sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A força das Palavras...


"Educação Moral e Cívica não era apenas uma disciplina escolar, mas antes uma doutrina que caminhava lado a lado da Segurança Nacional" no período militar, conforme afirmam Vanessa Kern de Abreu eGeraldo Inácio Filho em seu
Programa de Pós-Graduação em Educação -
Universidade Federal de Uberlândia.
Era, portanto, DOUTRINA, DISCIPLINA E
PRÁTICA EDUCATIVA, conforme título do Artigo.
Atendendo a pedido de meu amigo Marco Santos, (do antigasternuras.blogspot.com) resolvi adiantar este post...


ALFABETO CÍVICO

(Atividades/continuação do Projeto Para a Paz: FAZER ADORMECER E FAZER ACORDAR PALAVRAS)




A..................Amor, autoridade, aluno, atitude, ação, autenticidade, artilharia, arsenal, ardor, augusto, audácia, altivo, altivez, altaneiro, albor, alvorecer, aurora, alvorada, aliança, aulas.
B..................rasil, brasileiro, brasão, brado, bárbaro, bandeira, batalhão, bravo, bravio, batalha, bravura, bonança, berço, bússola, bem.
C..................ivismo, cidadania, cívico, crescimento, correção, conquista, competência, cultura, consciência, construção, conhecimento, cuidado, canto, clarim, clemência, clarão, caráter, comemoração, cores, cumprimento, comportamento, coroa, combate, calmaria.
D..................outrina, disciplina, diálogo, Deus, dever, desfiles, defesa, disposição, direito, destemor, destemido, dignidade, (não) discriminação, democracia, discípulo, desenvolvimento.
E..................naltecimento, educação, Estado, estadista, ensino, ética, evolução, evento, Exército, equilíbrio, enfeites, esperança, eflúvio, enleio, esplendor, estrada, espada, exaltação, excelso, escola.
F..................orça, formação, fraternidade, feroz, família, fortaleza, fecundidade, festividade, fremente, florestas, florão, futuro, fulgor, farol, Forças Armadas, farda, façanhas.
G..................randeza, gratidão, gigante, gente, gentil, guerreiro, guerra, governador, governo, garbo, garra, gozo, glória.
H..................erói, heroísmo, hino, heroico, honesto, honestidade, honra, hierarquia, humano, humanidade, história.
I...................deal, idealismo, impávido, inteligência, Instituição, informação.
J..................ustiça, jovem, juvenil, juventude.
K.................
L.................ei, liberdade, lisura, luta, lume, louros, lampejos, labor, laurel, lealdade.
M................oral, missão, mapas, mestre, mastro, magno, marcha, mártir, magnitude, memória, militar.
N.................acionalismo, nação, normas, nobreza, nobre.
O.................ordem, obediência, organização, opinião, ouro, opulência, orgulho, ousadia.
P.................aís, patriota, patriotismo, potência, palavras, plangente, pendão, peito, policial, pavilhão, penhor, pátria, política, presidente, parada, produção, prefeito, progresso, professor, passado, presente, participação, povo, patrimônio, prudente, preito, poder, Panteão, paz, pacífico, porvir.
Q.................uestionamentos...
R.................esponsabilidade, rigidez, riqueza, respeito, remissão, resplandecente, radiante, rigor, razão, raça.
S..................egurança, semente, selva, sociedade, soldado, solenidade, sinceridade, singrar, saber, saudação, sagrado, sublime, símbolo, solidariedade, soberania, sobranceiro, serviço.
T.................rabalho, trabalhador, tradição, trincheira, tesouro, talento, triunfo.
U.................nidade, união.
V.................ultos, Vida, vitória, valor, valente, vínculo, virtude, vigor, ventura, veneração, viril, varonil.
W................(tem aquele...)
X.................(será que tem?)
Y.................(não lembramos)
Z.................zelo (sugestão do meu primo Guilherme, estudante do CENEC, 1º ano EM)
Obs.: aguardamos sugestões!!!

PROJETO INTERDISCIPLINAR:

Justificativa: Nossos jovens e nossas crianças, hoje, não têm como aproveitar a riqueza que foi o momento da implementação e da vivência da disciplina de Moral e Cívica nos Currículos escolares dos anos 70. Os adultos de bem que o digam, e mesmo não apreciando na época, hoje eles entendem e sabem o quanto essa matéria (que funcionava também como uma "doutrina e prática educativa") integrou o seu universo interior, moldou o seu comportamento social e forjou o seu caráter. VERDADEIRAS PÉROLAS.

Estratégias:
Contextualização das palavras (através da leitura de poemas e textos relacionados), utilizando-as com propriedade.

Objetivo geral: através de uma prática educativa, incutir nos alunos palavras do universo cívico, as quais já não mais estão fazendo parte do seu dia-a dia.
Objetivos específicos:
a) Resgatar, no docente de hoje, aquele espírito "patriótico" de algumas décadas atrás.
b) Fazer com que percebam que, mesmo diante de todos esses fatos que vimos enfrentando hoje em nosso país, nosso sentimento de orgulho pela "pátria nossa" deve ser, e muito, preservado, conservado e colocado em prática.
c) Levar os alunos a considerarem que: estas palavras do universo cívico podem e devem fazer parte de seu universo diário, tais como verdadeiras e belas pérolas a serem admiradas.
Atividades para gravá-las:
1. As palavras já estão em ordem alfabética - colocá-las agora em ordem rigorosamente alfabética.
2. Verificar, nos hinos e poemas, de onde foram retiradas essas palavras e acrescentar mais algumas. (Pesquisa).
3. Utilizar o dicionário para formar frases com a união de, no mínimo, cinco palavras.
4. Ilustrar, em papel "cançon" aquelas que mais chamaram a atenção.(Arte).
5.Em equipe, construir cenas, cenários, imaginar roupas (indumentárias), criar diálogos e narração para encenar o que foi proposto.(Dramatização)
6. Escolher 20 palavras e traduzir/verter para o inglês.
7. Confecção de caixinhas artesanais para guardar as palavras: A, B, C, D ... (Arte)
8. Observar, na prática, o colega mais próximo: se mudou de conduta, revelando um comportamento mais ético, respeitoso e solidário.
9. Fazer a "espinha de peixe".
10. Fazer levantamento de hipóteses, dados e estatística. Soluções para problemas levantados. (Gráficos-Matemática).
11. Confeccionar o "acervo rotativo" ( ilustrando-o com gravuras de revistas e jornais).
12. Assistir a noticiários atuais (para comentários em plenária).
13. Interpretação do Hino Nacional.
14. Ordem Direta do Hino.
15.Paródia do Hino Nacional Brasileiro do jornalista José Simão- criar uma paródia, a partir do modelo.
16. Observar que há somente um (01) verbo dentre todas essas palavras. Localizá-lo. Mudar a classe de palavra (substantivos e adjetivos), criando alguns outros.
17. Montagem de um "dossiê da Pátria", observando a Linha do Tempo.(História e afins transversais).
18. Estudo de caso de nosso "momento histórico": através de leitura de jornais, revistas, noticiário da TV e blogs de jornalistas, verificar que palavras estão sendo "judiadas", deixando de serem cumpridas. Justificar com texto e autoria.
19. Verificar, na História de outros países, através da literatura (leitura de obras consagradas), a semelhança entre o sentimento cívico, desse, com o do nosso país, bem como costumes, observações, rituais e festividades cívicas, nacionais. (História e Literatura).
Onde aplicar:
Nas escolas, nas salas de aula, na comunidade, na vida.
Quando aplicar (tempo):
Sempre: flexível, eterno e interminável é o Projeto que promulga a moral, o civismo, os bons costumes.
Culminância:
Que os jovens, as crianças (e os adultos) possam, a partir do conhecimento e prática desse Projeto, VIVENCIAR os objetivos propostos.

Colegas,
esta é apenas uma pequena sugestão de trabalho. Poderão acrescentar muitas outras, livremente!

POEMAS:

Leiam e vejam agora que lindo (e emocionante) post de minha amiga Paula do quintaldapaula.blogspot.com

ESTOU VELHO
Não gosto dos sem terra. Dizem que isto é ser reacionário, mas não gosto de vê-los invadindo fazendas, parando estradas, ocupando linhas de trens, quebrando repartições públicas, tentando parar o lento progresso do Brasil.


Estou velho.


Não acredito em cotas para negros e índios. Dizem que sou racista. Mas para mim racista é quem julga negros e índios incapazes de competir com os brancos em pé de igualdade. Eu acho que a cor da pele não pode servir de pretexto para discriminar, mas também não devia ser fonte para privilégios imerecidos, provocando cenas ridículas de brancos querendo se passar por negros.


Estou muito velho.


Não quero ouvir mais noticias de pessoas morrendo de dengue. Tapo os ouvidos e fecho os olhos, mas continuo a ouvir e ver. Não quero saber de crianças sendo arrastadas em carros por bandidos, ou de uma menininha jogada pela janela em plena flor de idade. Ou de meninos esquartejados pelos pais por serem 'levados'... Meu coração não tem mais força para sentir emoções. Me sinto mais velho que o Oscar Niemeyer. Ele, velho como
é, ainda acredita em comunismo, coisa que deixou de existir.


Eu não acredito em nada. Estou cansado de quererem me culpar por não ser pobre, por ter casa, carro, e outros bens, todos adquiridos com honestidade, por ser amado por minha mulher e filhos.


Nada mais me comove... Estou bem envelhecido.


E acabo de cometer mais um erro! Descobri que ainda sou capaz de me comover e de me emocionar. O patriotismo de uma jovem de Joinville usando a letra do Hino Nacional para mostrar o seu amor pelo Brasil me comoveu.


Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quem tem fome'. Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos de idade.


E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os brasileiros verde amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de patriotismo. Leiam o que escreveu essa jovem. É uma demonstração pura de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é este sentimento cívico.

"Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:


O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe! E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo...Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.


O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.


Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula. Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado.

Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais....Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz? Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido.'”
ARQUIVEI EM PRÁ PENSAR NA CAMA
(Quintaldapaula.blogspot.com)



E deliciem-se agora com isso (!) por favor:


Meus cadernos escolares tinham esta capa, aí, à direita. E esta contracapa, aí na esquerda. Você acha cafona? Brega? Patriótica demais?
Tudo bem. Respeito a sua opinião. Só que hoje, quem estudou com estes cadernos, tem uma antiga ternura para lembrar. Acho difícil que daqui a trinta anos alguém vá lembrar de um caderno especial que teve com o Dado Dolabella na capa.
Hoje, lembro com sorriso nostálgico que meus cadernos de antigamente, incentivavam o amor pela Pátria e ensinavam a cantar o Hino Nacional. (Saber cantar o Hino Nacional, além do seu valor cívico de símbolo de cidadania, ainda serve para não fazer feio de quatro em quatro anos, na abertura dos jogos da Seleção Brasileira).
*


E vejam mais palavras do meu amigo jornalista Marco Santos, do antigas ternuras:
Há cerca de um ano atrás, escrevi um texto sobre a falta de civilidade e cidadania das pessoas, não só daqui do Rio, mas de diversos outros lugares deste Brasil varonil. Tudo o que está descrito no texto, que republico resumidamente aqui no Antigas Ternuras, continua valendo. Aliás, posso dizer que a situação piorou bastante.
Recentemente fui ao cinema e lá, em diversas ocasiões, eu tive que fazer exercício de respiração, recitar mantras, para não explodir e sair descendo o braço num bando de mal-educados. Pegar um cineminha hoje em dia virou teste para monge budista. Daqueles iluminados, que já transcenderam a existência terrena e sublimam tudo.
O que não é, definitivamente, o meu caso. Fico na poltrona pensando em coisas materiais como escopetas, metralhadora AR-15, bazucas...Que Deus me perdoe.

Viu só, querido aluno? Ninguém suporta mais falta de linha, de respeito, de decência nos lugares que frequentamos... Vamos agir civilizadamente, por favor.É bonito e você vai se sentir muito melhor...

Vejam também que maravilha esse poema de Corrêa Júnior:

Minha Terra

Deus olhou todas as terras do mundo,
E viu que no mundo faltava
Uma terra qualquer, que Ele tinha esquecido
Na semana bíblica da Criação...
Então,
Deus, que estava liricamente amável,
Começou a traçar o seu plano de Artista,
Como se compusesse um poema quinhentista.
Riscou sobre um grande papel verde
Uma porção de desenhos amarelos;
E, depois, lentamente,
Voluptuosamente,
Nessa tarde de divina ternura,
Foi compondo uma paisagem caprichosa...

E mandou que o Sol a tornasse fecunda
E luminosa.
Deu-lhe um chuveiro de estrelas,
Para as noites cálidas; e encheu-a de tudo
Que o espírito e o corpo exalta;
E pôs em tudo um riso primaveril...

E, soprando sobre as caravelas de Cabral,
Segredou para o Atlântico: - "Rumo ao Brasil!...".

26 comentários:

Elaine Barnes disse...

Graça, estou aqui de boca aberta por coisas que nem lembrava mais.Nem da matéria eu me lembrava. Nossa! Achei esse projeto importantíssimo. Realmente, enquanto ia lendo, tb me questionava.Me fez lembrar que Batia um sinal e nos juntávamos na entrada para cantar o hino com a mão no peito,tb outros hinos,as comemorações da patria,sempre no pátio,só depois entrávamos em aula e ainda assim, levantávamos quando o professor entrava em sinal de respeito. Os cadernos com hinos,as aulas de música,francês e a educação moral e física. Havia respeito pela escola, lembrei das medalhas(nunca recebi uma)mas me motivavam, as aulas de religião e levávamos pra casa a foto de Jesus.Cadernos de caligrafia...Ler em voz alta...Puxa, tudo mudou muito,ninguém sabe o hino, os professores são mortos e atacados,as escolas depredadas, saqueadas, destruidas,alunos que tem moral são vítimas de surras e mães que incentivam a violência. Achei o alfabeto civico maravilhoso e as redações me levaram a emoção de saber que graças a Deus que ilumina pessoas tão especiais,dá pra mudar! Bem...vou indo, falei demais! rs..Parabéns pelo post bjão

Graça Lacerda disse...

Elaine:
que bom que gostou e apoia esse meu Projeto...
obrigada!!
Você não falou demais nem de menos, amiga, falou o suficiente que eu precisava ouvir de você!
Um beijão....

João Esteves disse...

Graça, na interdisciplinaridade aqui contemplada facilmente se adivinha um bom leque de possibilidades a explorar, em benefício dos jovens educandos de agora.
Este post tem 2009 palavras, contadas literalmente num piscar de olhos.
É que estamos em 2009.
Um abraço.

Graça Lacerda disse...

Querido tradutor,
queira traduzir, por favor...
Obrigada por vir.
Nos veremos.

EDUARDO POISL disse...

Hoje passando para te ler e desejar um lindo final de semana com muito amor e carinho

"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver..."
Martin Luther King

Abraços com todo meu carinho

João Esteves disse...

Graça, contei as palavras do post sem qualquer esforço (fdoi só marcar de "Educação" até "Brasil", copiar para um arquivo Word e selecionar Ferramentas, Contar palavras. Pronto!).

Quando o jovem discente era eu, pelo menos que fosse de meu conhecimento, ainda não existia como contar palavras tão fácil, automaticamente.
Eu mesmo precisaria fazer a cansativa contagem, ou então jamais descobrir intrigantes, curiosas coincidências numéricas, como esta. Agora é tão fácil, não?

Com isso em mente, escrevi no comentário anterior:

"Este post tem 2009 palavras, contadas literalmente num piscar de olhos.
É que estamos em 2009"

Referia-me à facilidade de fazer certas coisas com os recursos tecnológicos de agora.

Por um lado, nós vivíamos sem o micro, sem o celular, sem os códigos de barras, sem muito disso e daquilo que tanto nos facilita a vida.

Tínhamos, em contrapartida, certos valores cuja erosão, cuja deteriooração foi lamentável pra dizer o menos.

Se conseguirmos recuperá-los, será um benefício incalculável. tecnologia de ponta mais valores éticos, valores cívicos.

Estou nesse empenho contra a violência, este problema antigo como a própria humanidade que vem assumindo proporções cada vez mais insuportáveis.

A luta continua.

Madalena Barranco disse...

Graça... A força das palavras é pura e nobre magia quando bem utilizada. E em seu projeto de reavivar o amor pelo Brasil, suas palavras cumprem perfeitamente sua fantástica função. Eu tive essa matéria na escola e me lembro de como era bom cantar o hino nacional.

Beijos e muito obrigada pelos seus gentis comentários sobre mim no blog Empório do Café.

Graça Lacerda disse...

Neo,
eu tô passada com bolinhas estampadas...rs
Essa eu aprendi com a nossa querida Lu Cavichioli.
Mas sobre a sua contagem, irei no seu lexicografia comentar também e agradecer as explicações...
Que vergonha, Neo, nem me passou pela cabeça que vc havia usado o word!!!
Realmente, eu estava com sono mesmo!
Muito obrigada pelo precioso APOIO!!!

Graça Lacerda disse...

Madalena,
esse Projeto faz parte do ADORMECER E ACORDAR PALAVRAS, cuja publicação da primeira parte você pode encontrar aqui mesmo (em postagens anteriores) e nos blogs:
neo-orkuteiro-lexicografia.blogspot.com
e
escritosnamemoria.blogspot.com

João(neo) no apoio ao desenvolvimento de um Projeto Lexicográfico e Lu Cavichioli na divulgação.
Um beijo e grata por tudo!
Como disse no Empório, estarei acompanhando mais de perto seus trabalhos.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Obrigada por sua gentil visita e por palavras tão carinhosas a cerca de meu trabalho.
Voltarei sempre que a minha conexão me permitir abrir as páginas (rs).
Hoje eu trago uma história de infãncia, a de um baobá lá da ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Garanto que vai gostar muito.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom fibal de semana.
Saudações Florestais !

Não à Violência! disse...

Sr. Graça,
Muito muito obrigada!!
Ui , se eu fizesse tudo sozinha ficava uma porcaria :b
Não, tive ajuda. Pedi a um colega para me ensinar com aquilo do código html porque eu não percebia nadinha :x
E pedi opiniões à minha mãe que também me ajudou , eheh.
Até acho que ficou engraçadinho :'D

Claroo, claroo, claroo :b
Vou ver com certeza.
Gosto imenso de visitar o seu blogue, já está nos meus favoritos e tudo :)
Ah não faz mal ser grandee , vou passar e vou deixar a minha opinião.

Beijinhos

Não à Violência! disse...

Vou começar a ler agora, ahah :D

Não à Violência! disse...

Beeem, que maravilha que isto está.
Adorei o seu post, está absolutamente lindo e bem real. Também gostei muito do comentário da Elaine que me fez perceber melhor o tema aqui tratado. Eu não sei como eram as coisas aí no Brasil ou de como são agora mas uma coisa temos todos em comum: a violência entre professor-aluno e aluno-professor.Isso deve ser uma das coisas mais faladas actalmente. Aqui também temos essa disciplina de educação e moral mas ninguém é obrigado a frequantar, deixou à 4 anos de ser obrigatório, penso eu :x
Já frequentei mas deixei de frequentar, nem eu sei bem porquê .
Adorei o alfabeto civico , vou tentar procurar palavras para pôr nas letras em que faltam, embora não faça a minima ideia de quais poderão ser :)

Ah , agora lembrei-me , no comentário de Elaine, ela diz "levantávamos quando o professor entrava em sinal de respeito". No meu 5º e 6º ano também costumavamos fazer isso. Sempre que um professor entrava nós levantavamo-nos sempre e depois voltavamo-nos a sentar com a permissão do professor.

Falando do comentário de neo-orkuteiro sobre as tecnologias, bem eu nem sei o que é viver sem um computador (com internet) quanto mais viver sem telemovel, mp3, televisão e isso tudo! Meu deus ..


Adorei o seu post e adoro o seu blog :)
Beijinhos

Não à Violência! disse...

Ops , ficou um bocadinho grande , eheh :b

Graça Lacerda disse...

Mariana,
não faz mal que um coment fique grande, minha amiga!
É sinal que vc leu, entendeu e se estende, pois o post tb é um bocado 'grandinho' né?

Beijos para você e Portugal, esse país lindo que tenho muita vontade de conhecer!!!

Graça Tristão disse...

BOA TARDE AMIGA GRAÇA..."NÃO ESTOU "GUENTANO" MAIS"...O JEITO FOI JUNTAR OS BLOGS E QUEM ACEITAR FICAREI MUITO FELIZ...COMO VOCÊ AMIGA QUE JÁ ENTENDEU...TENHO COMENTÁRIOS QUE AINDA NEM RESPONDI E JÁ ESTÃO POSTADOS NOS BLOGS!
BOM...CARA NOVA...VIDA NOVA DE BLOGUEIRA...ESPERO DAR CONTA DIMINUI 3 BLOGS...HEHEH...
UM LINDO FD TARDE PRÁ VOCÊ!
ESTOU TENTANDO "ARRANJAR A CASA".
BJ
GRAÇA

Graça Tristão disse...

AMIGA TÁ QUE TÁ NAS POSTAGENS...ARRSANDO...E ESSE ALFABETO MUITO BOM MENINA! PARABÉNS!!!
PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO...
BJCAS
GRAÇA

Adorável UVINHA disse...

Graça, adoro receber sua visita, me sinto importante...
Seu blog como sempre impecável, lendo eu voltei ao tempo e recordei meus cadernos..rsrs, sempre devidamentes encapados, com desenhos na primeira páginas com o lindo colorido e o nome da matéria e o da prof.rsrs
Bons tempos....quanto ao meu blog, pra mim é uma grande diversão, tudo que recebo por e-mail logo quero dividir com os amigos.
bjs e volte mais vezes.

AFRICA EM POESIA disse...

Graça
obrigada pela visita
tomo um café e vou tentar entrar no Blog do Adolfo.

Um beijinho

Esta é a maneira poética de eu ver o grão do café...
Meu amigo...
Meu aliado
Com quem sempre vivi...
e era lindo sentir o doce do bago e brincar na sua palha...




MOINHO DE CAFÉ


Café...
Castanho...
Redondinho...
Colocado no moinho...
Moinho que mói...
Que o envolve...
E o transforma...
E tu...
Ficas mais leve...
Mais fino...
Mais puro...
E mais macio...
E é aí que...
Sentes o poder...
De te transformares...
Para nos poderes deliciar!...

LILI LARANJO

Graça Lacerda disse...

Maravilhoso, Lili,
e gracias por me retornar, pois assim eu sei que viu meu recadinho e dica para vc, com relação ao blog do Adolfo.
Bj.

Graça Tristão disse...

BOA TARDE AMIGA!
UMA LINDA SEMANA PRÁ VOCÊ...AGRADEÇO SUA VISITA!
PAZ E LUZ DE DEUS EM SEU CORAÇÃO...
BJCAS
GRAÇA

~*Rebeca*~ disse...

Graça,

Que prazer poder dividir contigo essa alegria da Blogagem coletiva, menina linda. Lógico que pode participar, todos podem participar, só basta ter amor no coração.

Aviso:

1- Você se inscreve na postagem do blog dizendo que quer participar da promoção.
2- No dia 24 de novembro de 2009 todos os inscritos deverão postar no seu próprio blog o selo da postagem e o tema: "Um conto de amor com cheiro de Néctar da Flor"
3- O tema é sobre o amor e pode ser qualquer texto que seja relacionado.
4- Vai ter uma enquete no Néctar da Flor com os blogs inscritos e todos poderão votar no texto que achar melhor. Os 10 primeiros colocados receberão 1 layout personalizado ou um scrapbooking digital.
5 - Se já tiver na lista da Blogagem desejo que meus beijos jogados no ar peguem em todos vocês.



Que a emoção do amor conduza a inspiração de vocês!

-

Vinicius disse...

Graça,

- Perdoa-me a ignorância, não conhecia tal projeto, mas deterei meus passos e olhares
e irei conhecê-lo melhor, e com uma opinião
mas sólida irei comentar a respeito. Abraço.

Graça Lacerda disse...

Uva,
muito grata pela visita...
Já passeei pelo seu cantinho tb.
Um beijo.

Rebeca e Jota C:

Estou me preparandp para a blogagem e que vençam não os melhopres mas aqueles que merecerem...
Abraços!!!

Vinícius:
Veja sim meu Projeto, amigo!
Vou ficar satisfeita com a sua opinião.
Abraços.

Débora Camargos disse...

Graça e Paz para ti, amiga!
Me perdoe pela demora de ler o post do neo!
Estou assoberbada nesses dias de final de ano letivo. Sabes como é, né?!?!
Pelo que observei, não só ele como também várias pessoas( inclusive eu), encantaram com seu projeto.
E não é para menos!
É ótimo!
"A palavra não é apenas um conjunto de sons emitidos pelas cordas vocais, é vibração espiritual, é um tipo de onda do pensamento. Você deve conhecer o poder da palavra, mesmo proferida em tom de brincadeira, captada pelos seus ouvidos será gravada no seu subconsciente e terá o poder de CONCRETIZAR o conteúdo
dela em seu corpo e ao seu redor.
No início, ela pode ter uma pequena força, mas captando as palavras repetidas vezes pelo ouvido humano, ela transformar-se-á numa grande força, e os fatos acontecerão conforme o sentido que elas tiverem.
As palavras que entram pelo nosso ouvido tornam-se sugestões HIPNOTICAS e governam nossos atos sem participação do nosso consciente.
As palavras são sementes, por isso mentalize boas palavras e dirija-as ao seu próximo e você verá melhorar o seu destino".(ZGODNA)

"A Força Da Palavra Pode Determinar A Felicidade De Um Povo". (Welinton dos Santos)

Estou aplicando esse projeto na minha vida pessoal.

Um grande abraço, minha amiga!

Que DEUS continue te iluminando!

Graça Lacerda disse...

Débora, meu amor:

grata por tudo..........
Obrigada por citar Zgodna, uma vez que se trata de um defensor desse assunto; vou ler mais sobre ele...

Supervisora, como seus professores devem estar orgulhosos de você...
E estou certa de que o nosso Criador deve estar supersatisfeito com essa sua filha maravilhosa...
Um superbeijo, querida!!