boas de nossa realidade!!!
Apenas um porém: nós, educadores, temos a nobre e importante missão de canalizar esses desejos de nossos alunos para a realidade espiritual, mostrando-lhes (e provando!) o quanto é bom, sim, TER, mas quão maravilhoso e enriquecedor para nosso crescimento, SER.

Conversando com Bianca, que tem seus 13 (treze) anos sobre essa diferença, ela me diz:

- Eu TENHO algumas coisas, mas sabe, tia,  eu quero estudar pra SER enfermeira.

Missão cumprida, Bianca guardou seu celular (já não no bolso, mas na mochila) depois de desligá-lo, obedecendo a um pedido meu,  e desde aquele dia, não toquei no assunto, e nem ela disse mais nada.
Será que percebeu que um celular "rosinha, que tira foto, acessa orkut, acessa os Botões de Madrepérola e todo cheio dessas parafernálias modernas" é muito insignificante para quem o assunto agora é somente dar ALEGRIA para sua avó neste Natal??
Eu não tenho dúvidas que SIM.


Fiz esses Scraps para ela, e vou escolher um, pra emoldurar e juntar aos presentes da Bianca:








Beijos!

6 comentários:

R. R. Barcellos disse...

Mas do jeito que é a menina, melhor você tomar tento no que publica no "Botões", dona Graça... vai que ela dê um jeito de acessar essa postagem!
Abraços. É, pra você também, Bianca... bom Natal.

Graça Lacerda disse...

Querido,

estou trocando todos os nomes para publicar aqui...fique tranquilo...
Beijosssss

Simone MartinS2 disse...

Bom dia querida flor, todos os dias esses pequenos nos pegam com uma pergunta ou frase inusitada nao e mesmo? Outro dia falando de profissões, um de meus alunos saiu com essa: Tia Simone voce nao trabalha? Dei risadas e contornei a situação dizendo que estava ali justamente para cuidar deles, pois as maes precisavam trabalhar...Não sei se fiz certo, mas queria que pensassem que eu era importante na vida deles...Egoísmo? Não, apenas AMOR!
Parabens pelo post e de um bjinho estalado na Bianca por mi ok? Fique com DEUS!

Leonel disse...

Lições dadas e lições aprendidas...
Quem ensina também acaba sempre aprendendo alguma coisa com as crianças...
Abraços, Graça!

☆Lu Cavichioli disse...

Gracinha, blogada da hora, essa!

Estamos em constante movimento.Vivendo & aprendendo! Caindo & levantando!
Ajudando & recompensando na sabedoria de Deus!

Encerrei minhas postagens, mas estou aqui, ali, acolá... Tá? rsrs
meu afeto
bacios cara mia
:)

Graça Lacerda disse...

Amigos queridos,

muito grata pelas visitas & coments...
Breve irei ver a todos.
Bjssssss