domingo, 31 de julho de 2011

Projeto Blogueiro Profissional Amigo entra em Ação!






(www.etsy.com/greenpineforest/raceytay)
Minha amiga Elaine, do blog A Fênix que renasce é uma poetisa excelente, mas estuda para aprimorar ainda mais os seus versos. Elaine é uma estudiosa, e me pediu em comentário essa ajuda, o que faço com o maior amor a essa menina que conheço há tempos, fugiu um pouco, mas está retornando. Ela sabe o quanto a amo! E a convido, então,  para um passeio comigo, na bela estrada da VERSIFICAÇÃO!
Eis aqui as dúvidas da Elaine: 
"Graça, muito obrigada pelo carinho, muito obrigada mesmo. De verdade, de coração. Eu sumi e estou sentindo que algumas pessoas se afastaram... É a vida... surgem outras coisas, outras pessoas, amizades etc. 

Mas, apesar de tudo, do meu sumiço e silêncio, você ainda me trata de forma tão carinhosa e especial... E isso não tem preço.

Sobre versificação, eu realmente estou cheia de dúvidas! (risos) Graça do Céu, como é difícil achar um bom livro de métrica na Internet! Achei uns bem antigos e que não abordavam tanto a questão do ritmo (que era o meu interesse principal). Aí achei o de Glauco Mattoso (SENSACIONAL!!). Na Net, está como "O Sexo do Verso", nas livrarias, está como "Tratado de Versificação" se não me engano.

No entanto, fiquei com dúvidas, sim. À medida que vamos fazendo os versos, surgem situações específicas... e estou insegura a respeito da sinalefa, da junção das terminações vocálicas entre as palavras. Vou dar uma olhada no meu caderno e depois volto para falar a respeito. Só uma pergunta: isso não vai atrapalhá-la em nada? Porque sei que tempo é um recurso escasso...

De qualquer forma, eu lhe agradeço muito por tudo!

Beijos!
31 de julho de 2011 08:44

Blogger Elaine Regina disse...
Ói eu aqui de novo! :)

Graça, eu vou ser concisa nas dúvidas para não tomar tanto o seu tempo, viu? Bem, se houver algum e-mail seu para o qual eu posso mandar algumas questões (simples e curtas também), eu ficaria muito contente.

Bem, vamos lá:
A sinalefa ocorre sempre com átona + átona (eu me refiro às vogais no final e início dos vocábulos).

Pelo que entendi:

átona + átona (ocorre sempre)

átona + tônica (ocorre sempre)

tônica + tônica (nunca - mas o poeta, dependendo da situação, pode unir duas tônicas... Camões chegou a fazer isso, e o mesmo tipo de licença se aplica às primeiras duas situações acima expostas, nas quais o poeta para manter o metro pode optar pela dialefa)

Aí vem a minha dúvida:
A junção tônica + átona ocorre em que situações afinal?!


Porque eu vi separado:

É- u-ma
Já -u-ma (Luis Delfino = LD)
Tu -u-ma (LD)
Há -u-ma (LD)
É - um (LD)

Junto:

es-TÁ U-ma (Camões)
É U-ma ho-ra -fe-liz... (Vicente de Carvalho)
DÁ U-ma- ri-sa-da

Outros exemplos...

Junto:
É A -coisa mais linda
Seis sílabas - É O - dado

Separado:

On-de -mor-RI, -E-xis-to
VI- O remorso distante
Porque sozinho vou a-tÉ- I-có
Pre-VI -EM -tor-no...


Então, minha primeira dúvida é essa: quando um vocábulo termina em vogal TÔNICA e o próximo inicia com ÁTONA quando eu mantenho os dois na mesma sílaba métrica? O mesmo em relação aos vocábulos terminados em ditongos... os poetas me deixaram tonta...


Ditongo

Separado

cai - ao vento...
vai-imaginárias
mão-entre os negros
para o céu - e não vê nada
impõe- o seu domínio
passou.- A carne nova...
Botei- a turma toda...
teu-amor...

Junto

Ser tua fê - MEA, ES- tar sempre...
Ter da volú-PIA UM -caudaloso rio
inteligên- CIA AR - guta
demô -NIO A- legre
falá -CIA ES - perta
pá -TRIA A -mada

Minha segunda dúvida é essa, Graça: quando o vocábulo é terminado em ditongo quando eu devo fazer sinalefa? Quais são os critérios?

Se você me tirar essas duas dúvidas, serei muito grata, muito mesmo. Graça, se tiver apostilas digitais, bons autores/livros para me indicar, eu vou ficar tão feliz! Help me!

Ai, obrigada! E desculpe-me pelo abuso.

Beijos!
31 de julho de 2011 11:06

Blogger Elaine Regina disse...
Ô, Graça, eu juro que pesquisei exaustivamente sobre tudo isso na Internet (porque, por enquanto, não tenho condições de comprar livros...), mas não achei quase nada a respeito dessas minhas dúvidas. Pelo menos nada claro e didático, só uma verdadeira "salada de frutas" confusa... O melhor livro que achei foi o do Glauco Mattoso mesmo. Mas é impossível que apenas uma fonte tire todas as minhas possíveis dúvidas. É um livro bastante completo mas não abarca tudo e nem poderia.


Não queria ser chata, mas já sendo... Gostaria de achar um livro explicando os "moldes" de poesias metrificadas. Queria saber quais os formatos de poemas que posso usar, considerando-se a métrica. Já uso o soneto e a sextilha (esta última, segundo Mattoso, não tem número fixo de sílabas, só de versos)... mas sei que há muitos outros formatos que apresentam características bem específicas, como a ode, a elegia etc. Pesquisei na Net e achei tudo muito vago. Queria um livro que me explicasse direito: "esse formato tem tantas estrofes, com x número de versos cada uma, e cada verso deve ter x sílabas métricas... os temas tratados nesse molde geralmente são..."

Existe algo assim por aí?

Beijos e, mais uma vez, OBRIGADA!
Graça, obrigada mesmo.

Prometo que não vou ficar sempre no seu pé para tirar dúvidas, não. Eu estou acostumada a correr atrás das coisas com meus próprios esforços. Na minha vida, nunca tive nada de mão beijada. Nada.

Em relação a tudo que mencionei nesses comentários, já pesquisei muito. Tenho em formato digital: "A Arte de fazer versos" (Duque Estrada... verdadeiro achado...)", "Tratado de versificação" (Olavo Bilac), "Versos, sons e ritmos" (Norma Goldstein), "O sexo do verso" (Glauco Mattoso). Isso sem mencionar os inúmeros sites que já acessei...

Tenho me esforçado verdadeiramente para estudar. Não tenha dúvidas disso. A poesia é a minha vida. Vai estar ajudando uma pessoa que tem um interesse sólido e sincero...

Beijos!"
31 de julho de 2011 11:27

(www.etsy.com/thewhiteness/ancagrey)
Minhas respostas iniciais para você, Elaine:
Entrando em ação o
BLOGUEIRO PROFISSIONAL AMIGO
rsrs
Calma, menina! Vamos devagar, que você vai aprender muito mais rápido!
Deixe aqui seu e-mail, para eu poder te enviar as primeiras respostas.
Vale adiantar que o verso em nosso idioma é de ritmo 'intensivo', diferente do ritmo 'quantitativo' das línguas clássicas, tais como o grego e o latim. Nossa língua possui ritmo grave, e todas essas licenças poéticas são, a princípio,  por recurso de estilística métrica, questão de 'eufonia', isto é, quando der pra você pronunciar com cadência, sem sofrimento, e ainda para ajustes na contagem das sílabas. Isso, eu sei que você já sabe. Um dos segredos é você pronunciar, e tônica + átona é questão de eufonia e de contagem das sílabas, só isso! O poeta é que decide, na hora de compor os versos.Veja:
On-de-mor-RI,-E-xis-to
(as sílabas -RI e -E não podem vir juntas apenas por questão de eufonia..procure pronunciá-las junto, não consegue) e assim, os exemplos que você colocou.
Agora, pronuncie:
É- A -coi-sa- mais - lin-da
A sílaba '-É' quase que desaparece! você pode pronunciar junto com a outra: '-A', dando cadência e ritmo ao verso, que vai possuir então 5 (cinco) sílabas métricas. 
Porém...
Porém...
Se os versos restantes da estrofe contivessem 6 (seis) sílabas métricas, aí, sim, você contaria as sílabas -É e -A separadamente, para contar seis sílabas métricas. Daí as chamadas licenças poéticas...
Não se afobe tanto, viu? Vale muito a espontaneidade, a hora em que o poema é criado! 
Vou enviar mais detalhes, com exemplos fáceis. Aguarde. Deixe então seu e-mail, ou veja o meu, na sidebar desse blog.
Beijos grandes!!
*Claro que o que estou dizendo aqui é para efeito didático e de fácil entendimento, sem complicações com os termos difíceis que esse assunto traz. Isso é para outro momento.


15 comentários:

Leonel disse...

Legal você estar ajudando outra poetisa...
Mas, para mim, é meio como ler em grego...
Acho que vão sair versos muito bonitos...
Abraços!

☆Lu Cavichioli disse...

Graça, essa blogada vale a pena comentar, mesmo eu tendo virado a esquina, não pude esvitar. rs

VC é um ser intelectual e me parece esta moça também, a Elaine!
Posto que tem pesquisado sobre esses assuntos de métrica e afins.

Essa praia sinceramente nunca pisei. Eu faço poemas, mas nunca me preocupei com algo assim tão acadêmico. Mas tudo está pra lá de bom, miga.
APRENDENDO SEMPRE, A CADA DIA!

Sinceramente? Está de aplaudir, de pé, tua participação no Blogueiro Profissional.
O macaco vai gostar, e nós mais ainda.

meu afeto sempre, lá de longe(mas perto).
bacio cara mia.

Graça Lacerda disse...

Oi, Leonel!
Que prazer suas palavras me causam! obrigada! você viu? a menina é fera, e foi uma grande alegria ajudá-la!
Creio que vem mais por aí...rs
Um abraço, meu amigo.
Grata pela presença!

Elaine Regina disse...

Hahahahahahahahahahahaha!

Hahahahahahahahahahahaah! NÃO ACREDITO! Meu Jesus!! (muitos risos) Por essa, eu não esperava, Graça. Poxa, estou sem palavras... MUITO, MUITO OBRIGADA. Desculpe-me por incomodá-la e fazê-la gastar um post comigo! Hahahahaha

Olha, aqui já é tarde, ainda não li as suas respostas. Farei isso amanhã (segunda). E, mais uma vez, obrigada!!

Beijão no coração que é enorme!

P.S. Que susto você me deu! Quando vi meu nome no post, não acreditei! rs

Elaine Regina disse...

Já estou começando a ficar famosa... muitos risos...

Graça Lacerda disse...

Oi, Lu!
Não sei se tive um sonho...mas acho que fiquei procurando por ti ali na esquina, amiga!rs
Fui a outra, e mais outra, e nada. Pensei: onde estará ela, meu Deus?
Mas acho que foi somente um sonho...
Aqui está você, com esse comentário gostoso, regado de compreensão e afeto, com a elegância de sempre, que é sua marca registrada!!!
Muito grata, minha amiga.
A Elaine possui também outros dons que você precisa conhecer...é ferinha!!
Um beijo, e não dobre a esquina...por favor!rs

Elaine Regina disse...

Ah, sim, meu e-mail!

afenixquerenasce@gmail.com

Elaine Regina disse...

Obrigada, Graça! Acabei lendo o post logo... rs. Bem, se quiser me encher de material sobre o assunto, pode soterrar a caixa de entrada do e-mail que lhe dei. Fique inteiramente à vontade!!

E, mais uma vez, muito obrigada. De coração, viu?

Graça Lacerda disse...

Elaine, você viu COMO VOCÊ JÁ ESTÁ FAMOSA, menina???rsrs
E isso é somente o começo!
Aguarde, que aqui temos pessoas feras também e vou colocá-las em contato contigo...
Leia minhas respostas e passe-me as dúvidas que ficaram...
Nós, do PBPA estamos de plantão para qualquer eventualidade!!!
Um beijo,

*Pensei que você fosse ficar furiosa, ao ver seus coments num post...mas resolvi arriscar sem pedir licença mesmo, e pronto. Taí o estrago...rsrs

R. R. Barcellos disse...

Licença, sôra... Elaine, prestenção:

- Sou forMAdo nesse asSUNto,
- Nesse asSUNto sou forMAdo:
- "SepaRAdo" é tudo JUNto,
- "Tudo JUNto" é sepaRAdo.

Métrica é RITMO. Marque o ritmo com o pé, enquanto declama em voz alta. Se não "quebrar o pé", a métrica está certa (a Graça chama isso de "eufonia"). Note que no segundo verso, você pode encaixar um "eu", sem quebrar o pé do verso:
"- Nesse asSUNto eu sou forMAdo."
Não dá pra fazer isso no primeiro. Não sei os nomes desses recursos - pergunte à Graça. E feche a janela antes que o vizinho estranhe.
Bons versejamentos, E, Graça, desculpe a falta de cerimônia... abraços.

Graça Lacerda disse...

kkkkkkkkkkkkkk
Rodolfo, essa sua falta de cerimônia nos Botones foi tudo!
E por favor, não me falte com a falta de cerimônia nunca, combinado, poeta??rsrs
É uma ordem, igualzinha àquela outra, não esqueça!!!
Pode deixar, que a nossa Elainezinha vai ter o cuidado de fechar a janela antes, sim...rs

Nesse asSUNto sou forMAdo
Nesse asSUNto (eu) sou forMAdo

-Entendeu, Laine??rs

Não??

ritmo...bata o pezinho, menina!!!

Grata, Barcellos! que presença adorável é a sua, meu amigo!
Abraços perolados aqui tb tem de monte, viu?!!!

Xipan Zéca disse...

Aí!! que é a sementinha quêu prântei...

Graça, Muito me agrada o uso dessa prataforma "trampolim" que minha idéia a qual já fazia moradia drênto docêis frôríu e acabou por dar esses lindos fruitos... rss!

-Se cadaquá desse um pôco di si, tudo se arrezôrvia cum mai falcilidêis!!

Bicervação:- Vê se EU aprendi Métrica-Mêlimétrica com a Graça e o Barcellos...?

"Má-mãe, Eu vi Um Bixô!
Um Bixô de um zóio só!!
Meu Fio, isso num é um bixô..
É o "fio fó" de sua Vó!"


Deusssssssssssssskiajude
Beijo
Tatto

Graça Lacerda disse...

XipanTatto!!!

Ocê viu, macaco? sua ideia nasceu, cresceu, froresceu e já está a ganhar o mundo!rsrs

Claro que vc aprendeu direitim as lição minha e do Barcello, ômi!

kkkkkkkk
Tadim do menino...rsrs...que susto o coitado não deve ter levado...afff

Brigada por ter vindo, meu amigo, muito me alegrou sua presença/comentário!

Abraços perolados procê tomém!

Elaine Regina disse...

Graça, já vi que seus amigos são uma graça!! (hahahahahahaha... ai, que piadinha fraca essa... rs)

Agradeço muito a você e aos seus amigos (à Lu por ter ido me conhecer e ao Barcellos por ter deixado esse comentário aqui). Entendi as suas palavras e as dele também. Aprendi muita coisa nos últimos meses, conheço os padrões de ritmo dos versos metrificados, os pés rítmicos também (cada um com um nome mais maluco que o outro!!!) etc. Minhas dúvidas são mais relacionadas a essas situações que comentei mesmo.

Até achei o Decálogo de Metrificação para trovadores (http://singrandohorizontes.wordpress.com/2010/11/06/luiz-otavio-decalogo-de-metrificacao-para-trovadores/). Creio que você deve conhecer. Essas regras se aplicam a outros formatos? O decálogo esclarece algumas coisas a respeito dos ditongos, por exemplo.

Aproveitando, Graça... Diga-me uma coisa: a sinérese e a sinalefa só podem unir no máximo três vogais ou quatro?! Vi uns autores dizendo que é no máximo três, outros disseram que é possível quatro...

Bju!

Elaine Regina disse...

Ah, sobre o post... De fato, tomei um susto ao ver meus comentários expostos. Mas não fiquei chateada nem furiosa, não. Porque sei que fez isso com a melhor das intenções, somente para me ajudar mesmo. E é isso que importa.

Beijocas!