Amados,
Para esta décima postagem da série Bibliotecas, escolhi um dos mais belos textos que já vi, escrito por quem entende do riscado... e do bordado !!!
Fiquei apaixonada por ele.
A autora? Minha querida amiga Si , do blog De Si Para Si, da cidade do Porto, Portugal. Imaginem que a Si queria colocar "pontos finais" em suas lindas linhas coloridas e brilhantes...tsc, tsc...então, fui lá em Portugal navegando numa Barca de Flores*, pedir gentilmente a ela que não fizesse isso, Si, que as laçadas do é, as perninhas do á e os rabinhos do quê são muito importantes para nós, para que teçamos juntas histórias encantadoras como essa que ela escreveu!
"...às vezes distraio-me de mim e, sem querer, vou."!
E assim, de laçada em laçada, ela vai tecendo suas linhas...
Para seu prazer e deleite, esse momento de gostosa leitura:
O Bibliotecário de Sonhos
"Naquela casa imponente vivia um homem só.
Na tabuleta suspensa no portão do fim da cerca, dizia 'Proibida a Entrada'.
Mesmo assim, entrei.
Avancei pelo caminho calcetado de musgo, a afundar os pés. Por momentos fui raíz trepadora da vereda acima, um passo e outro a querer pertencer ali; pela sedução, pelo mistério das coisas que não sabia.
Deixei pendente um suspiro ao chegar ao colosso de lenho vivo transformado em porta. Rangendo, cedeu-me a vontade de prosseguir na descoberta e ele nem deu por mim.
Estava sentado numa cadeira de fumo e movia-se, cadeira e tudo, com a destreza que só os Etéreos possuem: de um lado para o outro, acima, abaixo e mais além; carregado sem esforço, de volumes de caixas decoradas com símbolos secretos.
Deslocava-as com um girar do indicador, apontando em várias direcções da vasta sala, pequena afinal para a imensidade da função: ali se guardavam, metodicamente, todos os sonhos da raça humana; os de grandeza, os puros, os pecaminosos, infantis, coloridos, a preto e branco. Até os cor-de-rosa, os de voar e de cair, todos catalogados, seriados e identificados, prontos a usar; bastaria um girar de indicador.
Deslumbrei-me.
Quis levar os melhores comigo, escolhê-los a dedo para sonhar bem toda a vida; quis povoar-me de noites evadidas de destinos já urdidos, sonhar alto e alcançar os nunca sonhados.
Quando dei por mim, sonhava.
O bibliotecário de sonhos catalogou-me, seriou-me, identificou-me e guardou-me numa caixa decorada com símbolos secretos.
Na tabuleta suspensa no portão do fim da cerca, dizia 'Proibida a Saída'."
E para fundo musical, 'Dreamcatcher' dos Secret Garden...!!!
Precisamos mais?????????
Parabéns, Si, tua história muito me comoveu, e espero que meus amigos tenham apreciado também!!
19 comentários:
Bom dia, Graça
Uma postagem maravilhosa composta pela sensibilidade da Si e pelo gosto apurado da Graça, unidos para deleite dos leitores e amigos do "Botões". Maravilhoso!
Parabéns às duas.
bjs.
- É verdade... quando dou por terminado um conto, uma crônica, um poema, eu não me reconheço mais. A sensação é de que o texto me escreveu, ou pelo menos me revisou. E eu renasço numa edição ampliada e atualizada de mim mesmo.
- Lindo miniconto da Si. Parabéns às duas. E abraços.
Que preciosidade de postagem, Graça. Parabéns a Si!! Belo texto. Um lindo dia, boa semana, beijos :)
Nossa que lindo!!
Saudades daqui! Faz tempo que não te visito... Correria total!
Tudo bem por aí??
bj
é lindona! as coisas são assim mesmo.
Cresci né? tudo começou com esta blogagem... veja você!
Não some nao ein!!!
bj
Maravilhosa Si que deve ,sem dúvida , continuar a escrever sempre...Tudo lindo aqui! Um beijo, eu também adoooro hortências.SÕ LINDAS,NÉ? UM BEIJO,TUDO DE BOM,CHICA(VOU VER O BLOG DA si)
Muito inspirador! Agradável aos olhos de todos aqueles que sonham com versos, linhas, estrofes e parágrafos sem fim, como eu!
Um abraço!
O conto é lindo, e a sensibilidade da autora também, mais a graciosa maneira da professora Graça Lacerda em nos oferecer essa oportunidade de ver o que de mais belo existe em termos de literatura.
Um abraço às duas, parabéns e tudo de bom.
Em Teus Recintos
Quero em teus recintos
Minha alma ascender...
Adentrar pelos teus sonhos
Dos amores e prazer...
Em teus braços descansar,
Ou quem sabe até morrer
No silêncio da penumbra
No amor do teu querer
Bjs
Eu concordo com todos, o texto é belíssimo. Mas alguns de nós não o conheceríamos sem a sua aguçada sensibilidade, moça.
Beijos...
Eu demoro mas não deixo de vir, saiba disso.
Olá Graça, vim te conhecer, e amei teu cantinho que é belo e acolhedor! Parabéns pelo blog e pelo belíssimo trabalho desenvolvido aqui por você! Meus aplausos a ti!!! Seguindo-a com imenso prazer... Deixo a ti um abraço e meu carinho... Bjsss
Graça querida, vim te conhecer, pois muito me encantei com sua participação no Blog do nosso querido Antonio...belíssimas suas palavras, completou perfeitamente os versos dele.
Já estou a te seguir, com grande alegria...gostei demais do que encontrei por aqui.
Que seja doce o seu dia...beijos...
Valéria
Olá querida! Vim te agradecer pelo carinho de sua visita e lhe deixar um abraço e meu carinho... Bjsss
Olá, Graça.
Encantei-me por você ao ler seu artigo no Blog do amigo Antonio.
Chegando aqui, encantei-me, novamente, com esse belíssimo conto.
Resolvi ficar.
Beijinhos
Professora Graça, eu venho agradecer tua participação no Vozes, e dizer que fico muito honrado e agradecido.
Deixo um afetuoso abraço, bjs em teu coração.
Amigos!!!
Todos estão convocados seriamente a nunca mais sair daqui e principalmente do coração!!!
Amo vocês!!!
Sabe, Graça, que às vezes eu me surpreendo com a amabilidade das pessoas que mal conhecemos, enquanto que algumas de longo tempo não nos acaricia assim com palavras tão meigas?
O prazer foi meu de entrar no seu espaço e começar a conhecer um pouquinho mais de você. Com toda a certeza e, se Deus quiser, aqui estarei sempre.Ainda mais sabendo dessa ponte que é o nosso querido poeta Antonio, que já o admiro tanto.
Beijos, querida.
Graça, foi um prazer tê-la recebido numa das minhas casas virtuais: Eira do Sol, e com muita alegria que a acolhi como Seguidora. Foi um privilégio! Os seus seguidores sao imensos, comparados com os meus humildes 15. Mas com certeza que você também já teve quinze, nao é? Sinto-me feliz pelo projecto e participacao. No entanto, estou de mudanca. No lugar de ter várias casas, "comprei" casa virtual com quartos para quase todos os blogs onde participo. Assim, passe e prove Mistura à Portuguesa: http://anafilipaoliveira.blogs.sapo.pt/. Até lá! (Vou seguindo o seu blog através de Feeds. Nao vou perder o seu rasto, nao.)
Amiga, vim novamente te agradecer pela visita, e te dizer que pra mim tu és um anjo que Deus enviou à terra pra trazer alegria e Luz aos humanos! Você já mora em meu coração... A ti meu carinho, viu?
Postar um comentário